Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/04/2017 às 08h08min - Atualizada em 25/04/2017 às 08h08min

Túnel do tempo para a nostalgia oitentista

Exposição “I love anos 80”reúne itens que definiram uma época

Adreana Oliveira | Editora
Da Redação
Leandro Borges, o Substance, e Giulliano Lazzarini, o Asa, são os curadores da exposição (Adreana Oliveira)

Nossa memória afetiva pode ser despertada de inúmeras formas: por um aroma, pelo encontro com alguém que fez parte da nossa infância, pelo gosto de um refrigerante que nos leva de volta ao início do período escolar ou um objeto do qual não nos desgrudávamos enquanto crescíamos.

A exposição “I love anos 80”, que tem sua edição atual no Uberlândia Shopping, é um túnel do tempo para a nostalgia oitentista. Quem cresceu nesta época vai se sentir de volta ao passado ao colocar os pés dentro do espaço montado por Leandro Borges, o Substance, e Giulliano Lazzarini, o Asa. Essa é a quarta montagem da mostra em três anos. Ela teve origem com os idealizadores do site “Máquina Pop” (www.maquinapop.com.br), no ar há quatro anos.

Em termos de peças brutas, a exposição é composta por aproximadamente 400 itens e já foi apresentada também em São José dos Campos (SP), com tudo levado pelos expositores. “É um trabalho e tanto quando viajamos com ela. Não dá para fazer isso sem um relaxante muscular”, comenta Asa.

Em Uberlândia, os itens em exposição ficam armazenados na casa dos expositores. A montagem, entre transporte do material e montagem da exposição demora em média três dias. “Mas quando vemos tudo montado, vale a pena. E dessa vez ficou exatamente como a gente queria”, explica Substance.

Porém, os visitantes não são somente pessoas que viveram a infância ou a adolescência nos anos 80. Há crianças que literalmente “puxam” os pais para o espaço, encantadas com um mundo de cores levemente encoberto por uma cortina. “O mais legal disso tudo é que mesmo uma pessoa que tem uma certa resistência na hora de entrar muda de atitude quando está aqui dentro, é bem curioso”, explica Asa.

E olha que nem os bonecos em tamanho natural de Jason e Freddie Krueger, dois ícones do terror dos anos 80, expostos em tamanho real logo na entrada, espantam os pequenos...

É mesmo um apanhado de sensações engatilhado por vinis que tocam bandas como Dominó, Polegar, Blitz, Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, entre outras. Ao dar uma olhada no Castelo de Grayskull é impossível não se lembrar dos gritos de transformação de He-Man e She-ha dos famosos desenhos.

 

ACERVO

Apesar das dificuldades, exposição persevera graças aos idealizadores

O acervo da exposição “I love Anos 80”, apresentada pelo Guaraná Mineiro, pertence aos expositores-colecionadores que recebem muitas doações de pessoas que, muitas vezes, ficaram sem espaço para alguma peça relacionada à época. “Temos um termo que nos proíbe de vender a peça e se um dia decidirmos por encerrar as atividades a pessoa que doou o item pode tê-lo de volta”, conta Substance.

Nesta edição, pela primeira vez, eles também contam com uma coleção de cédulas da época, o que deve chamar a atenção de colecionadores da área de filatelia e numismática.

Entre os itens, o videogame Odissey é o que mais traz lembranças boas para Asa. “Ele é contemporâneo do Atari e, como muita coisa que está aqui, diz mais pelo valor emocional do que monetário”, explica o colecionador. Para Substance, o que traz mais lembranças é a edição “Guerra Espacial – Buck Rogers”, com o qual ele brincava com o pai.

Apesar de todas as dificuldades que envolvem a produção dessa exposição, Asa e Sustance, como verdadeiros guerreiros, não estão prontos para desistir. Sonham com uma sede própria e pretendem levá-la ainda mais longe e aumentar ainda mais o acervo. O sonho de consumo atual? Uma réplica do carro DeLorean usado no clássico “De volta para o futuro”.

SERVIÇO

O QUE: Exposição “I Love Anos 80”

QUANDO: até 21 de maio

HORÁRIO: das 11h às 22h

ONDE: Uberlândia Shopping (2º piso em frente à Kopenhagen)

INGRESSOS: R$ 12 (inteira) R$ 6 (meia-entrada)

INFORMAÇÕES: 4003-7860


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90