Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/09/2017 às 15h32min - Atualizada em 28/09/2017 às 15h32min

Fernanda de Oliveira lança sequência de Zoic

GIOVANNA TEDESCHI | ESPECIAL PARA O DIÁRIO*
Autora dos livros de Zoic também acredita no contato via YouTube com as crianças mais ligadas no mundo digital / Foto: Divulgação/Elicer

 

A escritora uberlandense Fernanda de Oliveira é uma das principais participantes do Encontro Literário do Cerrado (Elicer), que ocorre até o próximo sábado (30) na Unialgar, em Uberlândia. Na noite desta quarta-feira (27), no evento, a autora lançou mais dois livros da sua 'Coleção Zoic': 'Zoic e as Peças Alienígenas' e 'Zoic e A Música Mágica'.

"A expectativa para o lançamento do livro é muito grande. A coleção Zoic vem sendo desenvolvida há dois anos, e os livros tem co-autoria do Giordano Pagotti, que também é compositor das músicas. Todos os nossos livros tem CDs com narração e trilha sonora”, explica. Ocorre, também no evento, o lançamento do game Zoic Salvando Planetas.

Além de autora de livros infantis, Fernanda é booktuber (produz vídeos sobre livros no YouTube) e formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Fernanda falou da inspiração para a criação da coleção e sua relação com o curso: "eu escrevi meu primeiro livro com oito anos de idade, era uma criança que lia o tempo inteiro, fazia teatrinho. Eu acho que o curso de artes foi uma continuação natural do que eu já fazia desde sempre e me deu noção muito grande de estética”, diz. Ela promete, ainda, ilustrar mais seus livros.

Quando perguntada sobre o momento que vive o mercado de literatura infantil, a autora se demonstra otimista. "Com a suspensão da compra de livros pelo governo, a situação é um pouco difícil. Como sou escritora de livros infantis, preciso acreditar num final feliz", afirma. Ela crê que não há uma crise, mas uma adaptação. "Eu acredito que estamos renascendo, nos transformando para nos adaptarmos à todas as mídias", avalia. Fernanda ainda acredita que é necessário usufruir de eventos como o Elicer e também do contato direto com escolas para aprimorar o mercado.

Uma das inovações propostas pela autora foi a criação do "Canal da Fê Liz" no YouTube. "É importante captar estas crianças incluídas no mundo digital. Eu criei o canal justo para ter um acesso mais rápido e poder mostrar um trabalho de qualidade para os pequenos. Se deixarmos apenas a mídia informar o público infantil, essas crianças vão ver apenas um tipo de arte ou cultura, ou até não ter contato nenhum com isso", analisa. Fernanda não fala apenas de seus próprios livros no canal, mas divulga autores renomados e obras importantes: "se a criança se apaixonar pela leitura, ela se tornará uma multiplicadora, atingindo mais e mais pessoas", explica.

Ainda sobre o canal, a escritora reitera a importância do contato direto com a criança, do feedback: "eu gosto de cantar e de contar histórias e o vídeo é a maneira mais fácil de estar na casa da criança e poder ajudá-la a ser feliz", afirma. Fernanda diz ter tido uma ótima infância, tendo contato com livros, música e teatro. O desejo dela é que toda criança tenha essa oportunidade, gerando adultos melhores.

A uberlandense participa, também, da curadoria do Elicer. "Quando o Humberto Paes Leme (organizador do evento) propôs uma feira do livro de tal porte, eu abracei completamente o projeto. Eu estou sempre querendo ajudar a desenvolver, a melhorar, a trazer tanto os artistas regionais quanto os autores nacionais", diz. De acordo com ela, é importante que os autores tenham ligações entre si e possam crescer juntos, levando cultura e formando leitores em Uberlândia.

"O Elicer é fundamental porque é o único evento de tal grandeza que celebra o livro. Por meio dele, a criança tem a oportunidade de estar em contato com as obras e com os autores, de aprender que o autor se tornou o que é devido à leitura”, afirma a escritora. Assim, de acordo com Fernanda, os pequenos são incentivados a ler cada vez mais, crescendo nesse sentido.

(*) Programa de Formação de Comunicadores Elicer | UFU e Esamc


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90