Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/09/2023 às 08h00min - Atualizada em 05/09/2023 às 08h00min

Medalhas para a natação de base

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Atletas de alto rendimento da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), estiveram entre os destaques de duas importantes competições de natação no final da semana. 

Na primeira delas, a 4ª Regional Triângulo, realizada na sexta (1°) e no sábado (2), no Praia Clube, o nadador Vicente Franco França conquistou 5 medalhas, sendo 3 de ouro (nas provas de 100, 200 e 300 metros livre) e 2 de bronze (50 metros livre e 100 metros borboleta). 

Já no sábado (2), a equipe composta pelos atletas Bernardo Miranda, Bruna Freitas, Camille Gondim, Davi Morais, Davi Mendes, João Vitor Gonçalves, José Pedro Vasconcelos, Maria Eduarda Maculan, Matheus Moraes, Pedro Ferreira, Pedro Barbosa, Tiago Filho, Valentina Teixeira, Vicente Mora e Vitor Hugo Freitas conquistou 35 medalhas (15 de ouro, 14 de prata e 6 de bronze) na 4ª Fase da Copa Minas Gerais Regional Triângulo de Natação, em Patos de Minas.

Desde o início do ano, a equipe de alto rendimento de natação da Futel esteve entre os destaques em todas as competições que participou. Na 1ª Fase da Copa MG Regional Triângulo de Natação, em Patos de Minas, a Futel foi representada por 15 atletas e conquistou 27 medalhas (10 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze). Na segunda, em Araxá, em abril, os 27 atletas da Futel conquistaram 55 medalhas (20 de ouro, 21 de prata e 14 de bronze). Já na 3ª, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), em junho, foram 25 atletas e 45 medalhas (18 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze).

LUF DECIDE SÁBADO 
DIVISÃO DE ACESSO 


A Liga Uberlandense de Futebol realiza no próximo domingo, 10 horas, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, a Divisão de Acesso do Campeonato Amador, entre os times do Luizote de Freitas e do Independente, que venceram as disputas na fase semifinal, anteontem, eliminando Cruz Azul e São Jorge, respectivamente. O Independente empatou em 1 a 1 e venceu na cobrança de penalidades por 4 a 3, enquanto o Luizote venceu a sua partida por 1 a 0. Os quatro semifinalistas sobem para a Divisão Especial em 2024, substituindo Floresta, Pioneiros, Tibery e Santa Mônica, rebaixados da referida divisão, últimos colocados na primeira fase do campeonato. A campanha do Luizote é a melhor de todos os 22 participantes do campeonato, mostrando 11 vitórias nas 15 partidas, somando 36 pontos; a do Independente é de 7 vitórias nos 22 jogos, com 25 pontos. Entre os finalistas Luizote e Independente, na classificação geral, ficaram Cocal com 31 pontos, Sport Club Martins com 30 e o Fluminense com 28 pontos, que fizeram excelentes campanhas na fase preliminar, mas saíram nas quartas de final. 

SÓ UM VENCEDOR NA 
DIVISÃO ESPECIAL 


Por outro lado, na Divisão Especial do Campeonato Amador, a LUF realizou também no domingo, a primeira rodada (jogos de ida) na terceira fase, quartas de final. Foram três empates e apenas um vencedor e por placar mínimo. O clássico entre Tocantins e Voluntários terminou com empate sem abertura de contagem; Dinamarca e Aurora ficaram no 1 a 1; Roda Viva e Unisport também empataram em 1 a 1, e o Canaã foi o único a fazer 1 a 0 sobre o Dona Zulmira. No dia 17 acontecem os jogos da volta, quando serão conhecidos os semifinalistas do mais importante campeonato de futebol amador de Minas. No próximo domingo não será realizada rodada, ficando apenas para a decisão da Divisão de Acesso. 

A LUF realizou também no final da semana jogos pelos campeonatos Veterano, Júnior e Juvenil, que tiveram os seguintes resultados: 

Veterano: Atlético Industrial 1x2 Unisport, Pinheiro 3x1 São Jorge, Pioneiros 5x2 Tubalina, Vitória 2x4 Sport Club Martins, Roda Viva 2x0 Tibery e Voluntários 7x2 Cruz Azul. 

Júnior: Dinamarca 1x3 Flamengo, Dona Zulmira 1x3 Luizote, Araguaia 2x2 Guará, Unisport 0x2 Nova Aliança, Voluntários 0x2 Santa Mônica e Uberlândia Esporte Clube 2x1 XV Uber. 

Juvenil: Voluntários 4x0 Nova Aliança e Flamengo 1x4 XV Uber Futebol Clube. 

COPA FUTEL MÁSTER 
NA QUARTAS DE FINAL 


Foi disputada no feriado do aniversário da cidade, 31 de agosto, e no sábado, 2 de setembro, a segunda fase (oitavas de final) da 4ª Copa Futel de Futebol Máster, que ficou assim: Umuarama 3x0 Jardim Vila, Jaraguá 2x3 Luizote de Freitas, Patrimônio Educacional 16x0 Canaã, Minas Gerais 2x0 Boca do Forno/Roosevelt, Roda Viva 1x0 Carajás, Jardim Holanda 2, Saraiva/Rio Branco. São Jorge 1x0 DGM Madeiras e Jardim Europa 1x1 Copacabana. Na partida que terminou empatada ficou classificada a equipe que teve melhor campanha na primeira fase. 

No próximo sábado, dia 9, será disputada a terceira fase – quartas de final, também em jogo único, e o empate leva a decisão da vaga para a cobrança de penalidades. Os confrontos são estes: Umuarama x Luizote de Freitas, Patrimônio Educacional x Minas Gerais, Roda Viva x Saraiva/Rio Branco e São Jorge x Jardim Europa. 

O regulamento determina o seguinte: o campeonato é feito para jogadores de 50 anos acima, mas tem a obrigatoriedade da participação de três jogadores de 55 anos acima, sob pena de a equipe ficar com número reduzido, caso não tenha esses jogadores. É voluntária a participação de dois jogadores de 49 anos, desde que não tenham participado de campeonatos amadores de Ligas. A idade para o goleiro é de 45 anos, mas não pode se tornar jogador de linha. 

O campeonato teve sua primeira edição em 2018, com o Osvaldo Rezende sendo campeão. Em 2019 o campeão foi o Segismundo Pereira. Em 2020 e 2021 não foi realizado o campeonato devido a pandemia. Em 2022 o campeão foi o Jaraguá. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90