Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/12/2017 às 05h57min - Atualizada em 02/12/2017 às 05h57min

Emcantar realiza a 10ª Alvorada Cultural

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Emcantar apresenta “Os Saltimbancos” no Alvorada Cultural 2017 / Foto: Roberto Chacur/Divulgação

 

Se temos motivos para ficarmos desapontados com o cenário político, social e cultural do Brasil é preciso também voltar os olhos para iniciativas que vislumbram um futuro melhor. É o caso do projeto Alvorada Cultural, que chega, no sábado (2) à sua 10ª edição em cinco anos. A iniciativa, que reúne cerca de 500 crianças e adolescentes da zona leste de Uberlândia em oficinas artísticas durante todo o ano e no Alvorada eles mostram o que aprenderam.

Mariane Ávila é produtora do evento e também artista integrante da companhia cultural Emcantar, que apresenta o espetáculo “Os Saltimbancos” no sábado. Para ela, o número dez é emblemático, assim como os 20 anos da companhia cultural mineira comemorados em 2017. “São dados muito fortes para nós. No balanço que fazemos a gente percebe que a expectativa é grande e a possibilidade de dar continuidade à ação tem sua vertente positiva. A comunidade tem participado muito”, disse.

Claro que as crianças e jovens aguardam com ansiedade o momento que mostrarão à comunidade do seu entorno o resultado de tudo que aprenderam. Porém, o ganho maior se dá dentro de casa e no meio em que esses jovens convivem. “Levamos atividades culturais e sociais para uma região carente de bens culturais e o público aumenta a cada ano. O que eles aprendem se multiplicam, é o propósito do projeto Transforma, no qual estão inseridos”, disse Mariane.

A produtora afirma ouvir relatos de crianças e familiares sobre como os participantes se aprimoram artisticamente e como ampliaram suas características pessoais, habilidade da fala, de comunicação e do trabalho em equipe. “Há uma riqueza muito grande dentro do processo que vai realizando semanalmente. Surgem pequenos cidadãos conscientes da coletividade, da necessidade de reinventar e exercer sua infância e sua juventude de forma livre”, explicou.

Mariane explica que o Alvorada Cultural já trouxe para Uberlândia espetáculos de companhias de outros Estados para mostrar diferentes formas de se fazer arte e ao mesmo tempo trabalha junto com ONGs da zona Leste da cidade como parceiras. “Trabalhamos coma metodologia escutatória, na qual as crianças e jovens são colocados em evidência, como protagonistas da própria história e aprendem lições que vão da arte ao empreendedorismo.”

Serão apresentados os projetos sociais de arte e educação Transforma (Artes Cênicas, Dedo de Verso e CineOLHAR), que aconteceram ao longo do ano no Programa Transforma, além de apresentação de Chorinho de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, e do sucesso “Os Saltimbancos” do grupo Emcantar. Sobre o grupo e o espetáculo Mariane afirma sentir um imenso orgulho. “Esse espetáculo já foi apresentado em várias cidades e sempre perguntavam quando chegaria a Uberlândia e este é o momento”, disse.

A 10ª edição do Alvorada Cultural vai contar ainda com intervenções do grupo teatral, Trupe de Truões; praça de alimentação; e tendas com serviços comunitários gratuitos (corte de cabelo, design de sobrancelha e unha, depilação egípcia de buço, massagem, entre outros).

O evento, que tem entrada franca, é realizado pela Roda Cultura Produções com patrocínio do Instituto Algar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

O QUE: 10º Alvorada Cultural

ATRAÇÕES: apresentação dos alunos do Algar Transforma com os projetos “CineOlhar”, Oficinas de Artes Cênicas Ano 3 e Dedo de verso, grupo de Chorinho de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e Emcantar com o espetáculo “Os Saltimbancos”

QUANDO: amanhã (2), a partir das 15h

ONDE: Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais, 4, bairro Alvorada)

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3216-6146


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90