Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 14/01/2023 às 08h00min

O que é moda para você?

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Reprodução/Internet
Bom dia!

Você, com certeza, já falou sobre moda em seu cotidiano. Disse que algo estava na moda, ou que alguém não a seguia. Mas qual o verdadeiro significado desta palavra? O que é estar na moda (ou fora dela)?

Este texto traz tudo que você precisa saber sobre esta palavrinha de apenas 4 letras, mas que move milhões de pessoas (e bilhões de dólares) em todo o mundo!

Para se ter uma ideia do quanto isso é importante, segundo uma pesquisa do Euromonitor, publicada pelo portal “O Negócio do Varejo”, o Brasil está em 5º lugar no ranking do consumo de moda. 

Em média, de acordo com a Fiesp, o setor fatura cerca de 165 bilhões por ano, e faturou cerca de 3,1% até 2022. 

São quase 150 mil pontos de venda, e milhões de empregos gerados por este setor. Se pegarmos alguns setores específicos, como moda plus size, o crescimento anual está na casa dos 10%, segundo o portal Vogue. 

Mas por que a moda movimenta tanta gente e dinheiro?

Entendendo o conceito de moda
Por incrível que pareça, o significado da palavra moda, em sua origem, é matemático. Quem estuda estatística deve saber que, em cálculos de análise multivariada, moda é o número que ocorreu mais vezes durante uma amostra. 

Simplificando, em uma pesquisa que 100 pessoas tenham que dar uma nota para um determinado produto, se 7 for a nota que mais se repete, essa é a moda do estudo.

Claro que, com o tempo, o significado foi se ampliando e aprimorando e hoje a palavra moda significa muito mais que isso.

Se formos pegar no dicionário, veremos que significa “modo”, “maneira”, “comportamento”, dependendo do autor que vocês pesquisarem. E é sobre esta última definição que queremos tratar neste texto.

Moda não é apenas uma tendência momentânea
Existe uma série de estudos antropológicos sobre moda que podem explicar de forma profunda o que isso significa para a nossa sociedade.

 Pensar que é apenas uma vestimenta de época seria uma visão muito rasa do assunto. 

Pessoas podem estar felizes ou infelizes de acordo com sua capacidade de adaptar-se à moda. 
Procedimentos médicos e cirúrgicos foram desenvolvidos por pessoas atrás de estarem de acordo com as tendências.

 Muito dinheiro, emprego, preconceito, exclusão, inclusão, tudo isso pode ser fruto da relação das pessoas com a moda.

Sim, coisas boas e ruins já aconteceram por causa dela, e por isso devemos entender o significado real dela.

Por mais que seja algo efêmero, ou seja, muda sempre com o passar do tempo, a moda é também cíclica, e está ligada a traços de personalidade e cultura. É possível, de acordo com a maneira que a pessoa se veste e se comporta, entender o contexto no qual ela está inserida e sua relação com ela. Uma pessoa que siga o modo de se vestir de sua região, por exemplo, está de alguma forma aceitando as regras daquela sociedade. Da mesma forma, um aluno que se recusa a vestir o uniforme da escola para usar somente roupas pretas, está querendo passar uma mensagem.

Até nosso estado de espírito está diretamente ligado à moda, uma vez que podemos nos sentir parte da sociedade na qual vivemos, ou à margem dela – por escolha nossa ou exclusão.

 “Estar na moda” não significa somente ter a mais recente marca de roupa que faz sucesso ou o tênis que todos desejam. 

O sentido mais real e profundo da expressão diz respeito às pessoas que estão completamente integradas ao grupo de pessoas que está ao seu redor, seja por opção ou por conveniência social.

Seguir a moda não precisa ser um gesto consciente
Muitas pessoas não ligam para a cor que é tendência neste verão, mas ao observarem todos no trabalho usando tons pastel, o fazem para sentir-se bem. 

Quantas vezes não acontece de alguém ir em uma festa e encontrar alguém com uma roupa igual? Isso não é apenas coincidência, pois diz muito sobre o quanto aquelas pessoas têm em comum, desde os lugares que frequentam para comprar roupa, até o orçamento disponível.

Também há algumas modas que estão mais ligadas a questões comportamentais. O alimento do momento, a dieta que faz sucesso durante um determinado tempo, tudo isso é moda. É passageiro, efêmero, mas marca época.

Conhecer tudo que acontece no chamado mundo da moda é mais do que um passatempo. 

Sempre é uma  oportunidade gigante de adentrar em um mundo altamente profissional, com cifras impressionantes, e possibilidades infinitas.

Eu amo moda! E você? Me conte aí!

Bom fim e boa semana!

Fonte: abra.com.br


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90