Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/06/2023 às 08h00min - Atualizada em 28/06/2023 às 08h00min

Os desafios pelo uso do ChatGPT no ambiente empresarial

ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA
Na tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) é a inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes. Na maioria dos exemplos de IA sobre os quais você ouve falar hoje – de computadores mestres em xadrez a carros autônomos – dependem de deep learning e processamento de linguagem natural. Com essas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

A IA já é amplamente utilizada em muitas áreas, incluindo finanças, saúde, marketing e segurança. Grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon e Microsoft estão investindo bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de IA. Startups também estão surgindo em todo o mundo para aproveitar as oportunidades criadas por essa nova tecnologia.

O sucesso e a adoção da IA ​​dependem de sua capacidade de aprender com o tempo e melhorar sua eficácia. Isso significa que a IA precisa ser treinada com grandes conjuntos de dados para obter resultados precisos e orientados a objetivos. A expectativa é que, no futuro, a IA seja capaz de aprender com experiências em tempo real e adaptar-se rapidamente a novas situações.

A IA é uma tecnologia poderosa que tem o potencial de revolucionar muitos aspectos da vida moderna. No entanto, é importante que os pensadores éticos e sociais considerem seu desenvolvimento e implantação para garantir que a tecnologia seja usada para o bem-estar da sociedade como um todo.

O ChatGPT mostra os potenciais da inteligência artificial.  Muita gente já colocou o ChatGPT à prova e os resultados foram textos completos. A área acadêmica, por exemplo, se surpreendeu com a qualidade dos artigos elaborados pela inteligência artificial.

Reflitam comigo: As áreas no mundo corporativo que absorverão a aplicação do ChatGPT com maior aderência são:

 
  • Atendimento ao cliente: O ChatGPT tem o potencial de ser uma ferramenta valiosa para melhorar o atendimento ao cliente, mas deve ser utilizado com cautela e acompanhado de treinamento e supervisão humana adequada. É importante garantir que as informações sejam armazenadas de maneira segura e que apenas os dados necessários para prestar o serviço sejam coletados e utilizados.
  • Marketing: o ChatGPT pode ser utilizado para automatizar campanhas de marketing, como enviar e-mails personalizados e interativos aos clientes.
  • Recursos Humanos: o ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar na seleção de candidatos ao emprego, responder às dúvidas dos funcionários e auxiliar em processos de treinamento e desenvolvimento. No recrutamento, o ChatGPT pode ajudar a automatizar o processo de triagem de candidatos, o que pode economizar tempo e recursos. Ele também pode ser usado para agendar entrevistas e fornecer feedback aos candidatos.
  • Vendas: o ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar nas vendas, orientando os clientes sobre produtos e serviços e ajudando a fechar negócios.
  • Finanças: o ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar na análise de dados financeiros, realizar previsões e exibir informações em relatórios personalizados.
  • O ChatGPT pode ajudar os contadores a fornecer respostas mais precisas e rápidas aos clientes. Isso pode ajudar a melhorar a comunicação e aumentar a eficiência do escritório contábil. O ChatGPT também pode ser usado para realizar análises de dados, identificar tendências e insights que podem ser usados ​​para tomar decisões de negócios mais influentes.
  • Os contadores podem ficar receosos em relação ao uso de tecnologias de inteligência artificial, temendo que eles possam substituí-los ou afetar a qualidade da contabilidade.
  • Além disso, a tecnologia pode criar uma lacuna no treinamento de contadores, uma vez que as pessoas treinadas para realizar tarefas mais rotineiras podem ficar desatualizadas e precisarem explorar outras habilidades.
  • Logística: o ChatGPT pode ser utilizado para automatizar processos na cadeia de suprimentos, como rastreamento de produtos e otimização de rotas.
  • TI: o ChatGPT pode ser utilizado para fornecer suporte técnico, responder às perguntas dos usuários e auxiliar na resolução de problemas técnicos.

Vamos pensar estrategicamente: As empresas devem considerar cuidadosamente os custos e benefícios antes de implementar essa tecnologia em suas operações.

O ChatGPT deve ser usado considerando a legislação sobre os direitos autorais: 

 
  • Não utilize conteúdos que infringem os direitos autorais de outras pessoas ou empresas.
  • Sempre cite as fontes de conteúdo que não são de sua autoria, de forma clara e adequada.
  • Peça permissão para usar conteúdos que estejam protegidos por direitos autorais, quando necessário.
  • Usando ferramentas de busca de imagem e texto reverso para verificar a autoria e a origem de um conteúdo antes de usá-lo.
  • Estabelecer uma política interna clara sobre o uso de conteúdos protegidos por direitos autorais.

Ao seguir essas boas práticas, será possível usar o ChatGPT de forma ética e legal, respeitando os direitos autorais de terceiros.

No geral, o ChatGPT pode ajudar as empresas a reduzir o tempo e os custos associados ao atendimento e suporte ao cliente, além de melhorar a satisfação do cliente e a eficiência operacional. É uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas modernas, permitindo que elas se concentrem em fornecer serviços de qualidade e melhor experiência do usuário.

Podemos antever o uso do ChatGPT no ambiente empresarial, apresentando consequências positivas e negativas. Se bem gerenciado, pode ajudar a melhorar a eficiência, a comunicação e a tomada de decisões nos escritórios corporativos. No entanto, é importante monitorar e gerenciar os possíveis conflitos e garantir que os usuários recebam treinamento adequado visando a eficácia dessa tecnologia.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90