31/10/2017 às 05h29min - Atualizada em 31/10/2017 às 05h29min

Musical retrata o benefício das mudanças

Projeto de arte e cultura 'Diga Sim' estreia hoje espetáculo homônimo com alunos de oficinas iniciadas em março

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Bela Maneira (à frente de blusa de manga longa) e alunos que apresentam as primeiras sessões do espetáculo 'Diga Sim' / Foto: Divulgação

 

A atriz e autora uberlandense Isabela Bittar Maneira, ou Bela Maneira, mais do que aprimorar seus conhecimentos em atuação e criação quer dividir o que sabe com pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que ela de buscar na arte um meio de sobrevivência em um País no qual a arte não é prioridade. Por meio do projeto “Diga Sim” ela reuniu jovens entre 14 e 26 anos em oficinas de canto, dança e interpretação no início de março. O resultado pode ser conferido em sessões a partir de hoje no musical “Diga Sim” que será apresentado nesta quarta-feira no Teatro de Bolso do Mercado Municipal e na sexta-feira (3) no Teatro Municipal de Uberlândia, com entrada franca.

A atriz uberlandense teve sua formação artística no Rio de Janeiro. Graduou-se na Universidade Cândido Mendes (Ucam), passou pela Escola de Atores Wolf Maya e tem trabalhos na TV, no teatro, no cinema e na internet, como professora, atriz, diretora e escritora, desde 2012. Os trabalhos de Bela foram desenvolvidos no eixo Rio – Minas, contemplando, principalmente, a capital carioca e a maior cidade do Triângulo Mineiro, Uberlândia. Como trabalhos de destaque, Bela fez parte da trupe de atores que conduziu o espetáculo do especial “Criança Esperança de 2012”, dirigiu o espetáculo “O Pequeno Príncipe” em 2016 e é autora das peças “O Rouxinol e a Rosa” e “O Grilo Cricriante”.

“Depois de cinco anos no Rio voltei para Uberlândia estava com a cabeça cheia de ideias e queria trabalhar com jovens carentes porque acredito no poder transformador da arte. Percebi que não havia muitos cursos gratuitos de qualidade que capacitassem essas pessoas para cantar, dançar e interpretar e resolvi investir na ideia”, disse.

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto tem patrocínio do Instituto Algar e as audições começaram em março. “Fizemos uma pré-seleção com 30 pessoas. Durante o processo foi feita uma peneirada natural. Alguns não se identificaram, outros tiveram compromissos que os impediam de ensaiar e chegamos ao final do projeto com 18 pessoas”, contou Bela.

O clima entre os jovens é de ansiedade para a estreia. Segundo Bela eles têm postado vídeos uns para os outros e estão na contagem regressiva para subir aos palcos do Teatro de Bolso e do Municipal. “É muito bom vê-los felizes assim. Independentemente se vão seguir carreira artística, eles já aprenderam muito. Alguns não conseguiam conversar em público e hoje vão cantar, dançar e atual diante de dezenas de pessoas, é uma conquista”, explicou a professora.

Para Bela Maneira projetos como este tiram os jovens das ruas e dão uma perspectiva de trabalho, ajuda com que eles se expressem melhor e a ter autoconhecimento. “Me sinto realizada por ver o quanto o curso interfere e bem na vida deles. Vi a evolução diária de cada um e como profissional essa é minha melhor recompensa”, disse a atriz que espera continuar com o projeto no próximo ano.

 

TALENTOS

Segundo a sua autora, Bela Maneira, “Diga Sim” é  uma comédia interessante e leve. “Espero que as pessoas prestigiem e se desliguem um pouco dos problemas do dia a dia e confiram como esses jovens estão trabalhando bem”, disse a professora. O enredo de “Diga Sim” se desenrola em um contexto contemporâneo, no qual a protagonista Ana vivencia diversas situações da vida cotidiana. O musical fala de mudança e principalmente sobre como encará-las.

O texto e direção são de Bela Maneira e a trilha sonora também por talentos de Uberlândia, Giordano Pagotti (músicas) e Fernanda de Oliveira (letras). A preparação vocal e direção musical para o canto é de Maria Benigna, preparação corporal e direção coreográfica de Alline Mendes e produção de Fredy Abreu.

 

SERVIÇO

O QUE: Musical “Diga Sim”

QUEM: Alunos do projeto “Diga Sim” da atriz Bela Maneira

ONDE: Hoje (31), às 18h30 e 21h no Teatro de Bolso do Mercado Municipal e dia 3/11 às 18h30 e 21h, no Teatro Municipal de Uberlândia

ENTRADA FRANCA

DURAÇÃO: 90 minutos

INFORMAÇÕES


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »