Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2017 às 05h32min - Atualizada em 18/10/2017 às 05h32min

Luiz Salgado faz 20 anos de carreira

Show do disco “Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia” será gravado para futuro DVD

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Luiz Salgado comemora 20 anos de carreira com show nesta noite no Teatro Municipal / Foto: Ângelo Moraes/Divulgação

 

Luiz Salgado faz hoje, às 20h, um show muito especial no Teatro Municipal de Uberlândia. O artista, como diriam na linguagem caipira, é “um cantadô dos bão”, e apresenta músicas do mais recente trabalho, o disco “Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia” (2016) em apresentação que marca seus 20 anos de carreira. O show faz parte do projeto Boca de Cena, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e tem entrada franca.

Em visita à redação do jornal Diário do Comércio na manhã de ontem acompanhado pela esposa e produtora Lilian Salgado, o músico nascido e Patos de Minas e radicado em Araguari disse que a expectativa é de casa cheia. “Já tem gente de Araguari, Patos e Uberaba que confirmou e espero também o pessoal de Uberlândia para se divertir com a gente”.

A apresentação de hoje tem entrada franca mas quem puder pode ajudar com uma causa social do artista. “Conhecemos uma senhora mãe de sete filhos que está passando por dificuldades em Uberlândia e tenta juntar recursos para voltar à sua cidade natal. Quem puder doar alimentos não perecíveis ou roupas para crianças a partir de 2 anos de idade ajudará muito”, explica o compositor.

Representante nacional da música caipira e de representações folclóricas como Folia de Reis e Congado, Luiz e seu violão seguem firmes em um cenário no qual a cultura em si não recebe o valor que merece. “Estamos nisso pelo amor, pela paixão pela música porque se fosse pelo dinheiro não valeria a pena. Vejo isso como minha missão e minha maior alegria. Os artistas hoje fazem um trabalho de resistência junto a um mundo dominado por conteúdos comerciais produzidos para as massas”, explica.

Além do trabalho mais recente Luiz Salgado tem lançados o DVD “Noite e Viola” (2010) e os CDs “Trem Bão” (2003), “Sina de Cantadô” (2008), o infantil “Navegantes” (2012), “2 Mares” (2013) em parceria com Katya Teixeira. Hoje o show será gravado e será lançado em DVD. “Ainda não temos previsão de quando vamos lançar porque implica em muitos custos e vamos buscar parceiros para esta realização”, conta o músico.

Entre as músicas que estão contempladas para logo mais, algumas são de domínio público e outras são de autoria exclusiva de Luiz Salgado e também algumas parcerias. A banda que o acompanha ele brinca que é chamado “quarteto wi-fi”. “A gente ensaia pouco e no palco praticamente nos comunicamos por telepatia”, brinca.

Luiz Salgado se apresenta ao lado de Jack Will na bateria e vocais, Xande Tannús no baixo; Lucas Roza no teclado e vocais e conta com a participação mais que especial do filho Antônio na caixa de folia e bateria. “Ele gosta de ser chamado de Toninho Batera e o Jack Will chama ele de professorzinho. Brinco que o Jack já cumpre uma espécie de aviso prévio”.

Na gravação do primeiro DVD Toninho estava ainda no útero da mãe e convive com música desde sempre. “Acredito que todos os pais devem incentivar os filhos nas artes”, disse Luiz Salgado.

 

RUMO À EUROPA

O show de hoje tem realização da Monjolo Produtora e apoio da Escola Navegantes e será um dos últimos compromissos do artista antes de sua primeira turnê internacional. Em novembro ele parte para Portugal onde se apresentará nas cidades de Lisboa, Freamund, Porto, Braga e Évora. “É a realização de um sonho. Uma produtora de lá, Music For All, tomou conhecimento do meu trabalho pela internet e por meio deles agilizamos os shows em quatro cidades. Em Évora ficarei duas semanas graças a contatos do amigo e violeiro Chico Lobo”, adianta Luiz.

Luiz Salgado é mais um representante da cultura mineira, principalmente da produção musical do Cerrado, que levará sua obra para outro continente, mesmo que no Brasil ainda tenha difculdade em conseguir datas para se apresentar em alguns lugares. “Essa é uma das coisas boas da internet que quando bem usada gera bons frutos apra artistas comprometidos com suas raízes”, finaliza.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Show “Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia”

QUEM: Luiz Salgado e banda

QUANDO: hoje, às 20h

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

ENTRADA FRANCA: os ingressos serão distribuídos a partir das 13h na bilheteria do teatro. Quem quiser colaborar com uma causa social pode doar 1kg de alimento não perecível ou roupas para crianças a partir de 2 anos de idade

INFORMAÇÕES: www.luizsalgado.com.br ou 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90