Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 25/10/2023 às 08h00min

Eleições na Argentina e suas implicações para um povo sofrido

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
Normalmente, os principais partidos que disputam a presidência da Argentina são o Partido Justicialista (Peronismo) e a União Cívica Radical (UCR). Ambos têm uma longa história política e são representantes de diferentes correntes políticas no país.

O Partido Justicialista (PJ), também conhecido como Peronismo, é um importante partido político argentino com raízes na figura de Juan Domingo Perón e no movimento político que ele liderou.  Ele é a continuação do Partido Único da Revolução e, posteriormente, do Partido Peronista. 

Suas políticas de nacionalismo, justiça social e intervenção do Estado na economia, continua a desempenhar um papel significativo na política argentina até os dias de hoje.

Por outro lado, a União Cívica Radical (UCR) é um partido político argentino, fundado em 26 de junho de 1891 por Leandro N. Alem. O partido é membro da Internacional Socialista. A UCR é o partido político de classe média mais antigo das Américas.

O partido tem uma orientação centrista e progressista, desempenhou um papel importante na construção da democracia argentina, historicamente sempre defendeu políticas de reforma e combate à corrupção e a defesa dos direitos civis

O UCR é um componente significativo do cenário político argentino, ao longo de sua história o partido já enfrentou desafios e oscilações políticas incluindo períodos de divisão interna.

Diante de tanta tradição, as disputas presidenciais costumam girar em torno de questões econômicas, sociais e ideológicas. Além disso, temas como segurança pública, educação, saúde, direitos humanos e políticas externas sempre são debatidos durante as campanhas eleitorais.

Aqui estão alguns dos principais pontos em relação às abordagens dos candidatos:  Sergio Massa é filiado ao peronismo e é considerado mais alinhado com políticas de centro-esquerda. Ele foi o candidato presidencial mais votado em um cenário eleitoral surpreendente. Sua abordagem mais intervencionista do Estado na economia tem focado sua proposta de atuação em políticas sociais e de bem-estar.

Javier Gerardo Milei é um candidato de extrema-direita, conhecido por suas opiniões ultraliberais e sua retórica antissistema. Ele representa uma abordagem neoliberal, promovendo cortes significativos de gastos governamentais, redução da intervenção estatal e privatizações. Sua plataforma econômica enfatiza a liberdade de mercado e a diminuição do papel do Estado na economia.

Patricia Bullrich é associada ao ex-presidente Mauricio Macri, que é mais alinhado com políticas de centro-direita, tem sua proposta na busca por equilibrar políticas econômicas de mercado com preocupações sociais, buscando uma abordagem mais moderada em comparação com Milei. 

Bullrich também enfatiza a importância da segurança e do combate ao crime como uma questão social significativa.

A polarização reflete diferentes visões sobre como lidar com os desafios econômicos e sociais que a Argentina enfrenta, variando de políticas mais intervencionistas e de bem-estar a abordagens mais liberais e pró-mercado. A escolha dos eleitores nas eleições destaca as divisões políticas e econômicas na sociedade argentina.

Se nenhum candidato atinge a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, os dois candidatos mais votados passam para o segundo turno, onde o vencedor é definido.

Nas eleições ocorridas no último domingo (22/10), houve uma disputa acirrada entre os principais candidatos. O Diretório Nacional Eleitoral Argentino divulgou os resultados do primeiro turno das eleições e os candidatos que mais se destacaram foram:

Sergio Massa, o político peronista e atual ministro da Economia surpreendeu observadores e obteve uma vitória inesperada, ficando em primeiro lugar obtendo 36,68% dos votos.

Javier Milei, candidato ultraliberal, amealhou 29,98% dos votos, e disputará o segundo turno com Massa. 

Patricia Bullrich, de centro-direita, também foi uma candidata notável na disputa presidencial, atingindo 23,83% do total dos votos válidos e está fora da disputa final, mas pode costurar alianças com o grupo de Javier Milei.

Este resultado levou a um segundo turno entre Massa e Milei, marcado para 19 de novembro de 2023, refletindo uma polarização significativa na política do país, já que Sergio Massa, o atual Ministro da Economia e porta-voz do partido peronista, emergiu como o candidato presidencial mais votado no primeiro turno.

Para avaliar qual deles seria a melhor alternativa para enfrentar os desafios políticos, econômicos e sociais do país, é importante considerar:

Sergio Massa, vinculado ao peronismo, tem uma inclinação mais moderada e pode buscar políticas de bem-estar social.

Javier Milei, por outro lado, é um economista liberal conservador com foco na redução do Estado e das regulamentações.

Ambos os candidatos têm propostas econômicas, mas Milei é conhecido por propor reformas mais radicais.

A campanha em sua reta final pode desempenhar um papel importante na decisão dos eleitores. Ambos os candidatos têm estratégias para destacar a incapacidade do adversário de lidar com os problemas do país, que se arrastam há anos.

A escolha entre Massa e Milei depende da preferência política e econômica do eleitor, bem como da visão sobre a melhor abordagem para resolver os desafios da Argentina. É importante considerar as propostas específicas de cada candidato e como elas se alinham com as necessidades do país.

A escolha entre estes candidatos determinará o rumo que a Argentina tomará, particularmente no que diz respeito às suas políticas econômicas e sociais. A população argentina decidirá se abraça as políticas mais tradicionais de Massa ou as alternativas mais radicais de Milei.

A eleição reflete uma divisão política significativa na Argentina. O resultado das eleições poderá ter implicações tanto para a Argentina como para os países vizinhos, como o Brasil.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90