Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2017 às 05h44min - Atualizada em 27/09/2017 às 05h44min

Artista destaca beleza e leveza no aço

Em “Da fluidez ao sólido”, Jocimar Tavares apresenta nove peças de parede e duas de solo na Oficina Cultural

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Jocimar Tavares, ex-médico veterinário, trocou a medicina pelas artes plásticas, às quais se dedica desde 2009 / Foto: Divulgação

 

O metal geralmente traz referência de imagens rudimentares, porém, nas produções de Jocimar Tavares, ganha suavidade. O artista apresenta a exposição “Da fluidez ao sólido”, com nove obras de parede e duas de solo, na Oficina Cultural até sexta-feira (29). Os objetos foram feitos exclusivamente para exposição em Uberlândia a convide da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Apesar de trabalhar basicamente com o metal em alguns casos o artista aplica cobre e alumínio nas peças. “Exploro outras matérias primas, mas o que me identifica é o corte de metal”, ressalta.

A família de Tavares trabalha no ramo de chapas de aço, por isso ele tem contato com essa matéria-prima desde mais novo. Porém, o lado artístico só se manifestou em 2008. Graduado em Medicina Veterinária, atuou nesta área e até então, não passava por sua cabeça a carreira artística. Por conta da antiga profissão, Tavares viveu fora de Uberlândia durante um tempo. Ao retornar para a cidade passou a ver a arte com outros olhos.

O então veterinário era apreciador da cultura e passou a se arriscar em algumas produções em aço como hobby e assim continuou por algum tempo e mostrava os trabalhos somente para amigos, familiares e pessoas próximas. “Nesta época comecei a desenhar algumas coisas voltadas para temas rurais, que tinha um pouco a ver com a minha profissão, e comercializar”, recorda.

Desde 2009, quando estreou a mostra “Recortes”, na Casa da Cultura de Uberlândia, Tavares se dedica exclusivamente aos trabalhos artísticos. “Esse foi meu batismo. Vi que era realmente o que eu queria”, disse. Os temas rurais, relacionados às atividades como médico veterinário, deram lugar a temas mais orgânicos que transparecem mais fluidez ao material pesado. Por meio de sua técnica com as chapas de aço Tavares aprimora seu talento. “É algo pesado e resistente, mas dependendo do olhar que jogamos, da forma como trabalho, pode gerar uma imagem com um certo movimento”, explica o artista.

Tavares não se arrepende de ter migrado da medicina para as artes. “A arte é uma ocupação que está relacionada com paixão. Não tem como ligar e desligar. A visão das coisas muda e eu optei por fazer disso meu ofício”, afirmou.

O artista tem obras expostas em outros estados e fora do país. Em Miami, nos Estados Unidos, participou da mostra de decoração de 10 anos da Saccaro.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição Da Fluidez ao Sólido

QUEM: Jocimar Tavares

ONDE: Oficina Cultural (Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro)

QUANDO: até 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3214-9889


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90