Continuam nesta semana as atividades que celebram os 60 anos do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. No último domingo, um coquetel no Palácio de Cristal lembrou a data e prestou uma homenagem à fundadora do conservatório, Cora Pavan Capparelli, que fez um belo e humilde discurso sobre como se sente orgulhosa por ver os alunos e ex-alunos da instituição seguirem seus sonhos seja em Uberlândia, em qualquer outra cidade do Brasil ou no exterior.
A noite contou com breve apresentação musical e depois foi animada por DJ, afinal, a ideia era que os professores se divertissem ao máximo. Para o atual diretor do conservatório, Julio César de Almeida, a data é marcada também por melhorias na estrutura física do prédio, que fica na avenida Afonso Pena, em maiores investimentos em tecnologia e com a premissa de levar os alunos do conservatório para mais atividades fora do ambiente de ensino.
“Temos um projeto enviado para Lei de Incentivo à Cultura que se aprovado possibilitará nossa presença em 22 escolas municipais e estaduais dos 11 setores e Uberlândia. Com cerca de cinco mil alunos, somos praticamente uma cidade da música dentro da cidade”, explicou.
Para Almeida, a música desenvolve o intelecto, a sensibilidade e está muito ligada a felicidade. “O que fica da vida são as emoções que vivemos e a música tem a capacidade de marcar a alma das pessoas e nosso dever é multiplicar isso”, disse.
Até sexta-feira é realizada a Mostra Musical do Conservatório com apresentações na escola, estandes montados nos quais os professores contam a história dos instrumentos sobre os quais lecionam. “Somos o conservatório no qual todos os sons são possíveis e é isso que queremos mostrar”, afirmou o diretor.
Nos próximos três dias haverá também programação no teatro Municipal de Uberlândia. Nesta terça (14), às 19h30, o concerto de gala conta com apresentação do grupo vocal Arte in Cena, dirigido por Maria Benigna Morais e orquestra do CEMCPC, regida por Marcos Petrônico que junto com instrumentistas e solistas farão um passeio por óperas que foram sucesso na trilha sonara de filmes como “A Bela e a Fera”, “A noviça rebelde”, “O Fantasma da Ópera”, entre outras.
Na quarta (15), a partir das 19h no Hall tem banda Os Ab'Surdos e no palco, às 19h30, Banda Cora Pavan Capparelli. Às 20h tem apresentação do grupo de flauta doce e às 20h30 o espetáculo “Arca de Noé”.
Na quinta-feira (16), às 19h30 tem apresentação de corais e às 20h concerto da pianista Cristina Capparelli Gerling, filha de dona Cora. “Esta é uma apresentação de nível internacional, que já esteve em palcos de grandes teatros pelo mundo e conta com um repertório com um alto grau de dificuldade”, afirmou Almeida.
Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para cada um dos três dias no Municipal.