Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/11/2017 às 05h54min - Atualizada em 12/11/2017 às 05h54min

A região está na elite do Mineiro

Uberlândia Esporte, URT e Patrocinense preparam elencos para ano especial no futebol estadual

ÉDER SOARES | REPÓRTER

Importantes clubes do Triângulo e Alto Paranaíba preparam-se para um ano especial. Em 2018, completa-se oito anos desde a última vez em que a região contou com três representantes na elite do futebol mineiro - situação nada fácil de acontecer, já que Campeonato Mineiro – Módulo I conta apenas com 12 equipes na primeira divisão.

No ano que vem, Uberlândia, na elite desde 2016, URT de Patos de Minas, desde 2013, e a Patrocinense, que conquistou o acesso neste ano depois de 24 anos fora do Módulo I, movimentarão o futebol profissional regional. Verdão e Trovão Azul ainda terão pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro, no segundo semestre.

A última vez em que três equipes da região estiveram no Campeonato Mineiro foi em 2010. Naquele ano, a competição teve a participação do Uberlândia, Boa Esporte (atualmente de Varginha, no Sul de Minas, mas que naquela época ainda tinha sede na cidade de Ituiutaba), além do Uberaba.

Em 1994, último ano em que a Patrocinense figurou no Módulo I do Mineiro, teve ainda a companhia de mais dois times da região: Uberlândia Esporte e Mamoré, de Patos de Minas.

Para 2018, com o início do Módulo I do Mineiro já em 17 de janeiro, as equipes estão trabalhando a fim de montar seus elencos para a competição, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

Uberlândia Esporte Clube, URT e Patrocinense já divulgaram os nomes de vários jogadores. Nos três casos, as diretorias dos clubes optaram por manter os treinadores de 2017. No Verdão, Paulo Cézar Catanoce fará a sua terceira temporada pelo clube, sendo o segundo ano consecutivo. Mesmo caso de Rodrigo Santana na URT e Rogério Henrique, na Patrocinense.

 

URT

Time patense já tem 10 novos jogadores

Com status de bicampeã do interior, a URT divulgou o nome de dez jogadores até a última quinta-feira (9). Os destaques do time patense ficam por conta das chegadas do experiente goleiro Carlão, vindo do Ypiranga (RS), jogador famoso por ser o sósia do goleiro Taffarel, tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira.

Outra experiente contratação é a do meia Ewerton Maradona, que na última temporada defendeu Caldense (MG) e Tombense. O atacante Bruninho, ex-Flamengo e Sport Recife, foi anunciado na quinta-feira. Da campanha deste ano, permanecem até o momento o zagueiro Victor Salinas e o atacante Felipe Alves.

O diretor de futebol da URT, Juliano Rocha, conta que a expectativa para 2018 é de superar o desempenho deste ano. “A expectativa de fazer uma boa competição é muito grande, uma vez que estamos trabalhando durante o ano na formação da equipe, acompanhando os atletas de nosso interesse desde os estaduais e campeonatos brasileiros. Conseguimos manter a nossa comissão técnica, alguns atletas do Estadual e do Brasileiro. Estamos trabalhando bastante. Já temos 80% do plantel contratado e só estamos aguardando chegar alguns pré-contratos para que possam ser anunciados.”

A apresentação oficial da equipe acontecerá no dia 20 deste mês.

 

UEC

Verdão entra de olho nas finais do estadual

Sexto colocado do mineiro deste ano, o Verdão está investindo em atletas rodados e até com experiência internacional. A meta do clube na próxima temporada é chegar às finais do Estadual e conquistar o acesso para a Série C do Brasileiro.

Das equipes da região, o Uberlândia é aquela que em teoria está mais adiantado em relação aos dois rivais. Até o momento foram anunciados 23 jogadores. Dos atletas que disputaram o Mineiro deste ano permaneceram dez, com destaques para o meia Alê, o zagueiro Mauro Viana, o volante João Paulo e o zagueiro/lateral Rogério.

