Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/01/2017 às 09h03min - Atualizada em 31/01/2017 às 09h03min

Basbaum lança livro em Uberlândia

Autor estará no Museu Universitário de Arte com “O primado da percepção e suas consequências no ambiente midiático”

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Basbaum vem pela primeira vez a Uberlândia, onde participa de banca da UFU

Convidado para participar de uma banca na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o artista, pesquisador e escritor Sérgio Roclaw Basbaum aproveita a oportunidade para lançar na cidade o livro “O primado da percepção e suas consequências no ambiente midiático” (Intermeios-Fapesp, 2016). É a primeira visita de Basbaum à cidade e o lançamento da Obra será no Museu Universitário de Arte (MUnA), às 20h.

No prefácio do livro, Priscila Arantes afirma que Basbaum, com este livro, constrói uma tessitura clara e crítica, reflexiva e contundente para mostrar a centralidade da percepção e suas consequências na cena contemporânea. “Abre, assim, nossos olhos e demais sentidos para o cenário singular do nosso tempo. A percepção, nessa paisagem, pode ser vista tanto como uma arca fúnebre e fria – calculada e calculável- em que silenciados somos fadados a seguir os programas da caixa preta ou, como em um circuito paralelo, pode nos permitir a construir caminhos diversos para reassumirmos o lugar da nossa experiência na constituição do sentido que damos ao mundo”, escreveu.
Para Peter Pál Pelbart, autor do texto que apresenta a obra, “O primado da percepção e suas consequências no ambiente midiático” é de relevância inegável, seja pelo teor, pela escrita impecável, pela acuidade, pela bibliografia exaustiva, e sobretudo pela grande pertinência temática. “É uma grande aposta dar a ver a percepção ela mesma, que é o que mais nos é ocultado... Eis um exercício que demanda uma reflexividade filosófica, mas também um trânsito nas tecnologias contemporâneas, e você dispõe desses requisitos, de sobra. Creio que você consegue fazer, nesse entrecruzamento entre a fenomenologia, a antropologia e a cibercultura, um panorama luminoso sobre a atualidade”.

O autor

Sérgio Roclaw Basbaum é artista e pesquisador, nasceu em São Paulo, em 1964. Músico, bacharel em Cinema (ECA-USP), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP), com pós-doutorado em filosofia (UNESP), é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. É autor de "Sinestesia, Arte e Tecnologia" (2002), além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Como compositor, instrumentista, produtor e arranjador, lançou dois álbuns de composições originais no terreno música instrumental e da canção popular – “Capitão Nemo no forró de Todos de Santos” (1999) e “PopuP – Pop é o contrário de poP” (2012); em outras empreitadas como artista, participou de diversos eventos e mostras coletivas, com trabalhos em vídeo interativo, poesia, obras sonoras e performance audiovisual.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90