18/09/2017 às 17h18min - Atualizada em 18/09/2017 às 17h18min

Centro de Zoonoses inicia vacinação na zona urbana

Mais de 60 mil animais devem ser imunizados durante 7 dias de ação

DA REDAÇÃO

Começa neste sábado a etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Uberlândia. A ação teve início na zona rural, onde foram imunizados mais de 12 mil animais pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Nesta segunda fase, a estimativa é vacinar 60 mil cães e gatos. Nos sete dias de campanha, cidadãos vão poder levar seus bichos a um dos 31 pontos fixos ou mais de 200 postos itinerantes, sempre das 8h às 16h. Os pontos de vacinação foram mapeados para atender a todos os setores da cidade.

“É importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras e, para animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade.

Ainda segundo ela, não é necessário que os proprietários levem o cartão de vacina do animal. Será entregue um comprovante da imunização que poderá ser anexado ao cartão.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Segundo Lílian Vieira de Andrade, donos que não puderem vacinar o animal neste momento podem procurar o CCZ para aplicação posterior.

Cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »