Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/05/2017 às 10h07min - Atualizada em 09/05/2017 às 10h07min

Alexandre França compartilha suas memórias

Com mais de três décadas de carreira, o artista plástico faz mostra especial no Museu Municipal

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Da Redação
Alexandre França exibe suas novas criações no Museu Municipal até dia 11

Alexandre França entra em sua quarta década na vida artística. Não só nas artes plásticas, mas artes visuais em geral, escultura, fotografia. O uberlandense, porém, faz uma exposição especial em curtíssima temporada no Museu Municipal de Uberlândia. “Museu em mim” traz criações que surgiram a partir da mesa da Câmara de Vereadores, que faz parte da exposição permanente do Museu, local onde Alexandre expõe pela primeira vez.

Assim como o artista, foi múltipla a noite de lançamento, na quarta-feira (3). A noite contou com o coquetel de lançamento da revista “AUP!”, desenvolvida pelos docentes e discentes do curso de Arquitetura da Unitri, food truck na praça e ainda show de classic rock com a banda V8.

O anfitrião da noite estava rodeado de amigos e não escondia a satisfação de ver esse projeto concretizado. “Gosto quando as coisas acontecem assim, juntas e ao mesmo tempo, um segmento dando força ao outro, e esse lugar é muito especial para mim e quando me fizeram o convite para essa exposição não pensei duas vezes para aceitar”, disse o artista durante o coquetel da exposição.

O espaço de “Museu em mim” é de uma delicadeza ímpar. Quem visitar entrará em contato com as memórias do artista, porém terá as próprias memórias estimuladas. “Eram duas situações que eu queria trabalhar. A primeira é esse museu interno que todos nós temos. Colecionamos coisas, sentimentos, ideias de alguma maneira, todos fazemos isso. A segunda, o Museu Municipal que carrega a história da cidade. Tenho uma afetividade muito grande por esse lugar e nunca tinha exposto aqui”, afirma.

E essas duas situações convergem na exposição. As cadeiras, itens colecionados por Alexandre em miniatura, ganham espaços diferentes, bem aconchegadas em instalações que com certeza vão despertar lembranças nos visitantes. Estejam elas delicadamente colocadas fora de uma espécie de pirâmide ou de pernas pro ar sobre um tule laranja, conquistam o olhar pela leveza. Nas paredes ganham cores fortes e gritantes, levando mais vida para o Palácio dos Leões.

“Trouxe essas imagens que têm a ver com mobiliários que todos nós temos. É uma exposição que traz a minha memória mas para estimular a sua também. Aqui, gosto de pensar que as pessoas vão avaliar como estão preservando as coisas, o que é patrimônio que nós temos em um momento em que vemos tanta degradação. Quero que as pessoas percebam que precisamos ter esse olhar de preservação tanto com a gente, quanto com o outro e com o espaço”, explica o artista.

 

SERVIÇO

O QUE: Exposição “Museu em mim”

QUEM: Alexandre França

ONDE: Museu Municipal de Uberlândia (Praça Clarimundo Carneiro, Centro)

QUANDO: Até 11 de maio, das 8h às 17h30

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3214-0068 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90