Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/11/2017 às 16h51min - Atualizada em 24/11/2017 às 16h51min

Ator espanhol se apresenta na Escola Livre

DA REDAÇÃO
O ator e diretor espanhol Imanol Telarexipi interpreta o imigrante Niujin no espetáculo / Foto: Divulgação

 

Um homem cercado por mulheres o tempo todo. Niujin encontra-se oprimido e desesperançoso. É cobrado o tempo todo pela ala feminina que o cerca e o leva a fazer palestras sobre “Os malefícios do tabaco” que dá nome ao espetáculo que será apresentado sábado e domingo no Teatro da Escola Livre do Grupontapé com Companhia Sutake Teatro, criada pelo ator espanhol Imanol Telarexipi, radicado em Uberlândia, intérprete do protagonista. Ele participará também de um bate papo na tarde de sábado. As atividades fazem parte do projeto de Manutenção da Escola Livre provado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que contribui para o funcionamento do espaço e a realização de uma série de atividades ao longo do ano, como ensaios abertos, leituras dramáticas, oficinas de férias e espetáculos convidados.

A peça estreou em Barcelona em 2009 e pela terceira vez será apresentada em Uberlândia. As performances anteriores ocorreram em 2014 no festival Ruínas Circulares e no aniversário da Associação de Teatro de Uberlândia (ATU). “Considero Uberlândia uma cidade muito rica no cenário cultural, principalmente na música e nas artes cênicas. A presença do curso de Teatro na Universidade Federal de Uberlândia é algo que muito colabora com isso”, disse o ator que veio para a cidade em 2014 após se casar com uma uberlandense que conheceu em Barcelona.

A peça é uma adaptação do original do dramaturgo e escritor russo Anton Tchekhov. Para interpretar Niujin e esconder um pouco o sotaque ele usa o “portunhol”. “Ele é um imigrante casado e pai de sete filhas. Todas solteiras. A esposa dele também é dona de um internato para moças e ele é uma espécie de faz-tudo da casa, da escola e nunca tem dinheiro. As mulheres o forçam a dar essas palestras sobre malefícios do tabaco e ele aproveita a oportunidade para tentar arrumar maridos para as filhas”, conta o ator e diretor.

Segundo Telarexipi, Niujin traz discursos apaixonados de um homem cheio de frustrações, fala de um tema universal e passa um pouco da sensação que todo mundo tem uma vez ou outra de uma vida perdida.

A peça terá participação especial da atriz e co-fundadora do Grupontapé de Teatro, Katia Lou. No bate-papo Telarexipi contará um pouco dos bastidores da criação da companhia.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Peça “Os malefícios do tabaco”

QUEM: Companhia Sutake Teatro

QUANDO: sábado e domingo, sempre às 19h30

ONDE: Teatro da Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida)

INGRESSO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

CLASSIFICAÇÃO: livre

INFORMAÇÕES: 3231-2412

SÁBADO: às 17h haverá um bate papo com o ator Imanol Tolaretxipi no local


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90