Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2017 às 16h28min - Atualizada em 17/11/2017 às 16h28min

Recital da Catedral Santa Teresinha terá Flávio Arciole e convidados

DA REDAÇÃO
Tenor Flávio Arciole é uma das atrações do Concerto na Catedral de Santa Teresinha / Foto: Norma Sueli Fotografia/Divulgação

 

A série de concertos de Órgão da Catedral de Santa Teresinha terá sequência na segunda-feira (20), a partir das 20h. Nesta edição o tenor Flávio Arciole se apresentará ao lado da soprano Maria Aparecida Garcia, da organista Maria do rosário Braga Pereira e do violinista e também maestro Marcos Petrônio. O concerto é aberto ao público.

Além de cantor Flávio Arciole também é ator e diretor teatral. Há 10 anos está à frente da encenação da Paixão de Cristo que também acontece na Catedral de Santa Teresinha. Em entrevista recente ao jornal Diário do Comércio ele comentou sobre sua paixão pela música sacra e da importância de se respeitar o espaço da igreja com a execução de um repertório digno do espaço.

Uma das organizadoras do recital, a organista Maria do Rosário conduzirá o recital da próxima segunda-feira no tradicional Órgão que se encontra na Catedral desde 1957. Em 2013 passou por um reparo em Rodeios (SC), pelo organeiro Gorge Jann. Inicialmente tinha menos de 100 tubos e atualmente conta com mais de com mil tubos. Uma preciosidade.

O projeto foi idealizado pela pianista Cora Pavan Capparelli, fundadora do Conservatório Estadual de Música que leva seu nome e em 2017 celebra 60 anos. Segundo Maria do Rosário, também em entrevista recente ao Diário, todas as edições deste ano do Concerto são feitas sem incentivo público ou privado e que mesmo assim os organizadores se empenham em promover um concerto de qualidade, elogiado por quem já presenciou. “Seguimos como projeto porque acreditamos em seu potencial”, afirmou ela.

O organista José Luís de Aquino, que se apresentou duas vezes no projeto ao lado do trompetista Flávio Gabriel, afirmou que o Órgão da Santa Teresinha é uma grata surpresa para quem tem a chance de tocá-lo. “Cada timbre dele tem uma personalidade, funciona bem sozinho e em conjunto”, disse o músico.

Para Aquino, projetos como este em Uberlândia são fundamentais para permitirem à população o acesso a um grande patrimônio da humanidade que é a música.

 

SERVIÇO

O QUE: Série Concerto de Órgão da Catedral de Santa Teresinha

QUEM: Flávio Arciole, Maria Aparecida Garcia, Marcos Petrônio e Maria do Rosário Braga Pereira

QUANDO: Segunda-feira (20), às 20h

ONDE: Catedral de Santa Teresinha (Praça Tubal Vilela, s/n, Centro)

ENTRADA FRANCA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90