Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 04/10/2022 às 08h00min

Verdinho garante vaga no estadual

ALBERTO GOMIDE
A Federação Mineira de Futebol encerrou no sábado (1º) a primeira fase do Campeonato Mineiro Sub-20, que teve participação de 21 clubes jogando entre si em turno único para classificar os 8 melhores colocados. Na segunda fase, quartas de final, serão confrontos no sistema mata-mata (ida e volta). Ao final dos dois jogos, o saldo de gols define a vaga. Se persistir empate serão cobradas penalidades. O mesmo critério será aplicado também nas semifinais. 

Os clubes participantes foram os seguintes, com suas respectivas cidades: América Futebol Clube (Belo Horizonte), América Futebol Clube (Teofilo Otoni), Araguari Atlético Clube (Araguari), Associação Desportiva Internacional de Minas (Itaúna), Atlético Clube Três Corações (Três Corações), Betim Futebol (Betim), Bétis Futebol Clube (Ouro Branco), Boston City Futebol Clube Brasil Eireli (Manhuaçu), Clube Atlético Mineiro (Belo Horizonte), Clube Atlético Serranense (Nova Serrana), Coimbra Esporte Clube Ltda (Contagem), Cruzeiro Esporte Clube (Belo Horizonte), Ipatinga Futebol Clube (Ipatinga), Minas Boca Futebol Ltda (Belo Horizonte), Nacional Atlético Clube (Muriaé), Pouso Alegre Futebol Clube (Pouso Alegre), Santarritense Futebol Clube (Santa Rita do Sapucaí), Associação Atlética Caldense (Poços de Caldas), Athletic Club (São João del Rei), Esporte Clube Futgol (Contagem), Uberlândia Esporte Clube (Uberlândia). 

O UEC encerrou a etapa inicial garantindo a última (8ª) vaga para as quartas de final. No sábado foi a São João del Rei e perdeu para o Athletic Club por 1 a 0, mas já estava classificado e segue nas disputas. Como 8º colocado vai enfrentar o 1º na série mata-mata, o Cruzeiro. 

A classificação final ficou assim: Cruzeiro com 49 pontos, Atlético com 48, Coimbra com 46, América com 41, Betim com 40, Inter de Minas com 35, Boston City com 34, Uberlândia com 31 (os classificados), Athletic com 30, Atlético-TC com 28, Futgol com 26, América-TO e Minas Boca com 25, Pouso Alegre e Santarritense com 23, Nacional de Muriaé e Ipatinga com 22, Araguari com 17, Serranense com 15, Betis com 14 e a Caldense eliminada por ter desistido da competição. 

Confira todos os resultados do UEC na competição: UEC 1x0 Santarritense, Nacional de Muriaé 3x1 UEC, UEC 2x1 Minas Bôca, Futgol 0x1 UEC, UEC 3x2 Pouso Alegre, Araguari 0x0 UEC, UEC 1x1 Atlético Mineiro, Cruzeiro 6x0 UEC, Atlético de Três Corações 1x0 UEC, Betis 2x1 UEC, UEC 4x1 Ipatinga, UEC 1x0 Boston City, Caldense 0x3 (WO) UEC, UEC 1x1 América Mineiro, UEC 2x0 Serranense, América-TO 2x2 UEC, UEC 2x0 Betim, Inter de Minas 3x1 UEC, UEC 2x3 Coimbra, Athletic Club 1x0 UEC. 