Foram contratados jogadores renomados do futebol brasileiro, como o goleiro Felipe, ex-Flamengo (RJ) e Corinthians (SP), o zagueiro Ferron, ex-Ponte Preta(SP,) e Criciúma (SC), além do atacante Elias, ex-Botafogo (RJ) e Figueirense (SC). Outros destaques ficam por conta do meia Eliomar vindo do Joinville (SC) e do atacante Thiago Silvy ex-Confiança (SE). Dois meias e um atacante de velocidade ainda serão anunciados nos próximos dias, sendo que destes atletas dois são paraguaios.

Pelo segundo ano como responsável pela montagem do elenco alviverde, o diretor de Futebol, Fabrício Tavares, garante que o Uberlândia está armando uma equipe bastante competitiva. “As negociações vêm sendo intensas desde junho, quando já começamos os contatos com atletas. Procuramos jogadores com as características pretendidas pelo nosso treinador e que se encaixam no perfil do clube”, afirmou.

Tavares falou ainda sobre as pretensões do clube no ano de 2018. “Estamos no caminho certo e entendo que temos tudo para fazer um grande Mineiro, chegando entre os quatro primeiros, que é o nosso grande objetivo. Depois a nossa intensão é manter a base da equipe para o Brasileiro da Série D, no qual vamos lutar pelo acesso para a Série C.”

Os jogadores começam a chegar ao CT Ninho do Periquito no dia 20 deste mês, passam por exames médicos e físicos, e a apresentação oficial acontecerá em um hotel da cidade no dia 27.

 

PATROCÍNIO

Ano marca retorno da Patrocinense à elite mineira

Depois de 24 anos fora da elite do Campeonato Mineiro, a Patrocinense está de volta entre os 12 principais clubes do Estado. O clube de Patrocínio conquistou neste ano o acesso para o Módulo I logo em seu primeiro ano de participação no Módulo II. A diretoria do clube já anunciou o nome de nove atletas. O zagueiro Diego Borges veio da URT, onde foi campeão do interior neste ano e por muito pouco não conquistou o acesso para a Série C.

Para a camisa nove, a diretoria aposta em Marcelo Régis, jogador paranaense e rodado por vários clubes do futebol brasileiro. Em 2015, ele disputou o Módulo II do Mineiro pelo Uberlândia e foi o artilheiro do clube na competição com 12 gols. Outro ex-UEC na Patrocinense é o meia Juninho Arcanjo, jogador revelado pelas categorias de base do Atlético Mineiro.

“Estou muito feliz em voltar a jogar a primeira divisão de Minas Gerais, pois é um campeonato competitivo e que tem sempre grandes jogos. Espero que eu possa ajudar a Patrocinense fazendo aquilo que eu mais sei, que são os gols que o time vai precisar. Vou enfrentar o Uberlândia, que não nego ser um clube e uma torcida que eu tenho profunda admiração, mas dentro de campo tenho que defender a Patrocinense”, disse Marcelo Régis.

A princípio, o elenco da Patrocinense será apresentado e começará os treinamentos no dia 1º de dezembro.

 

ELENCOS

Contratados Patrocinense

Goleiros: Neguete, Cleysson e Maurílio

Lateral: Magal

Zagueiro: Diego Borges

Volante: Leomir ex-Sport e América RN 

Meia: Juninho Arcanjo

Atacantes: Marcelo Régis e Ademir

 

Contratados URT

Goleiro: Carlão

Zagueiro: Victor Salinas

Laterais: Carlinhos e Dudu Paraíba

Volantes: Jô e Diogo Orlando

Meia: Ewerton Maradona

Atacantes: Felipe Alves, Mateus Paraná e Bruninho

 

Contratados Uberlândia

Goleiros: Felipe, Roni Turola, Clebão e Vinícius.

Laterais: Cesinha, Wanderson Lima e Rafael Estevam.

Zagueiros: Mauro Viana, Bruno Costa, Ferron e Rogério.

Volantes: João Paulo, Danilo Pereira, Leandro Santos e Silvano.

Meias: Marco Goiano, Alê e Eliomar.

Atacantes: Deivison, Thiago Silvy, Danillo Bala, Elias e Tony

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90