Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/05/2017 às 09h59min - Atualizada em 11/05/2017 às 09h59min

Ator Nelson Xavier morre em Uberlândia aos 75 anos

O ator Nelson Xavier morreu, na madrugada de ontem, em Uberlândia. Ele estava com 75 anos e faleceu em decorrência de complicações pulmonares. O corpo do ator seguiu para o Rio, onde deve ser cremado hoje.

O Hospital Santa Genoveva, onde o ator recebeu cuidados médicos, divulgou nota sobre o falecimento do ator. “O paciente Nelson Xavier deu entrada no hospital por volta das 10h45 desta terça-feira e veio a óbito à 00h45 de hoje [ontem]. Entrou com quadro pulmonar grave e estava acompanhado da esposa e familiares”, informou o texto.

O ator foi diagnosticado com um câncer de próstata em 2004 e, em 2014, no Festival de Gramado, chegou a anunciar que estava curado. A doença, porém, retornou e estava em estágio avançado. Em Uberlândia, o ator recebia cuidados paliativos em uma clínica particular. Nelson planejava se mudar a cidade.

Um comunicado público do falecimento foi feito nas redes sociais pela sua filha Tereza Villela Xavier. “Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu. Além de Tereza, Nelson Xavier deixa outros três filhos e esposa, a atriz Via Negromonte.

 

Carreira

 

Nascido em São Paulo, o ator fez extensa carreira na televisão, no cinema e no teatro. O início de sua trajetória cinematográfica se mistura com o Cinema Novo, na década de 1960. Entre os trabalhos de Nelson Xavier nesta época, destacam-se filmes dirigidos por Ruy Guerra, como Os deuses e os mortos, de 1970, e A Queda, de 1978, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim.

 

Em 2010, Nelson foi protagonista da cinebiografia Chico Xavier, na qual interpretou o médium, sob a direção de Daniel Filho. Na televisão, seu último trabalho foi na novela Babilônia, da TV Globo, em 2015. Ele também atuou em novelas como Gabriela, Pedra Sobre Pedra, Renascer, A Favorita e Senhora do Destino, que atualmente é reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

 

Na dramaturgia, em que deu seus primeiros passos como ator, Nelson Xavier ficou marcado por integrar o elenco de peças de diretores renomados integrantes do Teatro de Arena.

 

Nelson Xavier ainda poderá ser visto nas telas em novo trabalho. Ele protagoniza o filme Comeback, de Erico Rassi, que retrata a história de um ex-pistoleiro aposentado que reage com violência à hostilidade do mundo que o cerca. Apresentado pela primeira vez no Festival do Rio do ano passado, o filme deve chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 25.

 

REPERCUSSÃO

 

A morte de Nelson Xavier foi lamentada por artistas e amigos nas redes sociais, entre eles Juliana Paes e Lúcio Mauro Filho.

 

"Meu querido Nelson! Boa viagem! Foi uma honra e um grande prazer dividir cena com vc! Vá com Deus, meu amigo!!!! Saudade fica conosco", disse Juliana Paes no Twitter. A atriz contracenou com Xavier em "Despedida", filme pelo qual o ator ganhou o prêmio de melhor ator no Festival do Rio.

 

"O mundo lhe perde, mas fica com tudo que você deixou de maravilhoso para todos nós!", afirmou a atriz Zezé Mota. Já o ator Lúcio Mauro Filho declarou que Xavier era uma inspiração. "Partiu de bem com a vida e a morte. Teve uma carreira que de tão linda, fez o ateu convicto descobrir a espiritualidade através de um de seus personagens, outro Xavier, o Chico", escreveu.

 

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90