Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 23/08/2023 às 08h00min

Da "máquina de Turing" à Inteligência artificial

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
Após completar seus estudos na escola Sherborne, Alan Turing ingressou no King's College, em Cambridge, em 1931. Lá, ele estudou matemática e se destacou em várias áreas, incluindo a matemática. Ele fez contribuições para o campo da compatibilidade, desenvolvendo a ideia teórica de uma "máquina universal", que mais tarde ficou conhecida como "máquina de Turing".

Em 1936, Turing publicou um artigo intitulado "On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem" (em tradução livre para o português: “Números Computáveis, com uma aplicação no problema de decisão”), em que apresentou o conceito de uma máquina de Turing. Essa descoberta estabeleceu as bases para o desenvolvimento dos computadores modernos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing foi contratado pelo governo britânico para trabalhar em Bletchley Park (antiga instalação militar secreta), onde atuou na equipe responsável por decifrar os códigos secretos alemães. Sua contribuição foi vital para o sucesso dos Aliados na guerra, pois ele desenvolveu a máquina de criptoanálise conhecida como "Bombe" - foi um mecanismo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para auxiliar na quebra de códigos de criptografia produzidos pela máquina de codificação alemã - Enigma. 

Os estudos de Turing sobre a inteligência e a capacidade de um computador para imitar o comportamento humano tiveram impacto significativo no desenvolvimento da Inteligência Artificial. Além disso, a contribuição de Turing para a teoria da computabilidade e para a compreensão dos algoritmos influenciou diretamente o desenvolvimento dos algoritmos de aprendizado de máquina usados ​​na IA atual. Seu trabalho forneceu fundamentos matemáticos sólidos para a IA e ajudou a estabelecer os princípios teóricos que sustentam as técnicas de aprendizado de máquinas e processamento de informações.

Outras contribuições de Alan Turing no campo da ciência:

A "Máquina de Turing", contribuiu para a criação da Teoria da Computação e se tornou uma referência fundamental para a ciência da computação moderna.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing desempenhou um papel vital no trabalho de decifragem de códigos alemães, liderando a equipe britânica que quebrou o Enigma, uma máquina de cifra alemã considerada na época indecifrável. 

Turing também desenvolveu pesquisas e teorias inovadoras no campo da biologia, em particular na área da morfogênese. Ele pensou um modelo matemático chamado "Reação-Difusão de Turing", que explicava como padrões complexos de desenvolvimento se formam em animais e plantas a nível celular. 

Embora sua contribuição para a inteligência artificial seja amplamente conhecida, vale ressaltar que Turing também desenvolveu muitas outras ideias e conceitos importantes para essa área. O agora famoso "Teste de Turing", confirmado para determinar se uma máquina pode exibir um comportamento inteligente indistinguível de um ser humano, que ainda é usado como referência em pesquisas de inteligência artificial.

Turing também fez contribuições para a filosofia da mente, debatendo e explorando questões profundas relacionadas à inteligência, consciência e natureza da mente humana. Suas ideias influenciaram as discussões filosóficas sobre o conceito de inteligência artificial e a possibilidade de máquinas pensantes.

Em 1952, Turing foi condenado por "conduta indecente" devido à sua homossexualidade. Em vez de enfrentar a prisão, Turing optou por se submeter a um tratamento hormonal para suprimir sua libido. Infelizmente, Turing sofreu graves efeitos colaterais do tratamento e acabou falecendo em 7 de junho de 1954, aos 41 anos, devido a uma intoxicação por cianeto. Sua morte foi considerada suicídio, embora existam controvérsias a respeito.

Após sua morte, a contribuição de Alan Turing para a ciência da computação e seu trabalho em Bletchley Park foram reconhecidos e valorizados. Ele é amplamente considerado um dos pais da computação moderna e suas ideias ainda influenciam fortemente o campo da ciência da computação e da inteligência artificial. 

Turing recebeu reconhecimento e homenagens por suas contribuições extraordinárias para a ciência e tecnologia. Sua história e legado inspiraram a luta pelos direitos LGBTQ+ e sua importância na história da computação é incontestável. Em 2009, o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, emitiu um pedido de desculpas oficial em nome do governo britânico pelas circunstâncias que levaram à morte de Turing. 

No ano de 2013, Turing foi postumamente perdoado pela rainha Elizabeth II, em uma tentativa de reparar a injustiça cometida contra ele. Desde então, seu trabalho e sua influência na ciência têm sido cada vez mais reconhecidos e celebrados. O perdão real, concedido mais de 60 anos depois de sua condenação, foi para reconhecer sua contribuição significativa para a ciência da computação e a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial.

O Filme "O Jogo da Imitação" (The Imitation Game, em inglês) foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na 87ª edição do Prêmio da Academia, que aconteceu em 2015. É um retrato emocionante de Turing e sua contribuição para a história da computação e da Segunda Guerra Mundial. O filme aborda temas como preconceito, heroísmo e importância de diferenças individuais e pensamento criativo. Ele também destacou a importância do trabalho de Turing na quebra do código Enigma, que foi crucial para a vitória dos Aliados. 

A escolha de Turing como homenageado na nota de 50 libras é uma forma de reconhecer sua contribuição significativa para a ciência e sua luta pelos direitos LGBTQ+.

O Banco da Inglaterra colocou em circulação em 23 de junho de 2021 a nota de 50 libras destacando Turing como uma figura importante na história do Reino Unido e como um símbolo de perseverança e progresso. Sua inclusão em uma cédula de alta denominação é uma marca poderosa de sua contribuição para a sociedade e sua luta por justiça e igualdade.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90