Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/09/2023 às 08h00min - Atualizada em 20/09/2023 às 08h00min

Instabilidade política e o comportamento da Bolsa de Valores

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
A instabilidade política ocorre de diferentes formas e motivos diversos, em cada país, podendo ser por golpe partidário, instabilidade econômica, violência, desigualdade social, mas sempre representam uma repercussão relevante nos ambientes social, político, econômico e no comércio internacional, mas em configurações diferentes em cada país.

As incertezas políticas no Brasil têm um impacto significativo no comportamento das bolsas de valores. Quando há incerteza política, os investidores tendem a ficar mais cautelosos e inseguros quanto ao futuro do país. Isso pode levar a uma menor demanda por investimentos de longo prazo e a uma fuga de capitais, o que resulta em menor liquidez nos mercados financeiros domésticos. Além disso, a incerteza política pode afetar negativamente a confiança do investidor e do consumidor, reduzindo o consumo e os investimentos privados.

Quando falamos aqui em investimento, estamos tratando de maneira ampla, ou seja, tanto na questão de novos negócios que geram emprego e renda quanto na questão de ações, ativos e produtividade. Por maior que seja o retorno esperado e previsto, empresários e investidores irão sempre avaliar os riscos diante de um cenário politicamente instável.

Todo negócio é pautado no planejamento estratégico e plano de negócios, que leva em consideração as estimativas de custos, previsão de receitas, entre outros fatores. Esse plano é pautado na legislação de onde se está fazendo esse investimento. Em um ambiente politicamente instável, onde a própria legislação pode sofrer alterações, acende-se um sinal de alerta e com isso, uma economia sem investimento não cresce substancialmente.

Elementos que estão afetando as oscilações na Bolsa de Valores, como os problemas estruturais na economia, a falta de aumento na produtividade no trabalho, a incerteza sobre a capacidade das instituições brasileiras funcionarem normalmente, fora os problemas internos como inflação, a questão fiscal, a produtividade e à instabilidade política, criada pelo próprio governo com a “lenha na fogueira” colocada pelo próprio presidente da República, quando à reforma ministerial, às indicações dos membros para comporem o Superior Tribunal Federal (STF), e  falta de uma agenda permanente de reformas para manter maior capacidade de controle dos gastos, levam à piora nas expectativas quanto à economia do País.

Mudança na política tributária ou na regulação ambiental também pode ter consequências diretas nos resultados financeiros das empresas, o que pode impactar negativamente o valor de suas ações. Essas situações de incertezas políticas prolongadas podem afetar negativamente o desempenho econômico do Brasil, já que a falta de uma direção clara na política dificulta a implementação de medidas e reformas necessárias para impulsionar o crescimento econômico. Isso pode resultar em menor atividade empresarial, aumento do desemprego e redução da confiança do mercado em relação ao país.

No mercado de ações, a incerteza política geralmente leva os investidores a se tornarem mais avessos ao risco e podem optar por vender suas ações ou desacelerar seus investimentos em ações. É importante destacar que as incertezas políticas também podem afetar a avaliação dos investidores estrangeiros sobre o país como um destino para investimentos, o que pode impactar ainda mais as bolsas brasileiras.

Não é possível afirmar com precisão qual setor da economia no Brasil sente mais a instabilidade política, uma vez que diferentes setores podem ser afetados de maneiras distintas dependendo do contexto político e econômico em questão.

Entretanto, é comum observar que setores diretamente ligados ao governo, como o setor público, podem ser afetados mais diretamente por mudanças políticas, especialmente quando ocorrem mudanças na gestão econômica, políticas de investimento e orçamento do governo. Além disso, setores altamente regulados, como o setor de infraestrutura, também podem ser impactados negativamente pela instabilidade política, uma vez que esses setores requerem previsibilidade de longo prazo para atrair investimentos privados.

É importante ressaltar que nem sempre a instabilidade política causa impactos negativos na Bolsa de Valores. Em alguns casos, eventos políticos específicos, como eleições ou medidas políticas favoráveis aos negócios, podem ser vistos como oportunidades pelos investidores, levando a um aumento dos preços das ações. Aos investidores cabe estarem atentos aos desenvolvimentos políticos e suas possíveis consequências no mercado financeiro.

Além disso, a volatilidade política pode afetar negativamente a confiança dos investidores, levando a quedas no mercado de ações e no investimento privado em geral. Isso pode ter um impacto negativo em diversos setores da economia, como a indústria, comércio e serviços, que dependem de investimentos para expansão e crescimento.

Por outro lado, alguns setores podem até se beneficiar da instabilidade política. Por exemplo, o setor de consultoria política e jurídica pode se tornar mais demandado em períodos de incerteza política, uma vez que empresas e investidores buscam informações e estratégias para lidar com a situação.

Verifica-se que as incertezas políticas no Brasil têm impactos negativos nos mercados financeiros, incluindo as bolsas de valores. Elas aumentam a volatilidade, reduzem a confiança dos investidores e podem levar a uma fuga de capitais. É fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil que haja estabilidade política e um ambiente propício para a implementação de medidas e reformas estruturais necessárias.

A política exerce uma influência muito agressiva e, na maioria das vezes, imprevisível, principalmente em momentos de crise. As decisões políticas acabam por influenciar as taxas de juros e o comportamento do mercado de ações.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90