Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 07/02/2024 às 08h00min

O que é Valuation, e suas aplicações no mundo dos negócios?

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
Essa pergunta nos remete a pensar no faturamento ou no patrimônio físico da empresa. 

O valor de um negócio vai muito além de seus equipamentos ou imóveis. Só para dar uma ideia, os ativos intangíveis podem corresponder a até 90% do valor de uma empresa.

A Avaliação de Empresas, conhecida como Valuation, é crucial no mundo dos negócios para determinar o seu valor intrínseco. 

No mundo dos negócios, a avaliação é uma ferramenta essencial para diversas situações específicas, incluindo:

Fusões e aquisições: Empresas interessadas em adquirir outras ou unir-se a elas precisam realizar a avaliação para determinar qual valor é justo para negociar a compra ou fusão.

Investimentos: Investidores, como fundos de private equity e venture capital, realizam a avaliação para avaliar se o investimento em uma empresa ou projeto é atraente e oferece um retorno adequado.

Planejamento estratégico: A avaliação ajuda as empresas a estabelecer metas de valorização, tanto para a empresa como um todo quanto para linhas de negócios específicas. Isso ajuda na tomada de decisões estratégicas e na alocação de recursos.

Abertura de capital: Empresas que planejam entrar em bolsa de valores precisam realizar avaliação para definir o preço das ações e atrair investidores.

Parcerias e licenciamentos: A avaliação é usada para avaliar o valor justo de uma marca ou tecnologia em negociações de parcerias, licenciamentos, franchising, entre outros acordos.

Avaliação de ativos: A avaliação é utilizada para determinar o valor de investimentos financeiros, imobiliários e outros bens tangíveis e intangíveis presentes no balanço patrimonial de uma empresa.

Reestruturação empresarial: A avaliação ajuda na avaliação de oportunidades de reestruturação, como venda de unidades de negócio não estratégicas, fechamento de operações deficientes ou migração para novos mercados.

O processo de avaliação pode envolver diversas técnicas e métodos, a escolha depende da realidade de cada empresa. Entre os principais métodos de avaliação de negócios estão: 

Fluxo de Caixa Descontado; avaliação relativa por múltiplos - valor de mercado; transações comparadas; valor de mercado; valor patrimonial ou contábil e liquidação.

O método de Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado, calcula o valor da empresa a partir do resultado que o negócio é capaz de gerar no futuro. Ele considera o potencial de geração de renda do negócio segundo suas características operacionais próprias. 

Trata-se do método mais aceito pelo mercado atualmente por ser considerado o mais completo e com maior grau de confiabilidade.

Para realizar o cálculo, em primeiro lugar, o FCD projeta os fluxos de caixa da empresa no futuro. Depois calcula o valor presente dessa riqueza por meio da aplicação de uma taxa de desconto, que reflete o custo do capital a ser investido no negócio.
Algumas informações são necessárias para projetar os fluxos de caixa futuros relativos à própria empresa e ao mercado: Levantamento de informações; Projeções dos fluxos de caixa; Determinação da taxa de desconto para trazê-los a valor presente e Estabelecimento do valor da empresa.

Para o ambiente interno, alguns dados importantes são considerados: os econômico-financeiros (direcionadores de valor, o retorno do investimento, a diversificação de ativos e de risco, a relação entre giro e margem operacional, custo e estrutura de capital etc.); os contábeis (DRE e Balanço Patrimonial); os comerciais (portfólio de produtos; margem dos produtos); os operacionais e de gestão do negócio (processos e análise dos departamentos) e os ativos tangíveis e intangíveis.

Quanto ao ambiente externo, no comportamento do mercado consideram-se premissas socioeconômicas como, por exemplo: desempenho do negócio; expansão da demanda e da concorrência; tendências de negócios e de novos produtos; oferta de crédito; preços de commodities; taxa de juros; crescimento do PIB; inflação; taxa de câmbio.

A determinação da taxa de desconto é estabelecida após realizadas as projeções. É preciso determinar o valor presente correspondente à riqueza que a empresa produzirá no futuro. Assim, essa taxa representa o risco do negócio e o retorno mínimo que o mercado espera de empresas do mesmo segmento. Por isso, também é chamada de Custo de Capital.

Geralmente, é calculada por meio do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), média ponderada entre o custo de capital próprio (acionistas) e o custo de capital de terceiros (financiamento, investimento), as duas fontes mais comuns de financiamento. 

A obtenção do valor da empresa é conseguido através da aplicação da taxa de desconto sobre o valor presente da riqueza que a empresa produzirá no futuro. 

Determinado o valor da empresa ou uma faixa de valor, o avaliador aplica diferentes taxas de descontos representativas aos cenários otimista, realista e pessimista.

Afinal, a premissa básica da avaliação é obter um valor ou faixa de valor que reflita o potencial da empresa.

A importância da avaliação da empresa está justamente no fato de que esse valor seja confiável, razoável e defensável diante do mercado. 

O benefício para o negócio é ainda maior, isso porque o percurso do Valuation por FCD realiza um “raio-x” das áreas estratégias do negócio e dão a dimensão de seus pontos fortes e fracos, assim como, de seus riscos e oportunidades. Essas informações, associadas ao know-how do avaliador, permitem traçar indicadores para aumentar o valor da empresa e até fazer gestão baseada em valor.

Cada vez mais, o mercado brasileiro se familiariza com a importância de estratégias próprias para conhecer o valor de um negócio. Além disso, reconhece o papel do laudo de avaliação econômica de uma empresa para tomada de decisões de gestão e de estratégia financeira.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90