Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h00min

Os impactos da computação quântica para o mundo dos negócios

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
Quântica é um ramo da física que estuda fenômenos em escalas atômicas e subatômicas. Ela lida com propriedades de partículas e energia, descrevendo comportamentos que diferem da física clássica. O termo "quântico" refere-se à quantização, onde há mudanças instantâneas nos níveis de energia dos elétrons. Essa teoria explica fenômenos como a dualidade onda-partícula e a superposição, fundamentais para entender o comportamento de partículas subatômicas. A física quântica desafia a intuição, introduzindo conceitos como o entrelaçamento, onde partículas se correlacionam instantaneamente, independentemente da distância.

A computação quântica é um campo revolucionário da ciência da computação que explora os princípios da física quântica para realizar operações computacionais. Ao contrário dos computadores clássicos, que usam bits para representar informações como 0s e 1s, os computadores quânticos usam qubits, que podem existir em múltiplos estados simultaneamente devido a um fenômeno chamado superposição quântica.

Os computadores quânticos podem simular sistemas quânticos complexos e avançados de uma forma muito mais eficiente do que os computadores clássicos, o que é crucial em áreas como química, física, biologia e modelagem molecular, resolvendo problemas complexos e otimizando processos em áreas como logística, finanças e simulações científicas de forma mais eficiente que os computadores clássicos.

Embora a criptografia quântica não desempenhe um impacto direto na inteligência artificial (IA), a computação quântica também tem implicações na segurança dos algoritmos criptográficos que muitas vezes são usados em sistemas de IA. A criptografia quântica pode ser necessária para garantir a segurança das comunicações em ambientes onde a computação quântica pode quebrar algoritmos criptográficos tradicionais, oferecendo métodos de segurança mais robustos, protegendo dados de forma mais eficaz contra-ataques cibernéticos.

Os algoritmos quânticos podem ser usados para melhorar certos aspectos da IA e do machine learning (ML), como otimização de algoritmos ou processamento mais rápido de dados. Inteligência Artificial Avançada melhora algoritmos de aprendizado de máquina e análise de dados, impulsionando a IA a novos patamares de eficiência.

A capacidade de realizar simulações mais precisas e rápidas pode levar a descobertas científicas significativas em vários campos, desde a medicina até a física de partículas.

Ela é crucial na tecnologia moderna, impulsionando avanços em eletrônica, computação quântica e criptografia segura.
A IA pode se beneficiar de simulações mais precisas e detalhadas de sistemas quânticos complexos. Isso é relevante para áreas como a química quântica, onde a simulação de moléculas complexas pode levar a avanços em descoberta de novos materiais e medicamentos.

Simulação de Sistemas Químicos e Físicos, permite simulações mais precisas de fenômenos químicos e físicos, acelerando a descoberta e compreensão de novos materiais.

Os qubits podem existir em vários estados ao mesmo tempo devido a uma influência chamada superposição quântica. Isso significa que um computador quântico pode representar e processar uma grande quantidade de informações simultaneamente, em comparação com os computadores clássicos, que devem processar informações sequencialmente.

Um qubit, ou bit quântico, é a unidade básica de informação em computação quântica. Ao contrário dos bits clássicos, que podem ser 0 ou 1, um qubit pode existir em superposição, representando ambos os estados simultaneamente. Isso é possível devido aos princípios da mecânica quântica, permitindo um processamento paralelo massivo e aumentando exponencialmente a capacidade de processamento dos computadores quânticos. Por exemplo, um qubit pode representar múltiplos estados, como direção norte/sul e leste/oeste ao mesmo tempo, ampliando drasticamente a capacidade de armazenamento e processamento de informações. 

Além disso, os qubits também podem estar interligados por meio de uma aparência chamada emaranhamento quântico. Isso permite que as informações sejam fornecidas diretamente entre os qubits, independentemente da distância física. Essa propriedade oferece a possibilidade de computação paralelamente massiva e comunicação segura.

A computação quântica impulsiona o desenvolvimento de métodos de comunicação quântica, que oferecem maior segurança e privacidade na transmissão de dados.

A computação quântica pode ser aplicada na simulação de modelos financeiros complexos, otimização de portfólios, detecção de padrões em grandes conjuntos de dados financeiros e na resolução de problemas complexos em finanças quantitativas.

O campo da medicina e a descoberta de fármacos poderão ser acelerados com a busca por novos medicamentos e materiais, simulando reações químicas complexas mais rapidamente.

No entanto, ainda há muitos desafios técnicos a serem superados para tornar essa tecnologia prática e escalável. Os computadores quânticos ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento e enfrentam desafios significativos, como a correção de erros quânticos.

Atualmente, várias empresas e instituições de pesquisa estão investindo no desenvolvimento de computadores quânticos, e já foram feitos avanços na criação de qubits obtidos e na execução de algoritmos quânticos simples. A computação quântica promete revolucionar várias áreas, desde a ciência e a indústria até a criptografia e a IA.

O impacto prático nos negócios dependerá da evolução dessa tecnologia e de como as organizações conseguem integrar e aproveitar suas capacidades quando ela estiver mais madura.


 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90