21/07/2017 às 05h16min - Atualizada em 21/07/2017 às 05h16min

Hernani Heffner faz palestra em Uberlândia

Conservador-chefe da Cinemateca do MAM-RJ participa de atividade da Jornada Universitária de Produção Cultural

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Hernani Heffner é pesquisador e trabalha na Cinemateca do MAM do Rio desde 1996; palestra de hoje é gratuita / Foto: Divulgação

 

Começou no último dia 15 e segue até 4 de agosto o Festival de Inverno da UFUlândia (FIU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atividades artísticas e culturais nos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo. Na programação, intervenções artísticas, exposições, exibição de filmes e palestras.

Quem chegou ontem a Uberlândia foi Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Ele visitou o Museu Universitário de Arte (MUnA) à tarde e, à noite, no mesmo local, estava prevista a palestra com o tema: “Elementos audiovisuais em coleções museológicas de obras de arte e sua preservação” dentro da Jornada Universitária de Produção Cultural.

Hoje, às 9h, no auditório 5O D do Campus Santa Mônica, Heffner tem outra palestra: “Tendências e perspectivas do cinema brasileiro contemporâneo”, aberta ao público. Para Vilmar Martins, técnico administrativo que trabalha na biblioteca da UFU e responsável pelo projeto Cine Doc, a presença de Heffner na jornada do FIU é importante para o momento pelo qual a cidade passa.

“Temos uma produção audiovisual latente neste momento, e o Heffner vai nos ajudar a pensar sobre como trabalhar com esse material produzido aqui, que inclui videoclipes musicais e documentários produzidos por coletivos que começam a se destacar”, disse Vilmar.

Hernani Heffner é pesquisador, graduado em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Começou sua carreira profissional na Cinédia em 1986 realizando levantamento de fontes e dados para as edições da companhia, como “Palácios e Poeiras – 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro”. Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe do Arquivo de Filmes.

Em sua segunda palestra, hoje, ele tratará dos aspectos que marcam o cinema brasileiro nos últimos 20 anos. Para Vilmar Martins, é uma oportunidade única para os interessados nesta área. “Estou em Uberlândia há quase sete anos e não presenciei um momento como esse dentro do audiovisual local. Temos diretores concorrendo com seus filmes em festivais internacionais e nacionais e precisamos ver como trataremos desse acervo, físico ou digital, e a palestra do Heffner com certeza vai ajudar a nos direcionar”.

 

JORNADA

A Jornada Universitária de Produção Cultural é um projeto contemplado pelo Festival de Inverno da UFUlândia (FIU) e propõe incentivar e promover a realização de projetos, encontros, seminários, oficinas, congressos e cursos de extensão em gestão e produção cultural. O FIU tem como proposta dialogar e conectar os campi contribuindo para expandir arte e cultura para a comunidade interna e externa à UFU.

Além da Palestra de Heffner, hoje, às 14h, na programação do FIU tem apresentação da crônica “Seus pés meu caminho” na sala multimídia do Instituto de Geografia do Campus Santa Mônica. 

Às 15h tem exibição do documentário “A olho nú”, sobre o cantor Ney Matogrosso, dentro do projeto CineDoc no auditório 4G do Campus Umuarama em Uberlândia.

 

SERVIÇO

O QUE: Jornada Universitária de Produção Cultural com Hernani Heffner 

QUANDO: hoje, às 9h

ONDE: Auditório 5O D – Campus Santa Mônica da UFU - Uberlândia

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: [email protected]


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »