Começou ontem em Uberlândia e segue até domingo (5) a primeira edição do Festival Independente de Rua de Música & Artes (Firma) com shows gratuitos de artistas de Uberlândia e também da cena underground nacional em diferentes locais.
O festival é viabilizado com incentivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), via Diretoria de Cultura (Dicult), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e segundo os organizadores conseguiu também angariar apoio de várias empresas, casas de show, bares, produtoras, estúdios de tatuagem, estúdios de música e com os alunos do curso de artes visuais.
O Firma é a primeira empreitada cultural da produtora recém-criada Kids of the black hole que propõe um elo entre as diferentes frentes artísticas das produções culturais da cidade que reúne um grande número de bandas, artistas, produtoras e selos com forte iniciativa.
O festival também propõe a utilização da cidade toda como palco da produção independente e a ressignificação de alguns locais, geralmente vazios ou de simples função no sistema viário. Hoje, por exemplo, a balada DOPE com os DJs Giba, Jeanzika, entre outros, acontece nas imediações do viaduto Jayme Tannús, na avenida Rondon Pacheco.
Toda a programação tem entrada franca, exceto a festa a fantasia de amanhã no Vinil que terá um ingresso de R$ 10 para quem não for fantasiado. Quem entrar no clima da festa e tirar a fantasia do armário entra na faixa.
Entre as atrações há bandas de Uberlândia como Light Strucks e seu rock pesado garageiro, o indie rock do Maria Augusta e a pegada punk rock das meninas do The Virginias. Entre os destaques nacionais tem o Bang Bang Babies (GO), O Lendário Chucrobillyman (PR) e a banda uberlandense Don Dillinger traz para participação especial o músico Duda Calvin, do Tequila Baby, banda de Porto Alegre de punk rock formada em 1994.
A programação começou a ser pensada há três meses quando os produtores Gordon Rise e Lucas Simon tomaram conhecimento do edital da UFU. Sobre a proposta ousada com seis dias de eventos, Gordon conta que foi uma forma de abranger um espaço maior, ganhar a rua e quem sabe no próximo ano contar com uma lei de incentivo. “A gente já vez alguns eventos menores e dessa vez a proposta é um pouco mais ousada. Estamos trabalhando na raça mesmo, é nossa contribuição para a cena”, disse o produtor que também é músico e integra a banda Light Strucks.
Durante todos os dias de evento o Firma arrecadará doações de comida, roupas e brinquedos que serão doados a instituições e pessoas carentes da cidade.
PROGRAMAÇÃO
01/11 - Quarta - Feira - 19h às 23h
Viaduto Jayme Tannús - Av. Rondon Pacheco - Lídice
ENTRADA FRANCA
Shows:
- DOPE: Giba, Jeanzika.
Convidados:
- Ávner Andrade;
- Davi Alves;
- Raquel Matias;
- Matheus Pevedor.
02/11 - Quinta - Feira - 21h às 02h
Av. Segismundo Pereira, 1121 - Santa Mônica
Vinil Cultura Bar
ENTRADA FRANCA (Com Fantasia) | R$10,00 (Sem Fantasia)
Shows:
- gorduratrans (RJ);
- Bang Bang Babies (GO);
- The Virginias (MG)
03/11 - Sexta - Feira - 19h à 00h
R. Barão de Camargos, 242 - Centro
ENTRADA FRANCA
Shows:
- Chuck Violence & His Oneman Band (SC);
Discotecagem: Mari Cunha
+ Feirinha de Artes.
04/11 - Sábado - 17h à 00h
Av. Nicomedes Alves dos Santos 115 - Fundinho
ENTRADA FRANCA
Shows:
- O Lendário Chucrobillyman (PR)
- Thee Undead Big Blues Shit (PR)
Performance Aúdio Visual:
- Yuji & Lucas Pi : Surrealistic Impressions
+ Feirinha de arte
05/11 - Domingo - 16h às 23h30
R. Goiás, 253 - Centro
ENTRADA FRANCA
Shows:
- Wi Fi Kills (PR);
- Don Dillinger convida: Duda Calvin (Tequila Baby);
- UdiSchool;
- Maria Augusta;
- Light Strucks;
- Deadtrack;
- Pulmão Negro.
+Discotecagem:
- Amanda Bredariol;
- Amanda Magnino.
+ Feirinha;
+ Rango: TOO FAT TO FLY
*Censura 18 anos;
**Casas e bares sujeitos a lotação;
***Os horários dos eventos serão cumpridos à risca. Chegue na hora certa!.