Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 08/11/2022 às 08h00min

Homenagem para UEC e Dirceu Lopes

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
No dia 1º de novembro de 1922 era oficialmente fundado o São Pedro de Uberabinha, primeiro nome do time que hoje é conhecido como Uberlândia Esporte Clube, principal equipe da cidade e um dos maiores do interior do Estado. Um ano mais tarde o clube passaria a se chamar Uberabinha Sport Clube, mas só em 1938, nove anos após a cidade ganhar o nome de Uberlândia, o time passou a ter o nome que ostenta atualmente.

Assim, o Furacão Verde da Mogiana, como já foi chamado, está comemorando o seu centenário. Na próxima quinta-feira, dia 10, o UEC será homenageado, quando a Câmara Municipal entregará ao presidente Rênio Carlos Garcia, um Diploma de Honra ao Mérito, e o ex-jogador Dirceu Lopes Mendes, que jogou pelo clube nos anos de 1980, receberá o titulo de Cidadão Honorário da cidade, por indicação do vereador Antônio Augusto Gonçalves Goulart, o Queijinho.

Dirceu Lopes, um dos maiores craques do futebol brasileiro, que encerrou sua carreira do Verdão, vem à cidade nos dias 9 e 10, participar também das homenagens, e, no dia 9, a partir das 19 horas, estará autografando seu livro “Príncipe, a real história de Dirceu Lopes”, e a camisa retrô do Cruzeiro, em acontecimento que será realizado na entrada do restaurante da Familia Crosara, no Uberlândia Shopping. O evento será aberto para quem quiser ter contato com um dos “baixinhos” mais famosos do futebol brasileiro.

E no dia 10, no final da tarde, em evento restrito para 150 convidados, no Cajubá Country Club, acontecerá o lançamento da edição 22 do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre que é totalmente dedicada ao centenário do clube também chamado de Periquito. O empresário e jornalista Celso Machado, diretor da revista, idealizador também do projeto Racha dos Velhos Malandros, projetou uma edição especialmente trabalhada em cima da história do Uberlândia Esporte Clube, dedicada aos 100 anos do clube que ostenta o nome da cidade, e que, com vitórias e derrotas, o que é próprio principalmente no futebol, sempre foi a paixão do torcedor uberlandense.

Na foto, time de 1980, no Estádio Juca Ribeiro, quando Dirceu Lopes jogava no UEC, formado (sentido horário) com Dante, Chico Amorim, Gil, Ângelo, Dê e o goleiro Hermes (de pé); Xaxá, Paulinho Formiga, Arlindo, Dirceu Lopes e Mairon César (agachados).

TANGARÁ SEGUE COM TORNEIOS
A diretoria de esportes do Tangará Park Club segue com a realização de torneios aos finais de semana, mantendo a tradição de atividades no clube para atender a demanda do associado. 

No domingo passado (6) aconteceu a disputa de Truco, que teve participação de 28 duplas, promovendo uma verdadeira festa do associado e ao final uma confraternização geral entre os participantes e familiares. Na final, Marco Aurélio Nunes Pinto e Vitor Rafael Pereira Nunes (pai e filho) foram os campeões, superando Dênis Marques Lopes e Juliemes Querino da Silva que foram vice campeões. No domingo anterior foi realizado o torneio de Sinuca, também com participação positiva do associado. O campeão foi o garoto de 16 anos, Gustavo Cebolinha, que inclusive superou o tricampeão Wanderson Silva.

UEC ELIMINADO PELO CRUZEIRO
O Uberlândia Esporte Clube foi eliminado na fase semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino (adulto), com duas derrotas para o Cruzeiro. No primeiro jogo, em Uberlândia, o time celeste da capital venceu por 3 a 0 e no jogo da volta, domingo passado, o UEC perdeu por 4 a 1. 

Na outra série, o Atlético eliminou o América, após derrota atleticana no primeiro jogo por 1 a 0 e depois goleada de 4 a 1 sobre os americanos. Assim, Cruzeiro e Atlético vão fazer a decisão, em jogo único, na capital, e um empate leva a decisão para as penalidades. O Uberlândia Esporte participou pela primeira na história do Campeonato Mineiro Feminino e chegou à fase semifinal, deixando uma participação positiva, já que está trabalhando na formação da equipe na categoria.

MINEIRO DE FUTSAL: GOLEADA DO PRAIA
Fazendo sua penúltima partida na primeira fase do Campeonato Mineiro de Futsal (adulto masculino) o Praia Clube marcou uma sonora goleada sobre a equipe de Pará de Minas, por 10 a 2, sábado pela manhã, na Arena Praia, com gols marcados por Augusto (4), Vini Scola (2), Claudinho, Rafa, Kaio e Thiaguinho. 

Foi a sexta vitória do time praiano na competição, com aproveitamento de 100%. Para fechar a etapa falta apenas a partida contra a Associação Amigos do Bem de Gouveia, no próximo sábado (12), às 12 horas, novamente na Arena Praia. Depois, na segunda fase (quartas de final), os jogos serão 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, em jogo único, no ginásio do time melhor colocado, este com vantagem do empate no tempo normal. Daí saem os quatro semifinalistas e na sequência os dois finalistas.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90