Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/11/2017 às 05h45min - Atualizada em 24/11/2017 às 05h45min

Araceli Chacon abre concurso de piano

15ª edição do evento reúne pianistas de vários estados brasileiros e homenageia o compositor Edino Krieger

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Pianista Araceli Chacon preparou um programa especial para a noite de hoje no Municipal / Foto: Zeca Moraes/Divulgação

 

Começa hoje e segue até domingo a 15ª edição do Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli. A tradicional competição será aberta com uma apresentação da pianista Araceli Chacon no Teatro Municipal de Uberlândia e tem como homenageado o compositor catarinense Edino Krieger.

Segundo Neiva de Freitas, coordenadora da área de Piano do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, que promove a iniciativa, uma das organizadoras do evento, Uberlândia receberá pianistas da região, de cidades como Ituiutaba, Araguari e Montes Claros e também jovens de estados como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. “Ao todo são 67 inscritos que concorrem aos prêmios nas categorias piano solo, música de câmara e piano a quatro mãos”, explicou Neiva.

Natural de Rio Preto (SP) Araceli Chacon tem uma ligação profunda com Uberlândia. “Vim pela primeira vez à cidade quando tinha 10 anos para participar de um concurso de piano no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli”, recorda ela, que já está em Uberlândia e falou ontem com a reportagem da casa de Dona Cora, que dá nome ao concurso e sua tradicional anfitriã.

Atualmente Araceli se divide entre os estudos, que nunca param, recitais e também é professora particular de piano. No ano passado ela esteve em Uberlândia também para o concurso e destacou a obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). “A obra de Bach é a origem da música ocidental por isso ele é um marco para a música clássica”, comenta a pianista.

Porém, para este ano, o programa é mais variado mas a abertura é com uma obra de Bach. “Depois apresento uma peça romântica de Robert Schumann, na sequência uma composição de Camargo Guarnieri por conta da história dele com o curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia e encerro com a peça de compositor espanhol, Isaac Albéniz. Esse último escolhi para homenagear minha origem paterna”, adianta Araceli.

A pianista recorda que até o final da década de 1980 os concursos de piano eram mais comuns no Brasil e a partir da década de 90 foram se tornando mais raros. “Creio que foi algo que aconteceu com a cultura em geral no País que continua a ser impactada por questões econômicas e políticas. Ultimamente, creio que podemos contar nos dedos das mãos iniciativas como esta. Por isso Uberlândia tem todo meu apoio e respeito assim como Ituiutaba, onde também realizam um concurso porém mais voltado para a música brasileira”, comentou Araceli.

A musicista afirma que o fato de o Governo de Minas incentiva a música com os Conservatórios Estaduais é um ponto positivo e faz a diferença no panorama musical geral do País.

 

HOMENAGEADO

A pianista Neiva de Freitas afirma que o Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli tem caráter didático e visa incentivar o estudo da música, em especial do piano e também divulgar a música brasileira erudita. “Fazemos isto escolhendo um compositor brasileiro, de preferência vivo, para ter sua obra tocada durante o concurso. O compositor Edino Krieger, um dos expoentes máximos da música erudita brasileira reconhecido internacionalmente, será o homenageado deste ano, e estará presente no evento”, adiantou.

Krieger tem 89 anos, completa 90 em março do próximo ano e é natural de Brusque (SC). Começou seus estudos com o violino, instruído pelo pai, e aos 14 anos já participava de festivais. Hoje, em um bate-papo na sala 3M do Campus Santa Mônica, ele contará um pouco de sua história em uma palestra.

Araceli Chacon conhece bem a obra de Krueger, apesar de não tê-lo, ainda, conhecido pessoalmente. “Quando participava de concursos ele estava nas bancas de jurados por isso conheço mais da obra do que da pessoa em si. Sobre a música dele posso dizer que é de um lirismo melódico ímpar no cenário da música brasileira. Isso me chama muito a atenção porque no nosso País a tendência maior é a rítmica”, disse a pianista.

 

SERVIÇO

O QUE: 15º Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli

QUANDO: hoje, amanhã e domingo (26)

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (hoje e amanhã) e Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU (domingo)

ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

 

PROGRAMAÇÃO

HOJE

14h Palestra com o compositor Edino Krieger no Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU. Entrada franca.

20h Concerto com Araceli Chacon no Teatro Municipal

 

SÁBADO (25)

8h às 12h e das 14h às 22h Provas de piano solo no Teatro Municipal

 

DOMINGO (26)

8h Início das provas de piano a quatro mãos e música de câmara no Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90