QUARTAS DE FINAL
NA TERCEIRA DIVISÃO 


A FMF realizou nas duas últimas semanas a segunda fase – oitavas de final – do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão. Os quatro melhores classificados da primeira fase – Itabirito com 18 pontos, Araxá com 17, North Esporte e Valério com 16 – descansaram na etapa inicial do mata-mata, enquanto os oito demais times se enfrentaram a fim de conquistar suas vagas para as quartas de final. Nas oitavas de final a situação ficou da seguinte maneira: Mamoré (Patos de Minas) 0x0 e 1x1 Coimbra (Belo Horizonte), Nacional (Uberaba) 0x2 e 0x0 Villa Real (Juiz de Fora), Atlético (Três Corações) 0x1 e 0x4 América (Teófilo Otoni) e Santarritense (Santa Rita do Sapuicaí) 2x1 e 0x4 Novo Esporte (Ipatinga). Para as quartas de final – terceira fase – ficaram: Itabirito (Itabira), Araxá (Araxá), North Esporte (Montes Claros) e Valeriodoce (Itabira), e os vencedores das séries: Coimbra, Villa Real, América-TO e Novo Esporte. 

AMÉRICA VENCE O 
UEC NO FEMININO 


O Campeonato Mineiro de Futebol Feminino é uma competição de futebol realizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que conta com a participação de times de futebol feminino de Minas Gerais. Em 1983 foi realizada uma primeira edição experimental que qualificava o campeão para a antiga Taça Brasil. O campeonato é realizado regularmente desde 2005, onde o campeão e o vice-campeão se classificam para a disputa da Copa do Brasil de Futebol Feminino organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Pela primeira vez na sua história, o Uberlândia Esporte Clube participa da competição. São 6 clubes jogando entre si em turno único para classificar os semifinalistas. O UEC já fez três partidas: ganhou do Araguari por 3x1, perdeu para o Atlético por 1x0 e no último sábado foi derrotado pelo América por 2x1. Ainda nesta rodada, o Atlético venceu o Nacional de Visconde do Rio Branco por 3x0, enquanto o jogo entre Cruzeiro e Araguari será realizado nesta quarta-feira (5). A quarta e penúltima rodada da etapa será neste sábado, quando jogam Nacional x América, Atlético x Araguari e Cruzeiro x Uberlândia. A última rodada da etapa será no dia 15, quando o UEC recebe o Nacional em casa e briga por vitória, que provavelmente o colocará nas semifinais. 

PRAIA INVESTE 
FORTE NO ESPORTE 


A diretoria do Praia Clube, sob a presidência do empresário Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, o Guto Braga, cumprindo o seu segundo mandato, já há algum tempo vem investindo forte no esporte profissional, sem no entanto esquecer ou deixar de lado o esporte amador do clube, com escolinhas e torneios para o associado nas mais diversas modalidades, inclusive criando quadras e espaços outros próprios para novas atividades ligadas à prática esportiva. 

Após o vôlei feminino, inserido há alguns anos, chegaram o futsal, o vôlei masculino, o basquete, o handebol está a caminho, e mais recentemente o vôlei de praia. No começo do ano foram contratadas as duplas Duda/Ana Patricia e Tainá/Victoria. Por último chegou a dupla no masculino, formada por Bruno Schmidt/Saymoa, com o treinador Celso Janroeno. Na bagagem, ouro olímpico Rio-2016, e a meta de colocar Uberlândia no ciclo Paris-2024. 

Bruno Schmidt, 35 anos, é autor de várias conquistas: campeão sul-americano em 2014, campeão mundial e do circuito mundial em 2015, campeão olímpico e do world tour finals em 2015 e 2016, campeão do circuito brasileiro em 2012, 2013, 2015 e 2016, campeão mundial militar em 2019, medalha de bronze no circuito sul-americano 2022, e campeão da etapa de Vila Velha elite 8 – circuito brasileiro 2022. Bruno Schmidt começou no Praia Clube nova caminhada visando Paris-2024. 

Saymon, 28 anos, fez dupla com Schmidt e entre as conquistas foi campeão mundial militar e sul-americano em 2017, campeão do circuito brasileiro em 2016 e 2017, bronze no circuito sul-americano em 2022, e campeão da etapa de Vila Velha elite 8 – circuito brasileiro deste ano. Saymon foi eleito um dos melhores bloqueadores da atualidade no mundo, top 10 no ranking de melhor bloqueador do Brasil. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90