Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/08/2017 às 17h45min - Atualizada em 17/08/2017 às 17h45min

Processo de contratação de executivos requer expertise

ROBSON BARBOSA* | LEITOR DO DIÁRIO

A contratação de executivos requer atenção e planejamento diferenciado. E os motivos que levam as organizações a buscarem novos gestores geralmente estão alinhados à necessidade de mudança de estratégia do negócio, baixa performance ou atitudes e comportamentos inadequados. Em função deste impacto diretamente nos resultados do negócio das empresas, é que se faz necessária uma atenção redobrada ao assunto. Por isso ter o apoio de consultorias que possuem realmente a expertise desta atividade é fundamental.

Essas empresas trabalham com as melhores práticas e métodos inovadores para um recrutamento inteligente e elevam as chances de contratação de profissionais aptos e mais adequados às expectativas das organizações. Além disso, as consultorias parceiras no processo de recrutamento e seleção acompanham diariamente o movimento do mercado e tendências, relacionam com diversos executivos e possuem ferramentas adequadas para que seja feita uma predição de sucesso para as posições a serem ocupadas. Tudo isso promove maior agilidade, assertividade e segurança no momento da contratação.

O recrutamento preditivo, por exemplo, que mapeia a compatibilidade entre a empresa e um candidato, considerando aspectos comportamentais e de sua personalidade, é fundamental para uma contratação mais estratégica, como as posições executivas. O setor de Recursos Humanos inova ao usar a ciência de dados e a tecnologia para selecionar os melhores candidatos para cada oportunidade de trabalho.

Vale ressaltar que a excelência de um processo de seleção de executivos está não apenas no correto mapeamento de mercado, mas em um adequado alinhamento das expectativas do contratante; definição completa das competências técnicas, qualificações e características pessoais necessárias da função; seleção dos profissionais com estes parâmetros pré-definidos e uso de ferramentas adequadas de avaliação para este público – um exemplo é o Assessfirst, software que explora características de personalidade, comportamentos, motivações e habilidades cognitivas dos candidatos ao cargo. Por meio dela é possível predizer a aderência ao perfil ideal e o grau de afinidade entre o gestor imediato daquela função com o candidato que for escolhido. São técnicas como estas que garantem um alto nível de satisfação da organização com a contratação feita.

As empresas de recrutamento e seleção são importantes para inovar nas técnicas, otimizar recursos e selecionar gestores de forma assertiva, de acordo com as necessidades das contratantes, as exigências do mercado e as tendências da área. Ações de inteligência de mercado, big data, analytics e qualificação de dados dos executivos permite ir além da técnica do processo seletivo tradicional. Ferramentas online e com validação de instituições internacionais são cada vez mais utilizadas pelas consultorias de Recursos Humanos.

(*) Diretor do Grupo Selpe

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90