Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/02/2017 às 09h29min - Atualizada em 16/02/2017 às 09h29min

As poesias e as lições de Gabriela

Jovem uberlandense diagnosticada com paralisia cerebral aos 11 meses lança primeiro livro

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
DA REDAÇÃO

Gabriela Rossi Bernardes é uma jovem de 22 anos. Inquieta, conectada, do tipo que faz duas coisas ao mesmo tempo sem perceber. Hoje, às 19h na Livraria Leitura, a uberlandense lança seu primeiro livro “Eu sou mesmo assim...Gabriela (Êxito Editorial, 57 páginas, R$ 18). Ao vê-la em ação, passa quase batido o fato de ela ter alguma deficiência. Portadora de paralisia cerebral diagnosticada aos 11 meses de idade, essa garota é uma inspiração para muita gente que se acomoda e se entrega a reclamações corriqueiras do dia a dia no lugar de realmente fazer alguma coisa.

De onde Gabriela tira toda essa força e determinação? Do apoio da família, dos amigos, da música e principalmente, dela mesma. “Desde criança meus pais fizeram de tudo para que eu tivesse uma vida boa. Não vou dizer que não passei por dificuldades, que não sofri preconceito, mas me considero uma pessoa feliz e agora com esse livro, que eu não tinha ideia que conseguiria escrever, tenho mais motivos para seguir adiante”, disse a jovem escritora.

Cursando o EJA (Educação para Jovens e Adultos), Gabriela Bernades espera terminar o segundo grau ainda neste ano. Depois, pensa em fazer pedagogia ou publicidade e, quem sabe, jornalismo. “Eu adoro crianças e gosto muito de ensinar mas também adoro essa área de comunicação, estar em contato com muitas pessoas, ver o que acontece no mundo ao meu redor”, comenta. Além dos estudos, ela mantém um blog onde divulga agenda de eventos culturais da cidade, o “Blog de Notícias da Gabi” e também ajuda na divulgação da banda uberlandense de pop rock Rota 44.

“Música sempre foi uma inspiração pra mim. E ouço essas bandas de Uberlândia como Rota 44, PaQua, Sempre Bom e o Lucas Decarizo, que é um irmão de coração para mim”, afirma a jovem que, claro, se inspira também com o cotidiano. Seu livro de poesias divide-se em quatro capítulos: “Urbanas”, “Sensações”, “Passatempo”, “Familiares”, “Diversidade” e “Natureza” no qual ela versa sobre assuntos que a fazem pensar e os quais compartilha diariamente com os amigos. Agora, poderá dividir com seus novos leitores esse trabalho que demorou aproximadamente um ano para ficar pronto.

O livro projeto gráfico de Henrique Castro, prefácio de Ivone Santana e edição e revisão da jornalista Stela Masson, a quem Gabriela dedica um carinho especial. “A Stela me conhece desde criança e quando perguntei se ela me ajudaria com o livro ela disse ‘na hora’, e aqui estou eu, prestes a lança-lo”, disse Gabriela ontem ao Diário do Comércio, enquanto aguardava uma entrevista ao vivo que foi realizada na Rádio América de Uberlândia.

 

Inclusão

Gabriela tem um carinho especial pela Escola da Criança, onde cursou o Ensino Fundamental. Depois foi para a Apae e agora está no colégio Novo Horizonte, para portadores de necessidades especiais. Inclusão nunca faltou em sua vida. “Tenho amigos de todos os jeitos e minha família nunca tentou me isolar ou me privar do convívio de outras pessoas. Penso que muitas vezes o deficiente sofre pelo preconceito que começa na própria família, que muitas vezes o isola. Nas escolas é importante a inclusão, porém, se não há material humano e didático para ajudar essas crianças a se desenvolverem não vejo que seja algo ruim elas estudarem em uma escola voltada para crianças especiais”, afirma a uberlandense que começou a se aprimorar na escrita no nono ano.

A dança, assim como a música, também inspira Gabriela, quem já fez balé e zumba, além de natação e outras atividades que ajudam no desenvolvimento físico e intelectual de qualquer pessoa. Para todos, ela deixa um recado. “Independentemente se você tem alguma deficiência ou não, jogue fora o preconceito, saia de casa, procure alguém que você goste para realizar o seu sonho e seja feliz, é possível e isso vai fazer você se sentir bem”, finaliza.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “Eu sou mesmo assim...Gabriela”, que estará disponível para venda e contará com a presença da autora para autografa-los

QUEM: Gabriela Rossi Bernardes

QUANDO: Hoje (16/02) das 19h às 21h

ONDE: Espaço interno da Livraria Leitura no Uberlândia Shopping (Paulo Gracindo, nº 15 - Morada da Colina). O shopping está com estacionamento grátis.

ENTRADA FRANCA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90