Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/07/2017 às 05h59min - Atualizada em 12/07/2017 às 05h59min

Cidade da Música apresenta recital

Ingressos podem ser trocados por um litro de leite no local

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Crianças que estudam na Escola Municipal Cidade da Música durante apresentação em maio deste ano em Uberlândia / Foto: Reprodução/Facebook

 

A Escola Municipal Cidade da Música, de Uberlândia, realiza hoje mais um concerto no Teatro Municipal, o terceiro em pouco menos de um anos. O evento é aberto ao público. Cada ingresso pode ser trocado por um litro de leite longa vida. Tudo que for arrecadado será doado ao Hospital do Câncer de Uberlândia, em uma ação solidária da escola.

Para o concerto de hoje foi selecionado um repertório genuinamente brasileiro. "Os alunos apresentarão canções do folclores brasileiro que marcaram diferentes épocas", afirma o diretor da escola, Antônio Junior da Silva Moraes, em entrevista ao jornal Diário do Comércio.

Ao todo, cerca de 130 alunos se apresentarão nesta noite. "Para eles a expectativa é muito grande. O nosso lema é que a o palco é uma extensão da sala de aula e nada melhor do que dividir esse momento com a família, amigos e familiares", comenta o professor.

Para ele, tocar no palco do Municipal é um privilégio. Para abrir o espetáculo está programada a apresentação dos alunos do Coral Infantil com uma homenagem ao músico mineiro Milton Nascimento. Na sequência, alunos de violão, viola caipira, flauta doce, teclado, percussão e guitarra mostrarão suas peformances. A musicalização infantil é feita entre os 4 e 8 anos de idade.

"Além dos instrumentos e do canto coral infantil e adulto temos um curso de educação musical voltado para a rede pública de ensino. Nele, os professores se preparam para trabalhar a música com seus alunos em sala de aula", disse Antônio Moraes.

Localizada na rua Juritis, no bairro Cidade Jardim, a escola recebe alunos de diferentes regiões de Uberlândia. O diretor enfatiza a importância da valorização da instituição pela prefeitura de Uberlândia. "Aqui não tem taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. É uma forma maravilhosa de valorizar o ensino da música e ainda democratizar esta arte, tornando o acesso possível a pessoas de diferentes classes sociais e perfis", disse o diretor.

 

CIDADE MUSICAL

A Escola Municipal Cidade da Música de Uberlândia foi inaugurada há pouco mais de um ano, em 18 de junho de 2016. O ingresso é feito por meio de sorteio público e são atendidos alunos a partir dos 4 anos de idade. Para o diretor da escola, Antônio Júnior da Silva Moraes, os números comprovam que Uberlândia é uma cidade musical. "Temos 840 alunos matriculados e uma fila de espera de cerca de 5 mil pessoas. Isso comprova a musicalidade da cidade", disse.

Além da arte em si, a música pode se tornar uma profissão para muitas dessas crianças jovens e adultos. O campo de atuação é grande. Além dos cantores e cantoras que estão à frente de projetos solo ou bandas, tem todos os instrumentistas que tornam isso possível. Sem contar em outros trabalhos de bastidores que podem ser bem rentáveis, como produção musical, por exemplo.

A música pode levar a um contato maior com outras artes, como cinema e teatro, passa pela televisão e ainda tem o campo de pesquisa a se explorar. "As crianças chegam animadas para as aulas e entendem a importância de se dedicarem a esta arte. Com a ajuda da família, elas podem ir longe", disse Antônio Moraes.

O corpo docente é formado por 12 professores, entre funcionários efetivos e voluntários e a escola é gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação. Além das apresentações no Teatro Municipal, os alunos já se apresentaram em concertos na própria escola e em diversos eventos abertos ao público. "Para eles, momentos como este ficam na memória para sempre", finaliza.

 

SERVIÇO

O QUE: Recital da Escola Municipal Cidade da Música

QUANDO: Hoje (12), às 19h

ONDE: Teatro Municipal (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

INGRESSO: 1L de leite longa vida vale 1 ingresso. A troca pode ser feita a partir das 12h na bilheteria do teatro

INFORMAÇÕES: 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90