Foto: Divulgação
A Liga Uberlandense de Futebol encerrou no domingo a temporada 2024 com a decisão do principal campeonato que realiza anualmente, o Amador da Divisão Especial. Das 20 equipes que disputaram o campeonato, Esporte Clube Voluntários e Canaã Futebol Clube (foto) chegaram à final e fizeram uma boa decisão, numa manhã alternada por sol e chuva. A disputa começou após as 10 horas, tendo em vista uma programação de homenagens antes de começar o jogo, um reconhecimento justo da diretoria da Liga a várias pessoas com relevantes serviços prestados ao futebol amador da cidade.
A disputa pelo título começou com o Voluntários apresentando uma campanha superior à do adversário Canaã, teoricamente carregando um possível favoritismo, o que se confirmou com a vantagem de 1 a 0 do Voluntários até boa parte do segundo tempo. Superando algumas dificuldades, foi arrumando o time e com muita determinação, o Canaã não se intimidou e foi à luta, até que conseguiu o empate. Já nas proximidades do final da partida, o Voluntários criou algumas boas oportunidades, mas não conseguiu converter em gol, mas o Canaã lutava bravamente e também criou oportunidades, até que numa jogada espetacular, fez 2 a 1 e levou sua torcida ao delírio. O Voluntários partiu com tudo e imediatamente criou uma grande oportunidade e mais uma vez não converteu. O Canaã seguiu guerreiro e segurou até o apito final, sagrando-se campeão amador da LUF pela primeira vez em sua história.
O Canaã foi campeão com Tayron, Jaú (Cauã), Joabe, Clere Júnior (Romarinho) e Baiano (Darlon); Cincão, Amaral (Leandrinho), Gabriel Boy, Marcos Willian (Pedro Henrique); Nedilson e Rafael Alcino (Lucas Ricardo). Técnico: Careca.
O Voluntários foi vice-campeão com Jade, Dejar, Willian Goiano, Estevão e Romar; Mário César, Joilson, Queijinho e Gilbertinho; Vinicius e Serginho. Técnico: Erik Borges.
Luiz Gustavo apitou a partida, auxiliado por Ricardo Coelho e Gilson Rodrigues.
Para chegar ao inédito título, o Canaã fez a seguinte campanha ao longo da competição: 15 jogos, 9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 32 gols pró, 17 contra, saldo de 15 gols, 30 pontos ganhos.
Resultados do Canaã no campeonato: 3x0 no Girassol, 7x0 Guará, 0x0 Unisport, 6x1 Benfica, 3x2 Cruz Azul, 0x1 América, 0x3 Martins, 1x5 Tocantins, 4x1 Rio Branco (na primeira fase); 1x0 e 0x0 com o Luizote (oitavas de final); 1x0 e 1x0 com o Martins (quartas de final); 3x3 com o São Jorge e vitória nos pênaltis por 4x2 em jogo único (semifinais), e 2x1 no Voluntários na decisão do título.
O presidente da Liga, Renato Batista dos Santos, que passa o comando da entidade em janeiro à nova diretoria recentemente eleita, fez uma série de agradecimentos a diversas pessoas e segmentos, como forma de reconhecimento pelas parcerias ao longo dos 12 anos à frente da LUF, ressaltando que “O futebol amador é uma grande e importante ferramenta em favor da sociedade uberlandense”, desejando sucesso à nova administração.
SOÇAITE PRAIANO NAS SEMIFINAIS
A coordenação de esportes do Praia Clube encerrou no domingo a primeira etapa do campeonato de futebol soçaite adulto masculino, que teve participação de 8 equipes. A última rodada mostrou Promocar 6x4 Invest Plus, Kubanacan 3x2 Marly Buffet, Duff Distribuidora 5x3 MP Design e Arena Bali 3x0 +Amigo. A classificação ficou assim: Kubanacan, Promocar e Invest Plus juntos com 16 pontos e o Marly Buffet com 13 pontos, os quatro semifinalistas. Ficaram eliminados o Duff Distribuidora com 9, +Amigo com 5, Arena Bali com 4, e o MP Design com 1 ponto. Os três primeiros colocados juntos com 16 pontos definiram as posições no saldo de gols: Kubanacan com saldo de 17, Promocar com 16 e o Invest Plus com 8 gols de saldo. Assim, os confrontos das semifinais marcam Kubanacan (1º) x Marly Buffet (4º) e Promocar (2º) x Invest Plus (3º). As semifinais estão marcadas para o próximo domingo, dia 8, e a final para o dia 15, domingo seguinte.
VOLUNTÁRIOS NA FINAL DO VETERANO
A equipe do Esporte Clube Voluntários está em nova decisão no futebol amador da cidade, desta vez no Campeonato Vetearno/Máster, também realizado pela Liga Uberlandense. A fase semifinal foi realizada sábado passado, com o Voluntários derrotando o Pinheiro por 3 a 2, enquanto Cruz Azul e Tocantins empataram em 1 a 1, com vitória por 4x2 do Cruz Azul na cobrança de penalidades. A decisão está marcada para o próximo sábado, dia 7, provavelmente no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, quando a LUF encerra definitivamente a temporada 2024. Pela campanha, o Voluntários é favorito na final, uma vez que disputou 10 partidas e venceu todas, inclusive várias por goleadas, marcou 55 gols e sofreu 9, tendo um saldo de 46 gols.
COPA FUTEL FARÁ A DECISÃO NO SÁBADO
A diretoria de esportes da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer marcou para o próximo sábado, dia 7, no Poliesportivo Sabiazinho, a decisão da 20ª edição da Copa Futel de futebol de campo adulto masculino. A final será entre duas equipes com o mesmo nome, uma Inter Udi e a outra Inter do Pará. Nas semifinais o Inter Udi eliminou o Aliança com vitória de 5 a 3 nas penalidades, após empate em 1 a 1 no tempo normal, enquanto na outra série o Inter do Pará tirou o Canaã ao vencer nos pênaltis por 3 a 2, após empate sem abertura de contagem no tempo normal.
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.