Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2017 às 05h05min - Atualizada em 25/05/2017 às 05h05min

Gotas Poéticas homenageia Luiz Duarte

Contista e dentista aposentado é autor do livro “O gato sommelier”, lançado no ano passado

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Luiz Duarte afirma que entrou no mundo literário “pela porta dos fundos” / Foto: Assis Editora/Divulgação

Luiz Duarte é dentista aposentado e um amante das letras. Costuma dizer que entrou no universo da literatura “pelas portas dos fundos”. O contista, que lançou no ano passado o livro “O gato sommelier” (Assis Editora), será o homenageado de hoje na 72ª edição do Sarau Gotas Poéticas, da Assis Editora.

Luiz conta que praticamente nasceu dentro de uma escola. A mãe era vice-diretora do então Grupo Escolar Doutor Duarte Pimentel de Ulhoa – avô de Luiz –, que agora é agora é Escola Estadual. Ela sempre levava o filho para o prédio. Aos cinco anos ele aprendeu a ler. Seu lugar favorito: a biblioteca. “Eu lia de tudo, não tinha muito filtro. Comecei por Monteiro Lobato e, além de ler, eu gostava de interpretar os personagens. O problema é que esses personagens eram fictícios e comecei a ‘pagar mico’ nessa época...e nunca mais parei”, brinca.

Além da prática da odontologia, Duarte também escreveu para jornais da cidade como o “Correio de Uberlândia” e “O Triângulo”, para jornal de Ribeirão Preto (SP), onde estudou e produzia para o rádio-teatro. “Sempre gostei de escrever e sou contista, e não cronista. Eu invento as histórias baseadas em coisas que ouço ou presencio no dia a dia, isso desde a infância”, afirma.

Humildemente ele diz estar honrado e surpreso com a homenagem que receberá esta noite. “Eu sou frequentador assíduo do Sarau e perguntei: ‘por que eu?’... A maior parte dos participantes é poeta e eu não sou poeta, às vezes acho que nem entendo bem a poesia de hoje, mas fico feliz pela homenagem e por estar cercado de pessoas com quem sempre rende um bom papo”, afirma o escritor que agora está lendo “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” (Ed. Record), de Olavo de Carvalho.

 

SERVIÇO

O QUE: 72º Sarau Gotas Poéticas – Homenagem a Luiz Duarte

QUANDO: Hoje (25), às 19h

ONDE: Assis Editora (rua José Antônio Teodoro, 76, bairro Aparecida)

ENTRADA FRANCA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90