Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/03/2017 às 09h10min - Atualizada em 02/03/2017 às 09h10min

Portela quebra jejum de 33 anos

AGREMIAÇÃO CAMPEÃ MOSTROU ALEGORIAS DE FORTE APELO VISUAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS SURPREENDENTES

A Portela é a grande vencedora do carnaval carioca. O resultado pôs fim a um jejum de 33 anos sem títulos. Sob a inspiração do clássico samba do portelense Paulinho da Viola "Foi um rio que passou em minha vida", a escola, em ano inspirado do carnavalesco Paulo Barros, mostrou uma sequência de alegorias de fortíssimo apelo visual e que usaram recursos tecnológicos surpreendentes.

Este é o quarto título de Paulo Barros no Grupo Especial. A disputa foi acirrada e a Portela saiu-se melhor que a Mocidade, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, que ficaram com as colocações seguintes e voltarão no sábado das campeãs. Após a apuração, realizada no sambódromo, o campeonato foi intensamente comemorado, assim como na quadra da escola, que fica em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio.

"O Brasil precisa da Portela, a cultura popular precisa da Portela. A Portela agora vai ter paz para ser a grande escola que ela tem que ser, não vai ter mais que carregar essa cruz do jejum. A Portela vai abraçar todas as suas coirmãs. Mais importante do que levantar a bandeira da Portela é levantar a bandeira do samba", celebrou o presidente, Luis Carlos Magalhães.

 

Sem rebaixamento

 

Nenhuma escola do Grupo Especial do Rio cairá para a série A neste carnaval, por conta dos acidentes com carros alegóricos que prejudicaram duas escolas, o Paraíso do Tuiuti, no domingo, e a Unidos da Tijuca, na segunda-feira, e atrasaram os desfiles. A decisão foi tomada por dirigentes das agremiações em reunião ontem, pouco antes da apuração.

Com isso, ano que vem haverá 13 escolas desfilando, pois a vencedora da série A sobe para o Especial.

Até essa decisão, o temor era de que a Unidos da Tijuca, uma escola grande e que vem conseguindo bons resultados - desde 2010, foi campeã três vezes, e vice duas vezes - descesse para a série A.

"A medida foi correta e exata. Qual escola se sentiria feliz ao sofrer um acidente no meio da pista e ser rebaixada por isso? Que o samba continue sempre unido. Espero que sempre sejam tomadas essas decisões, a partir do momento que vá prejudicar qualquer escola", disse, na expectativa da apuração, Laíla, carnavalesco da Beija-Flor.

A possibilidade de rebaixamento do Paraíso do Tuiuti, agremiação com poder menor, que só desfilou no Grupo Especial em 2001, pesou menos na deliberação. Isso porque tradicionalmente a escola que sobe num ano acaba descendo no seguinte, por ter menos dinheiro e condições de apresentar um trabalho à altura das demais.

Quatro acidentes com carros alegóricos fizeram deste um carnaval atípico e dramático para as escolas de samba do Grupo Especial. Os dois dias de apresentação somaram 32 feridos. No domingo, um carro do Tuiuti entrou torto na pista e prensou pessoas contra a grade no setor 1, ferindo 20. Na segunda, parte da estrutura de um carro da Tijuca desabou no começo do desfile, deixando 12 pessoas machucadas.

"É um ano catastrófico, um carnaval para se esquecer. Tenho 46 anos de desfiles e nunca aconteceu. Não há explicação para isso", avaliou Jorge Perlingeiro, diretor artístico da Liga e apresentador da apuração.

 

TUIUTI

Decisão de não rebaixar foi a mais sensata, diz diretor

 

A decisão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que organiza o desfile do Rio, de não rebaixar nenhuma das agremiações do Grupo Especial foi "a mais sensata", disse o diretor de carnaval da Paraíso do Tuiuti, Leandro de Azevedo Machado.

No total, 32 pessoas ficaram feridas em dois acidentes no sambódromo da Marquês de Sapucaí, um no domingo, outro na segunda. Duas vítimas, envolvidas no acidente com um carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, estão internadas em estado grave. Outras três seguem hospitalizadas, mas com estado de saúde estável. O acidente de segunda-feira foi no desfile da Unidos da Tijuca.

Logo no início da cerimônia de apuração, quando essa decisão foi anunciada, a plateia reagiu. Uma minoria aplaudiu, mas grande parte vaiou e alguns gritaram "vergonha".

"A decisão foi a mais sensata. Carnaval é alegria e celebrar a vida. Como se fala para uma escola desfilar depois daquele problema? Isso dá um baque", afirmou Machado, no sambódromo do Rio, minutos antes do início da cerimônia de anúncio da apuração

Para o diretor da Paraíso do Tuiuti, único representante da escola na apuração, "o acidente foi uma fatalidade". "O carro não tem nenhum tipo de problema. A 'roda maluca' não estava quebrada, até porque ela não ia no chão, ela é de apoio, no caso de as pessoas pularem em cima da alegoria. Vamos aguardar o laudo do perito. Fizemos um grande carnaval", disse Machado.

O diretor disse que, a pedido do presidente da Paraíso do Tuiuti, foi ao hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, visitar as vítimas do acidente de domingo. "Vamos dar qualquer tipo de assistência a todas as vítimas. A Paraíso não vai fugir da sua responsabilidade. Pode não ser culpada do acidente, mas da sua responsabilidade não fugirá", afirmou Machado.

 

ACIDENTES

Promotoria quer regras de segurança das alegorias

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou ontem que fará uma reunião para tratar da segurança do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. O encontro foi marcado para hoje, às 15 horas, após acidentes com carros alegóricos das agremiações que deixaram 32 feridos.

Foram convocados para a reunião representantes da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), da Riotur, do Corpo de Bombeiros, do Inmetro e especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) e da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Segundo o Ministério Público do Rio, o encontro "buscará medidas para evitar acidentes como os ocorridos, em especial no desfile das campeãs, que acontecerá no sábado".

O Ministério Público manteve, em regime de plantão, promotores de Justiça que acompanharam as perícias preliminares feitas pela Polícia Civil. Já há um inquérito instaurado na 6.ª DP (Cidade Nova) para apurar as causas dos acidentes e as respectivas responsabilidades criminais. Logo que concluído, o inquérito será encaminhado à promotoria de investigação penal com atribuição junto à delegacia.

 

Pós-acidente

Inmetro pretende regulamentar carros alegóricos

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai reunir, no fim deste mês, todos os agentes envolvidos nos acidentes com carros alegóricos de escolas de samba neste carnaval no Rio de Janeiro. O Inmetro pretende regulamentar esse tipo de veículo.

A informação foi dada pelo presidente do órgão, Carlos Augusto de Azevedo. Participarão do encontro representantes da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), entre outras instituições.

Após o painel setorial, será constituído grupo de trabalho para fazer a regulamentação dos carros, a partir de medidas de curto, médio e longo prazos que serão tomadas. “Com isso, entendemos que diminui a possibilidade de acidentes, de falhas no material”, disse o presidente do Inmetro.

Azevedo informou que serão definidos parâmetros e medidas para os carros alegóricos em um processo semelhante ao feito pelo Inmetro com ônibus escolares. “Certificamos o projeto desses ônibus e depois verificamos se, quando aquele ônibus foi entregue, está dentro das características contratadas.”

No caso dos carros alegóricos, o Inmetro pretende verificar ainda se o projeto foi feito para suportar determinada carga. Azevedo lembrou que o órgão já inspeciona veículos modificados, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Até agora, o Inmetro não inspecionava carro alegórico porque esse tipo de veículo não trafega normalmente no trânsito.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90