Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2017 às 17h23min - Atualizada em 17/10/2017 às 17h23min

MUnA recebe série de encontros que discutem espaço e cultura

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA

Começou na semana passada e segue com encontros nesta quarta (18), dias 11 e 22/11 e em 6/12, no Museu Universitário de Arte (MUnA), o 1º Diálogos Sobre Espaço e Cultura em Uberlândia. O projeto foi selecionado por edital e é organizado por Rodrigo Rafael Gonzaga, aluno do 8º período de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo principal é discutir ideia de identidade e território e do próprio ser.

“A gente tende a colocar a cultura na ideia de fetiche de algo que dever ser colorido e exaltado e não como fator definidor também de um  cidadão consciente do seu lugar, do seu espaço e da consciência do que ele constrói através disso”, explica Gonzaga. Para ele, vivemos em um momento político e social em que esse tipo de discussão se torna urgente para mostrar quea  cultura é um dos principais pilares para construir uma nação bem desenvolvida e soberana com suas várias diversidades culturais.

Os temas das cinco conferências dialogam entre si (história, música, literatura, memória, cidade e religiosidade), mas são independentes, portanto, não tem obrigatoriedade de participar de todas. Aberto às comunidades universitária e não universitária, o projeto conta com professores de renome que atuam na UFU e ainda traz convidados de outras regiões do País. Entre eles professor doutor José Guilherme Magnani (Universidade Federal de São Paulo), nome internacional da Antropologia urbana, que fecha a série dia 6 de dezembro e a professora doutora Zeny Rosendahl (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), um grande nome quando o assunto é sagrado na contemporaneidade.

“Para nós é rico essa experiência de ter essas pessoas conosco. Carecemos de espaço e financiamento e quando as oportunidades aparecem não podemos perder”, disse o estudante. O 1º Diálogos Sobre Espaço e Cultura foi viabilizado no âmbito de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProexC) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio do Centro Cultural Orè - Egbé Ilè Ifá (Cecorè) e o MunA.

Hoje o professor doutor Adalberto Paranhos (UFU) conduz a conferência sobre música com o tema “O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes”. As atividades do projeto têm emissão de certificado.

 

SERVIÇO

O QUÊ: 1º Diálogos sobre Espaço e Cultura – Tema: “O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes”

QUEM: Professor Doutor Adalberto Paranhos (UFU)

QUANDO: quarta-feira (18), às 19h

ONDE: Auditório do Museu Universitário de Arte (MUnA) (Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: a serem feitas nos respectivos eventos no facebook.com/dialogoscult

INFORMAÇÕES: @dialogoscult

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90