Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/07/2017 às 17h46min - Atualizada em 05/07/2017 às 17h46min

Maneiras de lidar com a dor são tema de evento

Simpósio Doa a Dor – Corpo e Mente acontece no dia 8 na UFU Umuarama

DA REDAÇÃO

O Hospital do Câncer em Uberlândia e o Grupo Luta Pela Vida promovem, no próximo sábado (8), o 1º Simpósio Doa a Dor – Corpo e Mente. Originado do projeto Doa a Dor promovido toda semana no Hospital, o Simpósio tem como principal objetivo debater e difundir as formas alternativas de lidar com a dor física, psíquica, moral e espiritual. O evento será realizado no anfiteatro do bloco 8C no campus Umuarama da UFU, das 8h às 18h, e a inscrição custa R$ 20.

O simpósio terá sete palestras seguidas de debates abordando os mais diversos temas relacionados à dor, depressão, meditação e como encontrar caminhos para superação das dificuldades. Durante a programação, os palestrantes vão demonstrar a importância da fé para a saúde, fornecer subsídios para a superação da dor, explicar como administrar a depressão e as perdas e estabelecer relação entre o corpo, mente e dor. A intenção também é debater os tipos de dor e suas consequências e divulgar as tendências e novidades no tratamento da dor.

O tema "Depressão e perdas" será ministrado com ênfase prática pela psicóloga e voluntária do Grupo Luta Pela Vida, Valda Barreiro. "Vamos falar das principais causas da depressão. Desmistificar que é preguiça, que é algo que a pessoa vai deixando para depois e não toma providências. É muito importante desmistificar isso e conscientizar que depressão é uma doença. E sobre o que pode ser feito", afirma.

Também será abordada a perda como uma das possíveis causas da depressão. "Quando se tem uma doença com esse estigma de ser incurável, como o câncer, isso gera muitas emoções negativas, principalmente o medo. E isso vai gerar sofrimento e até mesmo a dor física. Então, vamos falar de como lidar com essas emoções e com a perda", destaca Valda Barreiro.

 

SERVIÇO

1º Simpósio Doa a Dor – Corpo e Mente

Onde: anfiteatro do bloco 8C da UFU, campus Umuarama

Quando: 8 de julho, das 8h às 18h

Inscrições

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90