Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/07/2023 às 08h00min - Atualizada em 05/07/2023 às 08h00min

Segurança alimentar no Brasil nos últimos 50 anos e a influência da Embrapa

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

A Embrapa possui, hoje, 43 Centros de Pesquisa, que estão distribuídos em todas as regiões do Brasil, abrangendo diferentes biomas e culturas.  As Unidades Administrativas que compõem a sua Sede, em Brasília, e está presente em outros países, mantendo parcerias nacionais e internacionais com instituições de pesquisa e universidades. A Empresa que investiu principalmente no treinamento de recursos humanos possui hoje uma das maiores instituições de pesquisa do mundo tropical. Tem 8.152 empregados, dos quais 2.244 são pesquisadores, 10,31% com mestrado e 88,91% com doutorado. O orçamento global da Embrapa para 2023 é de R$3.639.755.433.

Vamos refletir: A Embrapa atua em diversos segmentos da agropecuária, como agricultura, pecuária, aquicultura, agroindústria e recursos naturais. Seus pesquisadores desenvolvem tecnologias, técnicas e metodologias que buscam aumentar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade da produção agropecuária no país.

Além da pesquisa, a Embrapa também realiza extensão rural, transferindo o conhecimento gerado para os produtores rurais por meio de cursos, treinamentos, assistência técnica, publicações, eventos e outras formas de comunicação.

A importância da Embrapa está na sua contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, proporcionando avanços tecnológicos que impactam positivamente a produção, a competitividade e a sustentabilidade do setor agropecuário do país. Por exemplo, a empresa tem trabalhado no melhoramento genético de culturas e na introdução de novas variedades de plantas, confiante para o aumento da produtividade e resistência das lavouras. 

Também tem se preocupado com a sustentabilidade e segurança dos alimentos produzidos no Brasil. Nesse sentido, a empresa tem investido em pesquisas que visam reduzir o uso de agrotóxicos e adotar práticas agrícolas mais verdes, como a orgânica e o manejo integrado de pragas, aumentando a eficiência na produção.

Um dos principais desafios enfrentados pela Embrapa é a segurança alimentar que visa garantir a suficiência na produção de alimentos para a população. Isso significa que todos os brasileiros devem ter alimentos de qualidade, livres de contaminação e adulteração, além de terem acesso regular a uma variedade de alimentos que sejam nutritivos e que atendam às suas necessidades dietéticas individuais.

A segurança alimentar é um direito básico de todas as pessoas e é fundamental tanto para a saúde individual quanto para o desenvolvimento social e econômico do país. O Brasil possui um Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para promover e coordenar ações e políticas nesse sentido.

Para garantir a segurança alimentar da população, é necessário um conjunto de políticas e medidas que busquem o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção da produção sustentável de alimentos, a regulação da qualidade dos alimentos

Além disso, a segurança alimentar também inclui a disponibilidade física de alimentos, ou seja, que as pessoas tenham acesso a alimentos em quantidade suficiente para saciar sua fome e nutrir seus corpos espirituais. Para isso, a Embrapa tem buscado soluções para as questões de logística e infraestrutura, visando garantir a distribuição e o abastecimento de alimentos em todo o país. Além disso, a empresa tem trabalhado na promoção da agricultura familiar e na valorização dos produtores locais, fomentando a produção de alimentos regionais.

Pensando estrategicamente: Quando foi fundada a Embrapa, o presidente da República era Ernesto Geisel que recomendou ao Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli e ao seu diretor-presidente, José Irineu Cabral: "Não mudem a rota: o caminho é este que foi traçado".

Durante sua gestão, Paulinelli buscou promover o desenvolvimento do setor agrícola brasileiro através da ciência e inovação. Foi sob a liderança de Paulinelli que a Embrapa foi criada. Ele foi responsável por reunir uma equipe de cientistas influentes e incentivar a cooperação com instituições de pesquisa internacionais, o que permitiu à Embrapa acessar conhecimentos e tecnologias de ponta.

Além disso, Paulinelli foi um defensor incansável da extensão rural. Ele implementou programas de assistência técnica que facilitaram a transferência de conhecimento da Embrapa para o setor agropecuário. 

Graças ao protagonismo de Alisson Paulinelli, a Embrapa se estabeleceu como uma das principais instituições de pesquisa do Brasil. Seu trabalho e visão estratégica foram fundamentais para o sucesso da Embrapa em apoio à agricultura brasileira e torná-la referência mundial em pesquisa agropecuária.

Com essas iniciativas, a Embrapa contribuiu para o aumento da produtividade agrícola do Brasil. O país saiu da condição de importador de alimentos para um dos principais exportadores do mundo. Atualmente, o Brasil é um dos maiores exportadores globais de produtos agrícolas, como soja, carne bovina, aves, milho, café, laranja, açúcar entre outros. Isso impulsionou a economia brasileira e posicionou o país como um dos principais players do mercado agropecuário internacional.

Nesse sentido, deve-se ressaltar que a Embrapa vem desempenhando um papel fundamental nessa transição, fornecendo as bases científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da agricultura brasileira e impulsionando o país a se tornar um importante ator no mercado global de alimentos, garantido o acesso da população aos alimentos e buscado soluções inteligentes para o setor do agronegócio.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90