Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2017 às 09h04min - Atualizada em 27/03/2017 às 09h04min

MERCADO FITNESS

Treinamento funcional é a nova tendência

ÉDER SOARES – ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Nélio Afonso ao lado do personal trainer Junior Fernandes

Tendo origens no treinamento de atletas olímpicos da antiguidade, o treinamento funcional se renova a cada ano e vem se tornando cada vez mais a maior tendência no mercado do fitness atual. Este método é capaz de ser adaptado às mais variadas necessidades, bem como, aos diferentes níveis de treinamento. Do iniciante ao avançado as aulas são adaptadas aos objetivos de cada aluno.

Em Uberlândia, o personal trainer Junior Fernandes, de 35 anos, começou um projeto de treinamento funcional em julho do ano passado, com o intuito apenas de fazer mais um complemento de renda, mas a parceria com o Clube do Futevolei, próximo à avenida Rondon Pacheco,  cresceu além do esperado e atualmente eles contam com 130 alunos,  número que só cresce a cada mês, já que os alunos vêm preferindo o funcional à rotina das academias. Com isso, o que era para ser apenas um bico passou a ser uma realidade.

Junior, que também é auxiliar de preparação física do Uberlândia Esporte Clube explica as vantagens do treinamento funcional em relação, principalmente, às academias tradicionais. “O treinamento funcional trabalha condicionamento, a parte aeróbico cardiovascular, é bastante dinâmico e conseguimos trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Aquelas pessoas que não gostam da academia acabam se adaptando muito bem ao funcional, pois é feito ao ar livre de uma forma que passa maior liberdade, com os treinamentos na areia e também no estúdio”, disse Júnior.

O engenheiro civil Nélio Afonso Borges Sobrinho, de 31 anos, tentou vários tipos de treinamentos físicos para perder peso, mas somente na funcional conseguiu os resultados que desejava, além de passar a sentir prazer em uma atividade física. “Um amigo me indicou e me explicou como funcionava. Somente nos primeiros meses perdi seis por cento de gordura, o que jamais havia conseguido, mas o meu principal objetivo não é a perda de peso especificamente, mas sim, ter uma boa qualidade de vida”, disse.

Segundo outros especialistas em educação física, o objetivo fundamental do treinamento funcional é tornar o corpo capaz de executar qualquer movimento com a melhor eficiência possível. Um dos princípios deste treinamento é fortalecer a região do core (faixa abdome-dorsal baixo), considerado o centro gerador de força e estabilidade do corpo humano. Com este foco o uso das máquinas tradicionais da musculação torna-se inviável.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90