Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/05/2017 às 09h51min - Atualizada em 18/05/2017 às 09h51min

Catsu comemora 15 edições com novidades

Jovem que iniciou o projeto com um grupo de amigos em 2008 hoje ocupa o cargo de CEO do evento

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Da Redação
O apresentador e cantor Yudi Tamashiro é uma aposta da Catsu para este ano

Há 15 anos, um grupo de adolescentes de Uberlândia começou, em parceria com um extinto colégio privado da cidade, uma feira de arte pop, que na época chamou a atenção por seus cosplays (pessoas vestidas como seus personagens favoritos dos quadrinhos, séries, animes ou filmes). A Catsu - (Convenção de Animes e Tokusatsus) é um evento multitemático com em ênfase na cultura japonesa. Animes são desenhos animados japoneses e Tokusatsus são séries de heróis japoneses com ênfase em efeitos especiais. Em sua 15ª edição, neste final de semana, o encontro ganha mais espaço e será realizada nos dias 20 e 21, na Unialgar.

Um desses garotos que iniciou a Catsu em 2008 é Tiago Morais, hoje CEO do evento. "Tomei a frente desse negócio com o qual sempre trabalhamos com seriedade, de forma organizada. Na época foi um grande desafio porque era algo novo em Uberlândia. Tivemos o apoio do colégio Êxitus, onde aconteceu a primeira edição e foi uma aposta para ver se o público da cidade abraçaria o evento. Deu certo e hoje atraímos até caravanas de cidades da região e até de outros estados", afirma Tiago.

Ele recorda que para uma primeira edição tiveram um bom público em 2008. "Ao olhar para trás é possível ver que crescemos absurdamente. Amadurecemos e a cada ano que passa a Catsu se torna maior e atrai gente de outros segmentos dessa cultura pop que abrange muita coisa", diz o CEO.

Tiago e a equipe que faz a Catsu estão orgulhosos pelo leque de oportunidades que abriram e não se acomodam. Sempre que acaba uma edição eles já começam a pensar na seguinte. "A gente dá um tempo para descansar e logo começa a planejar mais uma. Não tem como ser diferente porque não é algo que fique pronto em um mês. Levamos em média de seis a oito meses para fazer um evento de qualidade", explica Tiago.

Entre coordenadores, subcoordenadores e staff, a Catsu conta com 120 pessoas por dia, trabalhando diretamente na convenção. Tiago define a transformação da Catsu ao longo dos anos como positiva graças ao amadurecimento. "A Catsu amadureceu, foi se moldando ao passar do tempo com as sugestões do público. Precisamos ouví-los. Também seguimos as tendências porque a cada ano tem muita novidade nesse mercado", disse Tiago. Ele cita o exemplo do espaço para exibição de animes que existia nas primeiras edições e hoje não existe mais porque quem quer assistir baixa no celular ou assiste via streaming na internet. "São coisas às quais temos que estar atentos e dar sequência em outras atividades. E sempre que tiramos alguma atração trazemos outra melhor, mais atual", disse. Entre as novidades que têm ganhado mais espaço nos últimos anos são os e-Sports (esportes eletrônicos).

PÚBLICO

Tiago Morais afirma que o público da Catsu é formado, em sua maioria, por crianças e adolescentes e ainda geeks, nerds e afins. “Nos últimos anos, principalmente a partir de 2013, percebemos que os pais estão mais participativos. Eles levam os filhos, jogam videogames com eles e até fazem cosplay. Essa interação que percebemos entre eles é muito legal."

Nessa edição, de cara nova, eles fizeram um apanhado geral da cena. A Unialgar é um espaço três vezes maior do que o local onde a feira aconteceu no ano passado. “Podem esperar muita coisa legal”, afirma Tiago.



 

ATRAÇÕES


Não basta ser sensação na internet para ser parte do evento

 

Para escolherem as atrações da Catsu, os organizadores trabalham com duas vertentes. Na primeira, fazem uma pesquisa com os frequentadores para ver o que tem agradado em Uberlândia, o que eles mais querem ver. A partir daí têm um direcionamento. A segunda tem a ver com o próprio "feeling" dos organizadores, as apostas que fazem.  "Sempre trazemos novidade. Neste ano, por exemplo, trazer o Yudi Tamashiro (ex- apresentador do “Bom dia e Cia”) foi uma aposta e ficamos muito felizes porque a aceitação está muito boa, o que foi positivo para a curadoria” conta Tiago.


Além disso, na hora de selecionar uma atração, outros fatores são considerados. Não basta estar em alta ou atingir milhões de seguidores no YouTube para ser elegível para a Castu. "Prezamos pela qualidade. Muitas vezes as pessoas pedem a presença de youtubers que simplesmente não condizem com a nossa proposta, por isso não trazemos. É difícil falar em pontos, mas sabemos que não vai agregar nada para os jovens ali", explica o curador.


Para tornar tudo isso possível é preciso apoio principalmente da iniciativa privada. Thiago afirma que não é uma tarefa fácil por ser um evento diferente e segmentado. "Neste ano melhorou, mas isso é resultado de todo o trabalho já realizado. As empresas começaram a ver que realmente é um evento de grande potencial. Atualmente, em termos de qualidade, superamos um evento similar que acontece em Belo Horizonte e isso traz bastante atenção pra gente" diz o CEO.


SERVIÇO

O QUE: 15ª Catsu

QUANDO: sábado (20) e domingo (21)  das 10h às 19h

LOCAL: Unialgar (Av. Floriano Peixoto, 6.495, Granja Marileusa)

INGRESSOS: a partir de R$ 35

MAIS INFORMAÇÕES: www.catsu.com.br

ARTE

PROGRAMAÇÃO 15ª CATSU

SÁBADO (20)


Show com o cantor Japonês Satsuki

Muca Muriçoca (youtuber) - Entretenimento no palco, entrevistas no evento e sessão de fotos

Hastad (streamer) - Bate papo no palco e sessão de fotos

Keoma (Pro player) - Bate papo no palco, sessão de fotos, free play com o público

Palestra com o quadrinistas Max Andrade

Filmagem do Showcase cosplay pela equipe Animaff

Concurso Cosplay


DOMINGO (21)


Muca Muriçoca (youtuber) - Entretenimento no palco e sessão de fotos.

Show de Hipnose

Dubladrora Fernanda Bullara - (Bate papo no palco e sessão de fotos)

Yudi Tamashiro - (Bate papo no palco e sessão de fotos)

Filmagem do Showcase cosplay pela equipe Animaff

Jovirone (Streamer) - (Bate papo no palco e sessão de fotos)

Concurso Cosplay


 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90