Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/12/2017 às 17h14min - Atualizada em 26/12/2017 às 17h14min

Bioquímicas contam trajetória de 30 anos de sucesso de laboratório

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa na capa da publicação lançada pela Alta Books / Foto: Divulgação

 

Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa são duas mulheres sonhadoras e batalhadoras. Se uniram há 30 anos em torno de um objetivo: empreender na área de medicina diagnóstica e mais que isso, fazer do seu negócio uma referência no País.

As empresárias e bioquímicas contam a história do Laboratório Sabin em “Empreendendo Sonhos” (Alta Books, 236 páginas, R$ 59) com pesquisa, reportagem e redação de Cristina Nabuco.

Natural de Inhapim (MG) Sandra conheceu Janete, que nasceu em Anápolis (GO) quando trabalharam juntas no Laboratório Planalto em Brasília (DF). E foi na capital onde a história do Sabin começou. Hoje são filiais em dez Estados brasileiros – em Uberlândia o grupo adquiriu o Ipac em 2015 em um processo de expansão no qual foi investido mais de R$ 200 milhões em dois anos. Para elas, segundo descrito no livro, rês áreas são fundamentais para o sucesso ou insucesso de qualquer empresa: marketing, financeiro e tecnologia da informação, segmentos nos quais investiram não só em capital financeiro mas também no capital intelectual.

Mais do que descrever a trajetória dessas três décadas elas trazem um panorama dos bastidores do negócio. Tiveram que lidar com a desconfiança dos laboratórios com mais tempo de mercado e ainda com o machismo. Elas relatam que passaram por situações de concorrência desleal pelos simples fato de serem mulheres. Hoje, se orgulham de ter fundado uma “empresa de alma feminina”. O grupo tem uma longa lista de premiações nas áreas técnicas e de recursos humanos. Entre seus funcionários a maioria está na casa dos 30 anos. “Eles integram a chamada geração Y, descrita como impaciente, hedonista e menos apegada à hierarquia, mas também curiosa, ousada e capaz de realizar váias tarefas ao mesmo tempo”, diz um trecho do livro.

 

JORNADA DUPLA

Enquanto construíram esse império as duas não deixaram de dedicar tempo à vida pessoal. Criaram filhos e netos e hoje têm famílias-irmãs. A história de Janete e Sandra é permeada por conquistas oriundas de trabalho, estudo e dedicação e serve de exemplo para futuros ou futuras empreendedoras de qualquer negócio.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90