01/11/2017 às 05h01min - Atualizada em 01/11/2017 às 05h01min

Firma destaca a cena underground

Festival começou ontem e tem programação gratuita até domingo em diversos locais com artistas locais e nacionais

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Trio The Virginias, de Uberlândia, é uma das atrações do Firma que acontece nesta semana / Foto: Moviola Mídia Livre/Divulgação

 

Começou ontem em Uberlândia e segue até domingo (5) a primeira edição do Festival Independente de Rua de Música & Artes (Firma) com shows gratuitos de artistas de Uberlândia e também da cena underground nacional em diferentes locais.

O festival é viabilizado com incentivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), via Diretoria de Cultura (Dicult), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e segundo os organizadores conseguiu também angariar apoio de várias empresas, casas de show, bares, produtoras, estúdios de tatuagem, estúdios de música e com os alunos do curso de artes visuais.

O Firma é a primeira empreitada cultural da produtora recém-criada Kids of the black hole que propõe um elo entre as diferentes frentes artísticas das produções culturais da cidade que reúne um grande número de bandas, artistas, produtoras e selos com forte iniciativa.

O festival também propõe a utilização da cidade toda como palco da produção independente e a ressignificação de alguns locais, geralmente vazios ou de simples função no sistema viário. Hoje, por exemplo, a balada DOPE com os DJs Giba, Jeanzika, entre outros, acontece nas imediações do viaduto Jayme Tannús, na avenida Rondon Pacheco.

Toda a programação tem entrada franca, exceto a festa a fantasia de amanhã no Vinil que terá um ingresso de R$ 10 para quem não for fantasiado. Quem entrar no clima da festa e tirar a fantasia do armário entra na faixa.

Entre as atrações há bandas de Uberlândia como Light Strucks e seu rock pesado garageiro, o indie rock do Maria Augusta e a pegada punk rock das meninas do The Virginias. Entre os destaques nacionais tem o Bang Bang Babies (GO), O Lendário Chucrobillyman (PR) e a banda uberlandense Don Dillinger traz para participação especial o músico Duda Calvin, do Tequila Baby, banda de Porto Alegre de punk rock formada em 1994.

A programação começou a ser pensada há três meses quando os produtores Gordon Rise e Lucas Simon tomaram conhecimento do edital da UFU. Sobre a proposta ousada com seis dias de eventos, Gordon conta que foi uma forma de abranger um espaço maior, ganhar a rua e quem sabe no próximo ano contar com uma lei de incentivo. “A gente já vez alguns eventos menores e dessa vez a proposta é um pouco mais ousada. Estamos trabalhando na raça mesmo, é nossa contribuição para a cena”, disse o produtor que também é músico e integra a banda Light Strucks.

Durante todos os dias de evento o Firma arrecadará doações de comida, roupas e brinquedos que serão doados a instituições e pessoas carentes da cidade.

 

PROGRAMAÇÃO

01/11 - Quarta - Feira - 19h às 23h

Viaduto Jayme Tannús - Av. Rondon Pacheco - Lídice

ENTRADA FRANCA

Shows:

- DOPE: Giba, Jeanzika.

Convidados:

- Ávner Andrade;

- Davi Alves;

- Raquel Matias;

- Matheus Pevedor.

 

02/11 - Quinta - Feira - 21h às 02h

Av. Segismundo Pereira, 1121 - Santa Mônica

Vinil Cultura Bar

ENTRADA FRANCA (Com Fantasia) | R$10,00 (Sem Fantasia)

Shows:

- gorduratrans (RJ);

- Bang Bang Babies (GO);

- The Virginias (MG)

 

03/11 - Sexta - Feira - 19h à 00h

R. Barão de Camargos, 242 - Centro

ENTRADA FRANCA

Shows:

- Chuck Violence & His Oneman Band (SC);

Discotecagem: Mari Cunha

+ Feirinha de Artes.

 

04/11 - Sábado - 17h à 00h

Av. Nicomedes Alves dos Santos 115 - Fundinho

ENTRADA FRANCA

Shows:

- O Lendário Chucrobillyman (PR)

- Thee Undead Big Blues Shit (PR)

Performance Aúdio Visual:

- Yuji & Lucas Pi : Surrealistic Impressions

+ Feirinha de arte

 

05/11 - Domingo - 16h às 23h30

R. Goiás, 253 - Centro

ENTRADA FRANCA

Shows:

- Wi Fi Kills (PR);

- Don Dillinger convida: Duda Calvin (Tequila Baby);

- UdiSchool;

- Maria Augusta;

- Light Strucks;

- Deadtrack;

- Pulmão Negro.

+Discotecagem:

- Amanda Bredariol;

- Amanda Magnino.

+ Feirinha;

+ Rango: TOO FAT TO FLY

 

*Censura 18 anos;

**Casas e bares sujeitos a lotação;

***Os horários dos eventos serão cumpridos à risca. Chegue na hora certa!.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »