Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/03/2017 às 09h58min - Atualizada em 14/03/2017 às 09h58min

Clássicos do rock em versões na viola

Turnê “Violando o Rock” chega a Uberlândia na sexta-feira

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Ricardo Vignini e Zé Helder são responsáveis pelo projeto “Moda de Rock”, que comemora 10 anos

As possibilidades da viola são muitas. Além das famosas modas tocadas há décadas e que fazem parte do repertório popular nacional, há quem opte por uma boa simbiose musical juntando o que, a princípio, não tem nada a ver, como clássicos do rock e viola. Nessa proposta o “Moda de Rock” se destacou no Brasil. O duo paulista formado por Ricardo Vignini e Zé Helder chega a Uberlândia e ainda traz um convidado, o mineiro Renato Caetano, para show da turnê “Violando o Rock”, no Teatro Municipal, na próxima sexta-feira (17).

Vignini e Helder usam sua técnica e sensibilidade com maestria pelos clássicos do rock em arranjos de viola. Iniciado em 2007, o “Moda de Rock” surgiu pela vontade do duo de mostrar a transversalidade da viola caipira para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência. O projeto que seguiu como duo, era pra ser trio. O violeiro mineiro Renato Caetano fez parte da primeira formação do trabalho e só não continuou por conta da distância entre Belo Horizonte e São Paulo.

Com Moda de Rock, Ricardo Vignini e Zé Helder lançaram 2 CDs: “Viola Extrema” (2011), num repertório com “Aces High” (Iron Maiden) e Master of Puppets (Metallica), devidamente transformadas em pagode de viola. No “Moda de Rock II” (2016) os violeiros trouxeram mais um pouco desta fusão, com “Diary of a Madman” (Ozzy Osbourne), “Fade to Black” (Metallica) e “Wasted Years” (Iron Maiden).

Renato Caetano, como bom entusiasta das inúmeras possibilidades da viola, lançou em 2016 o CD “As dez cordas de Liverpool” – um tributo violeiro aos Beatles, que prima pela miscigenação de estilos e sons (inclusive, com o uso de uma viola de 14 cordas) na qual a universalidade dos Beatles recebe a sonoridade da viola. Devido ao sucesso do trabalho, Renato foi convidado para participar das edições de 2015 e 2016 da “BH Beatle Week”, foi a 1ª vez da viola de dez cordas no maior evento beatlemaníaco da América Latina.

Os ingressos para o show em Uberlândia já estão à venda e quem levar 1 kg de alimento não perecível pagará a meia-entrada solidária. Os alimentos devem ser levados para entrega na bilheteria do teatro no dia da apresentação. A produção local é da Viola de Nóis.

SERVIÇO

O QUE: Show da Turnê “Violando o Rock”

QUEM: Ricardo Vignini, Zé Helder e Renato Caetano

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

QUANDO: Sexta-feira (17), às 20h

QUANTO: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Todos que levarem 1 kg de alimento não perecível pagam meia-entrada. À venda pelo www.megabilheteria.com, Espaço Violuarte e Sebo CDs.

INFORMAÇÕES: 3214-6005 (Viola de Nóis)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90