Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2017 às 05h59min - Atualizada em 23/08/2017 às 05h59min

Artistas homenageiam Uberlândia

Exposições, mostras e peças teatrais de diversos produtores marcam o mês em que a cidade celebra 129 anos

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Desenho em grafite de Lilian Tibery mostra o Patrimônio e, ao fundo, os bairros Cidade Jardim e Nova Uberlândia / Foto: Divulgação

 

O mês de agosto está especialmente movimentado no setor cultural de Uberlândia, afinal, é mês de aniversário da cidade. Espaços públicos e privados oferecem atividades gratuitas que marcam a data. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) apoia uma série de projetos em cartaz até o final deste mês. Os setores de artes visuais, dança, artes cênicas e audiovisual trazem diversas atrações para o público.

Na Galeria Ponto Azul, a exposição “Skyline Uberlândia” traz paisagens uberlandenses desenhadas por Lilian Tibery. Entre elas, a que ilustra esta reportagem. A imagem faz parte da série de desenhos em grafite dos horizontes de Uberlândia. Foi realizada em 2016 e representa o bairro Patrimônio, que sofreu na última década um vertiginoso crescimento vertical. Ao fundo da imagem, os bairros Cidade Jardim e Nova Uberlândia, que ainda preservam uma proposta de ocupação horizontal. “Nesta imagem o volume dos edifícios, por estarem em uma baixada, não interfere na linha do horizonte. Em primeiro plano só linhas verticais e em segundo plano só horizontais”, explica a artista. A exposição fica em cartaz até 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca.

A Cia. UAI Q Dança apresenta-se no sábado (26), 20h, no Palco de Arte com a “Mostra Tempo: Sobre imagens e memórias”. A noite será composta por três trabalhos inéditos da companhia: “Esboços sobre sereias”, com Alcinete Sammya, Ana Cláudia Resende Morato e Carolina Santana, “Des(Cubra)” de Patrícia Borges e “Cartas no chão” de Juliana Penna. A direção artística é de Fernanda Bevilaqua e a criação e operação de luz de Ronan Vaz. “Na galeria do Palco de Arte haverá a exposição de fotografias com o tema ‘Olhares sobre Uberlândia’. As fotos são de uma das integrantes do grupo, Carolina Santana”, completa Fernanda Bevilaqua. A entrada é franca com retirada de convites uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Palco de Arte.

A Cia. Cultura Emcantar também traz novidades. O grupo apresenta o espetáculo cênico-musical “A barata e o narrador” no domingo (27), no Ponto dos Truões, às 16h. Na peça, a Dona Baratinha conta a sua verdadeira história para as crianças que comparecerem. Os lugares são limitados e os convites devem ser retirados a partir das 15h na bilheteria no dia do espetáculo.

Para os amantes da sétima arte, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal hoje, amanhã e domingo, sempre às 20h, acontece o Festcurtas BH com as mostras Brasileira II (23/08), Minas (24/08) e Animação e Maldita (25/08).

Para os apreciadores da boa música, o Projeto “Fim de Tarde”, na Oficina Cultural, tem shows de Arthur Xará, performance do grupo Strondum e ainda grupo Shine Girl e Aline Mendes, das 18h às 22h, na sexta-feira (25). 

Todas as atividades têm entrada franca. Para conferir a programação completa você pode acessar a agenda cultural no site da prefeitura de Uberlândia e fique ligado na Agenda Cultural do jornal Diário do Comércio, que é publicada na página B3 de quinta a domingo e, também, aqui no nosso site.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90