Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/09/2017 às 05h32min - Atualizada em 20/09/2017 às 05h32min

As riquezas da música clássica feita no Brasil

Trio paineiras lança álbum com destaques contemporâneos da cena

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Trio Paineiras: Marina Spoladore (piano), Batista Jr (clarineta) e Marco Catto (violino) / Foto: Cyntia C/Divulgação

 

Neste ano a música clássica contemporânea brasileira sofre um grande baque com a morte de Sergio Roberto de Oliveira, em 19 de julho, vítima de um câncer no pâncreas. Porém, o músico e compositor carioca indicado ao Grammy deixa registros não só em discos solo, como também em produções que assinou no decorrer de uma brilhante carreira. Um desses trabalhos é o álbum “Trio Paineiras interpretam compositores de hoje” (A Casa Discos, distribuição Tratore, R$ 30), seu último registro como produtor.

Oliveira também compôs “Paineira” (Barriguda) para o álbum que traz 14 faixas em uma verdadeira viagem de pouco mais de uma hora. Formado por Marina Spoladore (piano), Marco Catto (violino) e Batista Jr (clarineta), além da composição de Oliveira, o grupo traz a um recorte da música contemporânea através de obras escritas por Pauxy Gentil Nunes, Rami Levin, Liduíno Pitombeira e Marcos Lucas.

O selo pelo qual o disco foi lançado, A Casa Discos, também foi idealizado por Oliveira, assim como o Estúdio no Rio voltado exclusivamente para a música clássica. Ao destacar artistas contemporâneos da música clássica, tanto o Trio Paineiras quanto o saudoso Oliveira mostram que o Brasil tem muitos talentos neste segmento. Por isso o grupo carioca resolveu destacar estes talentos em seu primeiro disco.

Abre o disco “Asas”, escrita por Rami Levin em dois movimentos que exploram as chamadas de dois pássaros comuns no brasil. O primeiro movimento, escrito em 2012, foi inspirado pelo som do Bem-te-vi. O segundo movimento, Sabiá, escrito em 2015 para o Trio Paineiras, é uma descrição musical de vários pássaros ao mesmo tempo, tendo o sabiá ficado como voz dominante cuja melodia toma várias formas.

Todas as outras canções são divididas em três movimentos cada. “Paineira (Barriguda)”, de Oliveira, fala sobre a árvore em seus diferentes aspectos em “Barriguda e seus espinhos”, “Paina” e “Os passarinhos e seus ninhos”. “Paineira” faz parte da série de obras de Oliveira sobre árvores, foi composta especialmente para esse CD e dedicada ao Trio Paineiras, que segue a perpetuar o belo trabalho de Sérgio Roberto.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90