Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2017 às 16h11min - Atualizada em 04/10/2017 às 16h11min

Museu recebe aulas de yoga às sextas

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Luciana Arslan (de preto) é a idealizadora do projeto / Foto: Paulo Augusto Soares/Divulgação

 

Corpo e mente são os pilares do projeto inédito de pós-doutorado “Yoga no Museu”, de Luciana Arslan. A atividade, por meio do yoga, pretende potencializar a experiência artística no Museu Universitário de Arte (MUnA). São 40 minutos destinados às práticas do yoga e 20 à leitura de obras de arte. O exercício acontece às sextas-feiras até 15 de dezembro. As inscrições são realizadas no MUnA e têm uma taxa única de R$ 25.

O projeto “Yoga no Museu” é resultado da pesquisa de pós-doutorado “Soma Estética” de Luciana, financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e acontece há cerca de um ano. “A gente começou com um projeto piloto e, após o apoio financeiro, passamos a cobrar a taxa de inscrição no segundo semestre deste ano para termos uma turma mais constante para avaliarmos melhor como o yoga atuava na questão estética”, explica Luciana.

A coordenadora afirma que o yoga proporciona maior capacidade de foco e atenção e tem percebido os resultados disso nas atividades realizadas com os alunos. “Depois da prática do yoga, eles têm tido uma experiência mais significativa com as obras de arte. Estão mais relaxados, se interagem e se divertem mais”, completa.

Fábio Machado é um dos dez alunos inscritos e frequentes nas atividades. Ele afirma que depois das práticas com o yoga sua sensibilidade e atenção se aperfeiçoaram na apreciação da arte. “Por ser um modo diferente de visitar uma exposição, proporciona uma relação mais atenta com as sensações que os trabalhos provocam.” Ele ainda explica que é uma experiência para ser levada para além dos muros do museu. “É também um trabalho de atenção com a própria vida. Os esforços e tensões que vivenciamos no dia-a-dia”, conclui.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90