Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2017 às 06h10min - Atualizada em 24/05/2017 às 06h10min

Mostra destaca profissões no caminho da extinção

Fotoclube de Uberlândia chama atenção para ofícios cada vez mais raros

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Em tempos de fotos digitais, o revelador de fotografias é cada vez menos procurado no mercado / Foto: Flávio Alves/Reprodução

Você se lembra quando foi a última vez que levou um filme fotográfico para revelação, levou um relógio para ser concertado ou fez uma encomenda para uma quitandeira perto de sua casa? Essas e outras 12 profissões estão retratadas na exposição “Ofícios em extinção”, do Fotoclube de Uberlândia, em cartaz na Galeria do Mercado Municipal.

Segundo o diretor de fotografia do Fotoclube, Leonardo Fonseca Figueiredo, a inauguração da mostra em maio foi estratégica por ser o mês do trabalhador, que há tempos vem perdendo espaço para a indústria. As imagens registradas trazem ofícios que não são ensinados em escolas ou em cursos e são geralmente passados de pai para filho, como carreiro, que faz o transporte de objetos em carros de boi. Outras, como o engenho de cana, mostra uma atividade atualmente dominada pelas máquinas. Os registros foram feitos em diferentes cidades do país.

Sandra Regina Pacheco de Freitas é presidente do Fotoclube de Uberlândia há cerca de um ano e meio. Ela afirma que entre membros assíduos são aproximadamente 20 fotógrafos que participam dos encontros. “Quando o Leonardo Figueiredo veio com a ideia dessa exposição, todos os membros concordaram e cada um teve a liberdade de escolher a profissão que registraria”, disse Sandra, que retratou uma sapateira.

Apesar de ainda ter espaço no mercado, Sandra acredita que este ofício deve sumir do mapa em pouco tempo, assim como outras profissões retratadas na exposição. “É uma questão de tempo. No caso da sapateira, por exemplo, há quem ainda leve sapatos e bolsas de couro para reparo. Com o aumento do uso do couro ecológico é algo que não vai mais compensar, já que o concerto da peça ficaria às vezes mais caro do que uma nova”, explica.

SERVIÇO

O QUE: Exposição coletiva “Ofícios em extinção”

QUEM: Fotoclube de Uberlândia

ONDE: Galeria do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255 – Centro)

QUANDO: até 5 de junho de segunda a sexta-feira das 12h às 18h

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3235-7790


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90