Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2017 às 05h15min - Atualizada em 25/05/2017 às 05h15min

Jovem conta sobre como é viver com doença autoimune

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Henrique Lomônaco escreves sobre sua convivência com doença que atinge 19 mil brasileiros / Foto: Assis Editora/Divulgação

Henrique Lomônaco é um jovem biólogo uberlandense com trabalhos nas áreas de agroecologia e sistema de produção de alimentos naturais e atua em projetos de agroflorestas. A diferença dele para outros colegas é o fato de ser portador de uma doença autoimune: púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), que leva o ataque das próprias defesas do corpo às plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue.

O diagnóstico veio aos 8 anos de idade. A doença, que estima-se atingir cerca de 19 mil brasileiros, não tem cura, mas tem controle, levando a poucas alterações no estilo de vida da pessoa. É sobre a convivência com essa doença que se trata o primeiro livro de Lomônaco, “Consciência Púrpura” (Assis Editora), que será lançado amanhã, na sede da editora.

“A doença em mim veio em fases. Houve períodos em que tive que ingerir altas dosagens de corticoides por até dois anos seguidos para que as plaquetas se estabilizassem. E a medicina ainda não tem respostas sobre o que causa a doença. Esses questionamentos que tenho são a base do livro”, afirma o autor.

Lomônaco sempre gostou de escrever e foi uma professora do colegial que o incentivou mais no início. Escrevia poesias e o hábito tornou-se mais frequente. Foi um amigo que comentou sobre o sarau “Gotas Poéticas”. “Fui lá e conheci a Ivone (Assis, editora). Ela gostou de alguns poemas que escrevi sobre a convivência com a doença e sugeriu que eu fizesse um livro no qual as conectasse. Aprovei a ideia porque, como eu, outros portadores da doença têm dificuldade para achar informações sobre ela e espero ajudar com a minha história”, finaliza o escritor.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “Consciência Púrpura”, de Henrique Lomônaco

QUANDO: Amanhã (26), às 19h

ONDE: Assis Editora

ENTRADA FRANCA

Mais informações: 3222-6033

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90