Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/11/2017 às 17h37min - Atualizada em 01/11/2017 às 17h37min

Mostra fotográfica aproxima duas perspectivas da arquitetura

'Do Caos ao LAMA' marca retorno de Leonardo Finotti a Uberlândia

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Após dez anos, Leonardo Finotti volta a Uberlândia com a exposição “Do Caos ao LAMA” / Foto: Divulgação

 

Está aberta na Oficina Cultural a exposição fotográfica “Do Caos ao LAMA”, do mineiro Leonardo Finotti. Embebidos na arquitetura, a mostra é uma série de dois trabalhos já apresentados individualmente em grandes capitais brasileiras e no exterior e, que pela primeira vez são expostas em conjunto. O artista, graduado em arquitetura e fotografia, hoje dedica-se à carreira de fotógrafo e procura sempre trabalhar em suas obras aspectos que remetem à arquitetura, como na atual mostra que reúne dez produções fotográficas do “Caos” e oito da “LAMA”, abertas até 24 de novembro.

“Caos”, é resultado da série de fotos “Pelada” produzida por Finotti, na qual retrata campos de futebol de várias periferias de São Paulo. Já “LAMA” é fruto de um trabalho realizado pelo artista em 2015, da série "Art towards Architecture" (Arte em direção à arquitetura), produção colaborativa com o artista suíço Mayo Bucher. O nome “LAMA” provém sigla de Latin American Modern Architecture (Arquitetura Moderna Latina Americana). “Está série faz alusão ao estado degradado de muitos edifícios modernos no centro de São Paulo e da América Latina”, explica o fotógrafo.

Finotti afirma que a partir da tradição clássica da fotografia busca organizar a arquitetura informal das cidades com a junção das produções. “É como se meu olhar tirasse esse aspecto caótico ”, explica. O artista, que reside em São Paulo, após dez anos volta a contemplar Uberlândia com suas exposições. O fotógrafo já trouxe duas mostras à cidade e agora faz a terceira exibição de mais um trabalho, que veio a partir de um convite do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Arte (NUPPE), em comemoração aos seus dez anos.

O fotógrafo esteve na inauguração da exposição e afirma que o retorno do trabalho tem sido positivo. “O reconhecimento sempre foi muito natural e fico feliz, porque minha preocupação é o comprometimento e qualidade do trabalho”, explica Finotti, que no dia 8 de novembro traz a exposição “Da LAMA ao Caos”, uma adaptação à mostra em exibição, que será aberta no Museu Universitário de Arte (MUnA).

 

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição fotográfica “Do Caos ao LAMA”

QUEM: Leonardo Finotti

ONDE: Oficina Cultural (Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro)

QUANDO: até 24 de novembro de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h às 18h

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3214-9889


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90