Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/05/2017 às 10h18min - Atualizada em 03/05/2017 às 10h18min

Abertas inscrições para o “Mercado de Pulgas”

Interessados em participar da primeira edição do projeto podem se inscrever até o dia 12 de maio

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Da Redação
Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia deve ter representantes no “Mercado de Pulgas”

A preservação da memória de um povo, de uma sociedade, por meio de objetos é uma forma de levar o espectador a uma viagem sem sair do lugar. Para reunir colecionadores de diferentes épocas e interesses, o Mercado Municipal promove, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a primeira edição do “Mercado de Pulgas”, no dia 21 de maio.

A proposta é levar para a calçada da rua Olegário Maciel, no Centro de Uberlândia, objetos de colecionadores que estão restritos a espaços particulares. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 12 de maio. A inscrição é gratuita e pode ser feita tanto por pessoa física quanto jurídica. São esperadas inscrições de colecionadores, artistas, ateliês, brechós e antiquários da cidade.

Para Francisco Carlos de Moraes Salles, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia, a iniciativa é muito bem-vinda. “É uma forma de juntar em um só espaço pessoas de interesses diferentes, mas também muita coisa em comum, como a paixão por objetos antigos e a vontade de contar suas histórias”, afirmou o presidente da entidade que completa 50 anos em outubro e já está preparando a inscrição no edital.

Salles diz ainda que a cidade carece de opções desse tipo e acredita que a partir dessa primeira edição do “Mercado de Pulgas” outros encontros semelhantes devem acontecer. “É uma cultura forte aqui na América do Sul, em cidades como Buenos Aires, e forte também na Europa. Espero que seja algo que marque também a cultura uberlandense”, comenta.

No dia 21 o espaço viabilizará, além da exposição, venda e troca de produtos e bens colecionáveis. Ao todo, serão selecionados dez expositores, e as peças devem atender ao menos dois dos quatro critérios exigidos: raridade, antiguidade, bom estado de conservação e curiosidade.

Na feira, será possível a exposição, venda ou troca de produtos como: livros, gibis, bijuterias, revistas, artigos de decoração, CDs, DVDs, LPs, louças, fotografias, relógios, selos, moedas, antiguidades obras de artes, entre outros. Ou seja, o “Mercado de Pulgas” será praticamente uma feira livre cultural. “Será muito mais do que um encontro entre os artistas e a comunidade: trata-se de um momento de interação cultural, resgate da memória e de valorização das artes”, disse Mônica Debs, secretária de Cultura.

 

ENCONTRO DE AFETO

A coordenadora do Espaço Cultural do Mercado Municipal de Uberlândia, Yone Corrêa de Araújo, afirma que todos os envolvidos no projeto trabalham para que ele seja bem recebido pelos uberlandenses. “Queremos trazer ainda mais memória para o espaço do Mercado Municipal e tornar esse evento algo como uma viagem no tempo para todos que participarem. Mais do que um encontro para trocas, vendas e exibição, é um encontro de afeto, permeado por saudade, memória e muita história”, disse.

Para Yone, o domingo é um dia que favorece a presença de famílias no Mercado. “Os pais podem trazer as crianças que, com certeza, verão muitos dos objetos expostos pela primeira vez. O ‘Mercado de Pulgas’ é uma iniciativa sustentável, um espaço para a barganha que não vai colocar mais produtos no mundo. Reúne também gente muito interessante”, comenta a coordenadora.

Os itens selecionados para o 1º “Mercado de Pulgas” serão definidos por uma banca, e o resultado deve sair no dia 17 de maio. Yone Corrêa lembra que é imprescindível a inscrição no edital.

 

Para ser um expositor

O QUE: seleção para expositores da 1ª edição do “Mercado de Pulgas: antiguidades e colecionismos”

QUANDO: inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h). O “Mercado de Pulgas” acontece no dia 21 de maio das 10h às 16h.

ONDE: Espaço Cultural do Mercado Municipal (av. Olegário Maciel, 155, Centro)

Critérios exigidos: interessados devem ser pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas. Os objetos expostos devem atender ao menos dois dos quatro critérios apontados em edital: raridade, antiguidade, bom estado de conservação e curiosidade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: ficha de inscrição preenchida (disponível no site www.uberlandia.mg.gov.br), documentos (pessoais ou da empresa), comprovante de residência e a relação dos produtos que serão expostos.

MAIS INFORMAÇÕES: No edital, no site da PMU, ou pelo telefone 3235-7790.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90