Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 09/01/2024 às 08h00min

Seleção do Brasil tem uberlandenses

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Os halterofilistas Caroline Fernandes, Lara Lima, Mateus de Assis Silva e Tayana Medeiros e o treinador Weverton Lima dos Santos – da equipe da Prefeitura de Uberlândia, formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a Seleção Brasileira na “2024 Para Powerlifting World Cup”. A competição será realizada entre 28 de fevereiro e 6 de março em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“Nossos paratletas começaram o ano muito bem com essa convocação e certamente terão um excelente desempenho na competição, pois estão bem preparados e vivem um grande momento na modalidade”, ressaltou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.

Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube teve importantes conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo ao longo de 2023, com destaque para as 5 medalhas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile (ouro com Lara Lima e Tayana Medeiros, prata com Mateus Assis e Caroline Fernandes e bronze com Edilândia Araújo), em novembro.

A equipe também conquistou 6 medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto do ano passado, com Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima (medalha de ouro na categoria “Até 41 kg – Next Generation”, prata por equipe, prata somatório júnior e bronze na categoria “Até 41 kg – Elite”), Ângela Teixeira (prata na categoria “Lendas – Acima de 45 anos”) e Tayana Medeiros (prata por equipe), representando a Seleção Brasileira.

Também pela Seleção, em julho de 2023, a equipe conquistou 9 medalhas (8 de ouro e 1 de prata) no “Chile 2023 Invitational Competition”, com Ângela Teixeira (4 medalhas de ouro), Caroline Fernandes (2 medalhas de ouro), Edilândia Araújo (2 medalhas de ouro) e André Paz (1 medalha de prata).

CONVOCADAS PARA 
O CAMPING ESCOLAR 


As halterofilistas Natália Costa e Kállyta Olinda – ambas da equipe da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foram convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Elas irão participar do Projeto Camping Escolar Paralímpico, voltado aos paratletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2023.

A atividade acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em duas etapas: a primeira entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro e a segunda entre 6 e 12 de julho.

“O Projeto Camping Escolar Paralímpico tem o objetivo de preparar novos talentos do paradesporto brasileiro, por meio de treinamentos específicos em diversas modalidades. No total, foram selecionados apenas 150 paratletas de todo o país, o que demonstra, mais uma vez, a força da parceria entre Prefeitura de Uberlândia, CDDU e Praia Clube”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.  

Natália Costa e Kállyta Olinda integraram a Seleção de Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares de 2023, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 28 de novembro e 1º de dezembro. Natália Costa, 18 anos, encerrou o ano no 1° lugar do Ranking Elite (adulto) na categoria “Até 45 kg” e ficou com o ouro na categoria unificada “41 kg, 45 kg e 50 kg”, ao levantar 66 kg. Já Kállyta Olinda, 15 anos, conquistou o bronze na mesma categoria, ao levantar 45 kg.

MARCO TÚLIO NO 
DESAFIO DA CBAt


O atleta de Uberlândia, Marco Túlio da Silva, da equipe de alto rendimento do Exército Brasileiro, Futel e Praia Clube disputa nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2024, o Desafio CBAt Loterias Caixa de Atletismo. A competição vai acontecer em Bragança Paulista (SP) com a participação dos principais atletas do país. O jovem de 19 anos disputará as provas de 800 e 3.000 metros rasos.

No último domingo (31), Marco Túlio também participou da 98ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP). “A São Silvestre marcou o início da minha preparação para as competições que acontecem em 2024, sendo o Desafio CBAt a primeira delas. Estou focado em fazer o meu melhor ao longo do ano todo e, assim, representar Uberlândia em importantes provas estaduais, nacionais e internacionais”, ressaltou.

O ano de 2023 foi bastante marcante para o atleta e Uberlândia, com a conquista de excelentes resultados em competições nacionais e internacionais. Os destaques incluem medalha de prata no Cross Country Sub-20, duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Sub-20, medalha de bronze no Sul-Americano de Bogotá, medalha de bronze no Pan-Americano de Mayaguez (Colômbia), medalha de bronze no Campeonato Brasileiro e medalha de bronze na Copa Brasil de Cross Country.

Sul-Americano
Além disso, em dezembro, Marco Túlio foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a seleção brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country Adulto, em El Salvador, no dia 24 de fevereiro deste ano, na prova de Revezamento 4×2 km. Esta é a primeira convocação do atleta, revelado pelas escolinhas da Futel, para a categoria adulto.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90