Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/10/2017 às 18h03min - Atualizada em 31/10/2017 às 18h03min

Paratletas de Uberlândia são destaques em torneio

Equipes de halterofilismo e atletismo são campeãs e batem recordes

ÉDER SOARES | REPÓRTER
Equipe de atletismo uberlandense conquistou oito medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze / Foto: Divulgação

 

Foi realizada no último fim de semana, em São Paulo, a última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Paralímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A equipe de halterofilismo do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia, em parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer Futebol (CDDU/Futel) sagrou-se bicampeã na competição.

Uberlândia foi representada por 83 competidores, auxiliares e técnicos nas três modalidades disputadas. No geral, as equipes em parcerias com a Futel - Aparu, Apuv, CDDU e Virtus - conquistaram 50 medalhas, além de baterem dois recordes brasileiros juniores. 

O principal evento do esporte adaptado no Brasil encerrou sua temporada no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. As equipes de halterofilismo e natação também aproveitaram a competição para fazer os últimos ajustes antes de seus respectivos mundiais, que acontecem em dezembro, no México. 

A competição na capital paulista contou com a presença de 864 atletas de todo Brasil, sendo 501 no atletismo, 93 no halterofilismo e 270 na natação.

 

HALTEROFILISMO

A equipe de halterofilismo CDDU/Futel conquistou o bicampeonato no Circuito Loterias Caixa, com sete medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze, além da quebra de dois recordes brasileiros juniores, com Maria Rita Martins e Lara Lima.

Maria Rita Martins, de 18 anos, manteve a evolução na categoria até 79 kg. Na etapa anterior do Circuito, em setembro, a atleta já havia batido duas vezes o recorde júnior de sua categoria. A história se repetiu no último sábado (28). Em suas últimas tentativas, levantou 64 kg e 67 kg, superando a marca anterior, que era de 63 kg.  “Cheguei à disputa muito tranquila, estava realmente segura quanto ao peso que levantaria. Agora é seguir a preparação rumo ao Mundial”, comemora.

O outro recorde brasileiro júnior ficou com Lara Lima, na categoria até 41 kg. A atleta, de apenas 14 anos, levantou 69 kg. A equipe de halterofilismo é treinada pelo professor da Futel e técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Weverton Santos. “Tivemos uma participação muito proveitosa nesta competição e voltamos para casa com excelentes resultados. A partir de agora, o foco será voltado integralmente para os últimos preparativos para o Mundial no México”, comenta.

 

ATLETISMO 

Já a equipe de atletismo Minas Olímpica, em meio a 141 equipes e mais de 600 atletas, foi a grande campeã. O time conquistou oito medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze. 

De acordo com o treinador Leandro Garcia, mesmo com a participação em inúmeras provas, os destaques foram para o lançamento de dardo e disco, arremesso de peso e salto em distância. “Fomos a equipe campeã geral no atletismo e tivemos a quebra de quatro recordes brasileiros e um recorde das Américas. Esse resultado expressivo é fruto de um longo trabalho feito com os paratletas”, explica.

O grande destaque da equipe Minas Olímpica ficou para Naune Nunes de Paulo, eleita a melhor atleta feminina do campeonato. No lançamento de disco, ela ganhou o ouro e ainda bateu o recorde brasileiro. Já no lançamento do dardo, ela faturou o ouro e ainda quebrou o recorde brasileiro.

Enquanto isso, o medalhista paralímpico Rodrigo Parreira ganhou o ouro nos 100m e 200m rasos, além do salto em distância, no qual quebrou o recorde das Américas. Lunier Sales quebrou o recorde das Américas no Arremesso de Peso, prova na qual conquistou a medalha de ouro. Já Andrea Santana foi ouro no Arremesso Peso, quebrando o recorde brasileiro.

 

NATAÇÃO

A natação uberlandense foi representada por Ruiter Gonçalves Silva, que conquistou prata nos 50 m livre e nos 100 m livre. Esta foi a preparação final para o Mundial da modalidade, que acontecerá no início de dezembro, juntamente com o halterofilismo na Cidade do México.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90