Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/09/2017 às 05h48min - Atualizada em 03/09/2017 às 05h48min

Prepare-se para uma maratona cultural

Uberlândia recebe a 2ª Virada Cultural – Cultura em Movimento, nos dias 6 e 7 de setembro, no Teatro Municipal

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Lucas Mendes (de camiseta branca e suspensório) ministrará novamente oficina de origami na Virada Cultural de Uberlândia / Foto: Divulgação

 

Nesta semana tem feriado novamente e, desta vez, na véspera e no dia 7 de setembro, Uberlândia sedia a segunda edição da Virada Cultural – Cultura em Movimento, que acontece nas áreas interna e externa do Teatro Municipal com programação toda gratuita. Tem shows, apresentações teatrais, literatura, artesanato, arte urbana, food trucks e oficinas com inscrições gratuitas. A criançada também está contemplada na Viradinha Kids. O evento deve reunir algo em torno de 150 artistas de diferentes segmentos.

Segundo a diretora executiva da Viva Marketing, produtora da Virada, Antônia Nunes, poucas foram as alterações em comparação à primeira edição. O formato foi considerado bom pelos organizadores que fizeram poucas modificações. “Uma das mudanças foi no horário da Viradinha Kids, que acontecia no período da tarde e agora começa às 18h30, um horário que parece mais apropriado para os pais levarem as crianças”, explicou.

No ano passado também foi apresentada uma peça de uma companhia nacional para a qual houve cobrança de ingresso. Neste ano, as duas atrações teatrais são da região e não haverá cobrança de ingresso para ver a Cia Líquida de Teatro com “O homem que mastigava planetas” (7/9) e o Emcantar com “A nova história da Dona Baratinha” (6/9).

“Também alteramos o local do Espaço Literário que receberá os autores para o hall de entrada do Municipal, onde há menos barulho do que na área externa, onde foi no ano passado”, disse Antônia Nunes. Dentro da literatura tem ainda uma parceria com o Sesc no projeto “Leitura ao pé da árvore” que consiste em um espaço agradável e lúdico para os leitores se aconchegarem durante a leitura.

Antônia Nunes reforça a importância da seleção de artistas da cidade e região para fortalecer a economia criativa da cidade. Todos os artistas e oficineiros recebem cachê, porém, algumas parcerias também são realizadas como na área de artesanato. A feira contará com artesãos que fazem parte do Núcleo Empreender da Aciub. “Fechamos também uma parceria com o curso de Artes Visuais da UFU. Os estudantes trarão suas obras e poderão comercializá-las no espaço.

Na gastronomia tem o Festival Gastronômico Comboio Cult. Todos os food trucks presentes vão apresentar um prato com queijo canastra ou doce de leite. “Foi uma forma que encontramos de estimular a criatividade deles trabalhando com produtos da nossa região”, disse Antônia Nunes.

 

ORIGAMI

Publicitário ensina a fazer as famosas dobraduras japonesas

Lucas Mendes é publicitário, porém, suas atividades não se resumem a esta profissão. Um de seus hobbies, o origami, acaba tomando conta de parte dos seus dias. “Sempre fui apaixonado por origami, desde criança. Comecei a fazer e presenteava todo mundo”, recorda.

Ele é o responsável pela oficina de Origami que acontece na 2ª Virada Cultural – Cultura em Movimento, em Uberlândia, nos dias 6 e 7 de setembro. A oficina de Lucas Mendes acontece nos dois dias e cada uma delas oferece 20 vagas. “Acho importante iniciativas como esta, porque permite a pessoas que gostam da arte mas não têm outras formas de chegar até ela essa oportunidade. É ótimo também para as crianças”, disse o oficineiro, que recomenda a oficina para crianças a partir de 6 anos.

Para Lucas, com tantas distrações no mundo virtual, uma atividade manual que requer concentração e interação faz bem para os pequenos. “É quase uma terapia ocupacional mesmo para qualquer pessoa”, disse o oficineiro.

 

SERVIÇO I

O QUE: Oficinas 2ª Virada Cultural – Cultura em Movimento: origami, lambe-lambe e poesia

QUANDO: Dias 6 e 7 de setembro

ONDE: Espaços interno e externo do Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

GRATUITO: Vagas limitadas

INSCRIÇÕES

 

OFICINAS

Lambe-lambe

É mais que comum ver cartazes colados em muros, pontos de ônibus e nos antigos orelhões telefônicos. A arte de colorir muros é uma nova linguagem da arte urbana, conhecida também como lambe-lambe. O curso será ministrado pelo designer gráfico Frederico Oliveira dia 06, das 20h às 21h e tem 20 vagas.

Origami – Tsuru

A técnica teve origem no Japão, mas foi aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses. O tsuru (cegonha), por exemplo, simboliza a felicidade, boa sorte e saúde. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. A oficina será ministrada pelo publicitário Lucas Mendes nos dias 6 e 7, das 18h às 19h e oferece 20 vagas por dia.

Poesia

A oficina será ministrada pela escritora, Isabela Gonçalves. Seu primeiro livro "Uma história entre nós", foi publicado esse ano pela Editora Benvirá. A obra é um romance contado em 160 frases. A escritora preparou uma oficina sobre escrita abordando temas como publicação de livros, tipos de publicação, inspiração e exemplos de escritores. Será ministrada no dia 7, das 19h às 20h e oferece 20 vagas por dia.

Grafite

O grafite é um dos elementos da cultura Hip Hop que tem como objetivo expressar sentimentos e mostrar diferentes técnicas de pintura e será uma das atividades da Virada Cultural. O curso será ministrado pelo estudante de artes visuais, Lucas Castro, que começou a pintar aos 12 anos. A oficina será no dia 7, das 17h às 19h e oferece 10 vagas.

Materiais de reciclagem

A oficina de materiais de reciclagem vai utilizar o artesanato em E.V.A e dobraduras. Ambas as técnicas são preferidas dos artesãos, por ser um material de fácil acesso. O curso será ministrado pelas oficineiras do Senac de Uberlândia, Vanessa Ramos e Vanessa Leal. A oficina será no dia 6, das 19h às 21h e oferece 40 vagas, sendo 20 por hora.

 

SERVIÇO II

O QUE: 2ª Virada Cultural – Cultura e Movimento

QUANDO: 6 e 7 de setembro, das 17h às 23h

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES

 

PROGRAMAÇÃO

6 de setembro

17h: início das atividades (área externa e hall do teatro): exposições, feira de artesanato e espaços literários

17h: Início dos shows (área externa): DJ Amanda Bredariol, Mari Simões e Banda, Quarteto Vagamundo e Trio Sucupira

17h: Início das apresentações de dança (área externa): Passo de Art, Escola de dança Leandro Theodoro e Cia El Marouni

18h30 – Viradinha Kids

18h30 – Apresentação da peça “A nova história da Dona Baratinha”, com o grupo Emcantar (Teatro Municipal) na programação do Viradinha Kids

 

7 de setembro

17h: início das atividades (área externa e hall do teatro): exposições, feira de artesanato e espaços literários

17h: Início dos shows (área externa): DJ João Gourgel, Orquestra de Violas do Sesc, Saravashivaya, Goma, Renato Quase Russo e Luau L.

17h: Início das apresentações de dança (área externa): Ballet e dança contemporânea do Sesc, Balaio de Chita e Grupo de dança Cris Cabral

17h Apresentação da peça “O homem que mastigava planetas”, com Cia Líquida de Teatro (Teatro Municipal)

18h30 – Viradinha Kids (Teatro Municipal)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90